Dois discos que retêm os curtas-metragens
realizados pela Pixar desde meados dos anos 80 até os dias de hoje, já
consolidados como um dos grandes estúdios de animação do cinema. Entre eles
“The Adventures of André & Wally B”:
Uma trama simples (ou nem isso) que já indica ser esta uma das primeiras
tentativas dos animadores da Pixar no campo da narrativa. André, um palhaço, às
voltas com uma abelha no campo.
Um curta brevíssimo com segundos de duração.
"Luxo Jr.": Este é, de fato, o primeiro
curta-metragem da Pixar, a agregar todas as características necessárias à uma
história de animação (e que levou um Oscar em sua categoria). Até hoje continua
primordial: Uma pequena lamparina se encanta por uma bola de borracha sob a
atenta supervisão do que parece ser sua mãe (uma outra lamparina, só que
maior...). O personagem de Luxo Jr. é emblemático: Ele aparece nas vinhetas de
todos os longa-metragens da Pixar.
“Red’s Dream”: Triste, até um pouco sombrio,
conta a desiludida história de um monociclo consciente que sonha com uma
improvável consagração. Um estudo temático precoce de elementos que surgiriam
depois nos longas do estúdio como a sua palatável inclinação ao drama e a
tradição de conceder vida aos objetos normalmente inanimados.
“Tin Toy”: O embrião de “Toy Story”, acompanha um
pequenino homem-banda de brinquedo tentando fugir de um gigantesco bebê que
trata os demais brinquedos com brutalidade. Todavia, para seu infortúnio (e
considerável fracasso na tentativa de fuga), cada movimento que ele faz emite
som! Interessante notar uma co-relação criativa entre o pequeno protagonista
deste curta e o de “Banda de Um Homem Só”, mostrado mais a frente.
“Knick Knack”: Profundamente inspirado pelas
animações de Chuck Jones, este curta mostra as tentativas sempre frustradas de
um inventivo bonequinho para tentar escapar do aquário no qual serve de
enfeite, personagem que, em diversos aspectos, faz lembrar o desastrado coyote
que persegue o papa-léguas.
“O Jogo de Geri”: O reflexivo e emocionante
relato da solidão de um idoso que, em um parque qualquer, trava uma disputa de
xadrez consigo mesmo, chegando até a trapacear (!). P/S: O mesmo personagem faz
uma participação especialíssima em “Toy Story 2” como um consertador de
brinquedos.
Foi exibido nos cinemas nas cópias de “Vida de
Inseto”.
"For The Birds": Um dos curtas mais cativantes
da Pixar, nele, um pássaro grande e desengonçado, porém amoroso, sofre rejeição
por um grupo de passarinhos que ocupam um fio de poste. Mas, o castigo deles
será imediato!
Vinha incluído nos extras do DVD de “Monstros
S.A.”.
"La Luna": Emocionante e com forte influência do
clássico infantil “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, este curta
belíssimo acompanha um garotinho, ao lado do avô e do pai, iniciando as funções
tradicionais da família quando remam até um ponto do mar em que são capazes de
subir de escada até a lua (que surge como um satélite diminuto parecido com o
asteróide B612), onde têm a tarefa de arrumar as estrelas.
Antecipava o longa-metragem “Valente” em suas
cópias de cinema.
"Bouding": Neste belo e descontraído conto que os
realizadores da Pixar concebem num formato musical, um carneirinho tem sua
felicidade tolhida quando, no período do verão, tem sua lã cortada. Mas, uma
lebre sábia lhe ensinará as vantagens de não carregar tanto peso.
“Quase Abduzido”: As confusões de um
alienígena inexperiente no que parece ser seu primeiro teste de abdução,
enquanto tenta fazer um humano indiferente e adormecido ser transportado para
fora de sua casa pelo “raio trator” de sua nave.
Uma pequena obra bastante indicativa do carinho
que a Pixar nutre por seus personagens, embora passe longe de ser um de seus
mais memoráveis trabalhos.
"Presto": Um coelhinho branco está ansioso por
seu lanche, mas ele é imprescindível para o número principal de seu dono, um
mágico de palco. E isso não pode esperar. Esse conflito de interesses irá criar
muitas confusões.
Sensacional.
Exibido nas cópias de cinema de “Wall-E”.
"Dia & Noite": Entidades
antagônicas, o Dia e a Noite se estranham por suas diferenças. Mas, aos poucos,
irão perceber que são exatamente essas diferenças que podem fazê-los
fascinantes um para o outro.
Lançado nos cinema acompanhando as cópias de
“Toy Story 3”, é um curta brilhante por meio do qual a Pixar deu expressivos
passos num terreno que, ao longo dos anos, eles passaram a dominar com
maestria: A concretização imaginativa e espirituosa de premissas que não raro
parecem difíceis de serem descritas e que, em tese, poderiam soar infilmáveis.
Caso da obra-prima “Divertida Mente”.
