sexta-feira, 6 de abril de 2018

A Morte do Demônio

Mesmo que contando com a produção do próprio Sam Raimi, não deixa de ser um risco a ideia de refilmar um trabalho tão incomum e singular –e de uma relevância própria conquistada pela época e pelas condições em que surgiu no cinema –quanto “Evil Dead”.
Todavia, o diretor Fede Alvarez –apadrinhado por Sam Raimi depois que ele ficou fascinado por seu curta-metragem “Ataque de Pânico” –até que realizou, dentro do possível, uma obra digna e obediente às características estilosas que definem o “Evil Dead” original e, a partir delas, munida de elementos bem administrados na intenção de meramente fazer um bom filme.
Ele ainda aproveitou as brechas no argumento para inserir observações espirituosas que dizem muito sobre os paradigmas do gênero: Reunidos para uma tentativa de desintoxicação do vício de drogas de uma deles, cinco jovens refugiam-se numa cabana completamente isolada no meio do mato –sendo que nem no original nem em sua seqüência (de cuja trama o roteiro deste remake também aproveita algumas soluções) não havia qualquer justificativa para tanto.
Por acaso, eles encontram um livro misterioso e acabam liberando uma série de demônios que inicialmente possuem a jovem viciada Ash (a bonitinha e expressiva Jane Levy, assumindo uma versão feminina do personagem tornado icônico por Bruce Campbell).
Como todo o personagem inserido numa trama de terror, os seus amigos insistem em não acreditar no pior e por conta disso, interpretam os rompantes ocasionados pela possessão como uma crise de abstinência (!). Todavia, os espíritos malignos não param por aí e fazem da permanência de todos eles lá, o maior dos pesadelos.
Com ares de homenagem ao filme cult que revelou Sam Raimi, este remake, ao contrário do filme no qual se inspira (uma produção notadamente de baixo orçamento) goza de um caprichado aparato de recursos técnicos o quê transforma suas cenas num festival de horror gore, entretanto, embora divertido e bem realizado, seu impacto não chega perto da originalidade do “Evil Dead” de 1981.

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