Então na crista da onda graças aos Oscar
conquistados por “Rain Man”, o diretor Barry Levinson se achava numa situação
em que podia viabilizar projetos seus antes tidos como improváveis, e ele
tratou de aproveitar isso para realizar primeiro o dramático e ambicioso
“Avalon”, e depois esta biografia do gangster Benjamin ‘Bugsy’ Siegel
(interpretado com brilho por Warren Beatty), um mafioso com espírito sonhador e
empreendedor –ainda que com uma lúgubre e normalmente oculta faceta violenta
–que foi o responsável pela iniciativa que gerou os cassinos da cidade de Las
Vegas.
Entretanto, tudo começa mesmo em meados dos
anos 1940, quando o gangster Benjamin Siegel é despachado de Nova York para a
ensolarada Los Angeles com a instrução de expandir os negócios da Máfia da
Costa Oeste. Uma vez na Califórnia, Siegel se associa à Mickey Cohen
(personagem interpretado primorosamente por Harvey Keitel e que foi vivido por
Sean Penn em “Caça Aos Gangsteres”) e se apaixona pela atriz Virginia Hill (Annette
Bening, deslumbrante).
Tentadora e promíscua, porém, perspicaz e
inteligente, Virginia incentiva em Siegel o desejo de ser reconhecido não pelo
temor que os gangsteres inspiravam, mas pelo fascínio dos astros de cinema com
quem convivia e confraternizava –Siegel chegou a ser amigo de Cary Grant e Gary
Cooper! –o que leva ele (adepto do glamour e da vaidade) a ter assim uma visão:
Com a construção da Represa Hoover, promovida pelo então presidente Roosevelt,
uma considerável parte do deserto de Nevada receberia água e eletricidade em
abundância. Siegel vislumbrou os benefícios que traria a construção de um misto
de hotel e cassino naquela região, e as fortunas que transeuntes haveriam de
depositar ali. Com um investimento de um milhão de dólares obtido de seus
sócios mafiosos –e auxiliado por seu grande amigo e mentor Meyer Lanski (Ben
Kingsley) –Siegel inaugura o Hotel Flamingo plantando as sementes do que viria
a ser Las Vegas.
Na ironia extrema que
vislumbra em seu próprio protagonista –um empreendedor oriundo das
questionáveis fileiras do crime –e na execução tecnicamente brilhante atenta ao
fascínio humano pela ilusão da beleza, o filme de Levinson é certeiro e hábil
no arremate que executa de facetas aparentemente tão distintas, mas
relacionadas, nesta obra e em seu improvável personagem principal, com um
reflexo e uma simetria tão geniais quanto inesperados.
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