"Banda de Um Homem Só": Dois arrojados
músicos de rua (ambos vêem equipados com um vasto e inacreditável aparato
musical!), no quê parece ser uma rua de algum país da Europa do século XIX,
disputam arduamente a atenção de uma garotinha, bem como a benção de sua
preciosa moedinha.
Divertido curta veiculado nas cópias de cinema
de “Carros”.
"Mate e A Luz Fantasma": Dentre os curtas
que compartilham os mesmos personagens de seus longas, este trouxe o simpático
caminhão-guincho Tom Mate, coadjuvante em “Carros”, mas que ganhou tal
expressão neste e em outros curtas da Pixar que no segundo longa quase chega a
ser o protagonista. Aqui, a trama corriqueira gira em torno de uma lendária
assombração da cidadezinha de Radiator Springs, e que serve para que os outros
personagens se divirtam botando medo em Mate.
"O Ataque do Zezé": Zezé (ou Zack, na
versão original) fica algum tempo com sua inocente babá –como visto no
longa-metragem, “Os Incríveis” –mas, o quê, de fato, ocorre nesse ínterim é
esclarecido neste curta, onde ele revela melhor seus poderes –que são muito
mais diversificados do que os poderes de seus familiares!
"O Carro Novo de Mike": Os protagonistas
de "Monstros SA", Mike –o de um olho só –e Sully –o bichão peludo
–são mostrados num dia descontraído, quando Mike ostenta, com orgulho, o novo
veículo que comprou, cheio de acessórios. Essa atitude banal é pretexto para uma série de cômicas confusões.
Gracioso... e apenas isso.
“Seu Amigo, O Rato”: Um divertido falso
documentário onde o rato-cozinheiro Remy e seu irmão, o glutão Emile (os personagens
de “Ratatouille”) esboçam as relações entre ratos e homens ao longo da História
através de diversas seqüências animadas pelas mais variadas técnicas.
“Burn-E”: Paralelo aos acontecimentos do
longa-metragem “Wall-E”, ocorrem as desventuras atrapalhadas de Burn-E, um
pequeno robozinho-soldador que atua como operário na grande nave da Axion (que
serve de cenário para boa parte do longa-metragem), e que –para a sua própria
frustração –parece incapaz de consertar uma mísera lâmpada quebrada.
“Parcialmente Nublado”: Uma pequena cegonha,
assim como todas as outras, prossegue com sua missão de entregar os bebês
criados pelas nuvens. Mas a nuvem para a qual trabalha insiste nos bebês mais
inóspitos: filhotes de porco-espinho, bode, crocodilo e por aí vai!
“A Missão Especial de Dug”: Curta que mostra fatos
anteriores ao encontro de Dug (o divertido cão que fala) com os personagens de
Carl Frederiksen e Russell, de “Up-Altas Aventuras”.
Antes disso, ele recebe uma missão de Alfa e
seus outros companheiros caninos –na realidade, um pretexto para eles se
livrarem do sempre atrapalhado Dug.
“Air Mater”: O guincho caipirão de “Carros”
agora se envolve com aviões especializados em acrobacias aéreas no que talvez
tenha sido uma espécie de laboratório para os dois longa-metragens “Aviões”,
derivados de “Carros”, e que são possivelmente as obras mais fracas oriundas da
Pixar.
“Mate, O Viajante do Tempo”: Uma engraçada volta no
passado de Relâmpago McQueen e Mate, quando eles descobrem um dispositivo que é
uma máquina do tempo.
Muito curiosa e engraçada é a opção visual de
acomodar cada época na qual os personagens vão em um diferente formato visual:
Preto & branco, sépia, cinemascope saturado e assim por diante, conforme o
período em que eles estão.
"George e A.J.": Este hilariante desdobramento
de “Up-Altas Aventuras” mostra o que sucedeu-se aos dois perplexos enfermeiros
que foram buscar Carl Frederiksen para levá-lo ao asilo, pouco antes da casa
levantar vôo, puxada por balões.
Ao contrário dos outros curtas, este não é em
computação gráfica, adotando um estilo diferente da animação.
"Férias No Hawaí": Por um engano de
Ken, ele e Barbie, ao invés de irem passar as férias no tão sonhado Hawaí,
acabam ficando presos dentro do quarto de Bonnie junto com Woody, Buzz
Lightyear e toda a turma de “Toy Story”. Mas, eles não estão dispostos a deixar
que as férias de seus amigos sejam desperdiçadas.
"Pequeno Grande Erro": Mais um curta com
a turma de "Toy Story" –certamente, os personagens da Pixar mais
conhecidos e festejados pelo público –neste, Buzz é substituído por uma
irrequieta, voluntariosa e miniaturizada versão cabeçuda de si mesmo (!)
durante o passeio de Bonnie à uma lanchonete do MacDonalds.
Todos esses curtas
evidenciam a qualidade e a genialidade ímpares da Pixar.
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