Brilhante, como é habitual no cinema argentino,
este trabalho formidável do diretor Sebastian Borensztein se beneficia, antes
de qualquer coisa, de uma interpretação primordial de Ricardo Darin que emprega
seu talento na construção zelosa e criteriosa de um personagem tão difícil e
desafiador quando o de Jack Nicholson em “Melhor É Impossível”.
Roberto é ranzinza, reclamão e intratável. E tem
plena consciência de ser assim.
Dono de uma loja de ferragens, ele é capaz de
contar um a um os parafusos feitos numa encomenda para conferir se correspondem
ao número discriminado na embalagem.
Um de seus hábitos mais obsessivos –um dos
muitos que ele cultiva desde que regressou brutalizado e abalado pela Guerra
das Malvinas –é o de colecionar notícias absurdas recortadas de jornais
aleatórios ao redor do mundo (incluindo a da vaca que cai do céu sobre um casal
de noivos num lago; cena que abre o filme).
Esse pragmatismo irascível também o relega a
solidão; Roberto sabe ser incapaz de suportar uma companheira por muito tempo
tanto quanto sabe ser incapaz de fazer com que ela o suporte.
Como manda as ironias inevitáveis de qualquer
premissa, é justamente um tipo como esse quem irá encontrar, certo dia, um
chinês completamente perdido (Huang Sheng Huang, o protagonista, por sinal, do
episódio com a vaca), com quem Roberto é incapaz de se comunicar, já que um não
fala o idioma do outro.
Ainda assim, ele o acolhe para tentar ajudá-lo
a encontrar o único parente que parece ter-lhe restado, iniciando um processo
que pode tirá-lo do isolamento existencial no qual todas as suas neuroses o
colocaram.
Uma primorosa e divertida reflexão moral sobre
as coincidências que nos conectam uns aos outros, “Um Conto Chinês” serve não
só como palco para o maior ator argentino em atividade criar seu personagem com
zelo e minúcia, prendendo o expectador à sua história que trafega com
desenvoltura do drama à comédia, mas também para demonstrar a perspicácia com a
qual o roteiro se constrói nunca deixando de enfatizar o fator humano
fundamental a esta história de relações que se erguem e se descobrem em meio às
entrecruzadas linhas de causa e efeito que compõem o destino.
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