Infelizmente inédito no Brasil, este bom
trabalho de Dan Ireland (mais conhecido por “A Whole Wide World”, uma
semibiografia do escritor Robert E. Howard, também inédita por aqui),
destaca-se por ser uma interessante adaptação de um conto de E.L. Doctorow (o
mesmo escritor de “Na Época do Ragtime”), e por ser, real e de fato, o filme
que revelou Jessica Chastain. Ainda que o estrelato, todos concordem, ela
obteve a partir de “A Árvore da Vida”.
“Jolene” é quase uma crônica da vida classe
média da América, pelos olhos de uma jovem que experimenta fases bastante
distintas da vida. No início ela casa-se com um jovem ingênuo, que representa uma
vida convencional, mas o trai com o próprio tio e acaba expulsa de casa.
Partindo pela estrada afora, Jolene se envolve em inúmeras encrencas e com
inúmeros namorados: Vai parar até mesmo em um presídio feminino, onde cai nas
graças de uma das guardas da prisão, para depois tentar reconstruir a vida
trabalhando como stripper; casando com um gangster (Chazz Palminteri, uma das
muitas participações especialíssimas do filme); conhecendo um rapaz que
aparentemente é o homem de sua vida –e do qual tem um filho –mas, que
revela-se, com o tempo, um marido violento.
A impressão que temos é que, cada vez que se
recupera de mais uma rasteira da vida, Jolene se depara com novas atribulações
e tristezas.
O tipo de personagem, portanto, que nas mãos de
um atriz capaz rende um trabalho todo ele memorável e singular (como aconteceu
aqui, com a maravilhosa Jessica, e como aconteceu também em “Noites de Cabíria”
com Giulietta Masina, ou em “Piaf-Um Hino Ao Amor” com Marion Cotillard, ou em
“Duas Mulheres” com Sophia Loren, só para citar alguns exemplos), mas em mãos
erradas e de talento insuficiente, podem afundar um filme (e essa é uma lista
que tenho preguiça de elaborar).
Um dos méritos de “Jolene” é ter sido, por
algum tempo, o único filme agraciado com cenas de nudez de Jessica Chastain,
isso pelo menos até ser lançando o ótimo “Os Infratores” –e sem contar com
“Wilde Salomé”, o primeiro filme do qual ela participou, que traz uma cena de
topless, mas que nunca foi lançado, apenas exibido em festivais.
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