sexta-feira, 7 de maio de 2021

Gemini


 O que dizer de “Gemini”? Por quais caminhos intrincados almeja o diretor Shinya Tsukamoto narrar esta história de amor?

Provavelmente, indagações de natureza criativa não acometem o insano realizador de “Tetsuo” quando ele molda obras como esta, das tantas desafiadoras e desconcertantes que ele perpetrou ao longo de sua filmografia. Temos, pois, um casal constituído pelos atores Masahiro Motoki e Ryô, ou melhor dizendo, pelos personagens que eles interpretam (ou talvez, nem isso...) e desse relacionamento homem/mulher Tsukamoto extrai o eixo em torno do qual a trama de seu filme haverá de girar –embora tais movimentos sejam tão intrínsecos, improváveis e humanamente ambíguos que sua reflexão final permite toda sorte de interpretações.

Os minutos iniciais de “Gemini” disfarçam habilmente do público tratar-se de uma obra legítima de Tsukamoto: Há, ali, uma preocupação formal com enquadramentos de câmera, uma postura elegante que remete a uma narrativa mais clássica, mais tradicional. E talvez não pudesse ser mesmo diferente na história do jovem e benevolente médico Yukio Daitokuji (Masahiro Motoki, astro do magnífico “A Partida”), adorado por seus pacientes, admirado por seus familiares (o pai e a mãe, no caso), e bajulado por seus empregados. Yukio só tem olhos, porém, para Rin (a atriz, modelo e cantora Ryô), jovem desmemoriada encontrada por ele mesmo à beira de um riacho após aparentemente ter escapado de um incêndio onde teve toda a família morta.

Yukio está fascinado por Rin, e embora ela ocupe um lugar intermediário na casa entre o de uma empregada e de uma parente adotiva, aos poucos, o rapaz convence seus pais a deixarem-no desposá-la, a despeito da sensação um tanto nefasta que ronda a casa desde que ela por lá apareceu.

Após o falecimento do pai, seguido, pouco depois, pelo da mãe –ambos em circunstâncias um bocado nebulosas e suspeitas –coisas realmente estranhas ocorrem ao casal; e então, “Gemini” passa a se converter num filme de Shinya Tsukamoto de fato!

Na noite em que tem um desentendimento com Rin –ele revela a ela seu desprezo pelos moradores da favela local, o que suscita nela, inesperado assombro –Yukio é atacado por uma duplicata, um sósia, um döppelganger (!) que o atira no fundo do poço localizado em seu terreno. Lá, Yukio agoniza, enquanto seu sósia assume seu lugar na casa e ao lado de Rin.

Entretanto, engana-se quem achar que “Gemini” segue as linhas convencionais de um mero suspense daqui para frente –na verdade, o filme revela novas informações acerca de quem realmente são o gêmeo malvado de Yukio (que cruelmente visita e revisita o pobre desolado Yukio a padecer no fundo daquele poço só para torturá-lo e provocá-lo) e a aparentemente inocente Rin, preservando a importância da pergunta: “Gemini” é, no fim das contas (e por trás de toda a neurose assim caracterizada, de todo o sadismo injustificado, de todas as brutalizadas dinâmicas que apresenta, onde ninguém confia em ninguém), uma história de amor?

Em um nível alegórico, sim, se tomarmos os dois personagens distintos, complementares e diametralmente opostos de Masahiro Motoki (inclusive nas metamorfoses que experimentam) como as representações masculinas de um relacionamento –sendo os esforços da personagem Rin para adaptar-se a eles e às suas presunçosas tentativas de confundí-la, uma representação do papel feminino num romance (sobretudo, o papel feminino numa cultura de abnegação imposta como a japonesa).

Dificílimo de ser esmiuçado com mais detalhes sem o risco de revelar pontos importantes e cruciais da trama surpreendente (perdoe-me, leitor, pois alguns corro o risco de já ter revelado!), “Gemini” evoca, de certa maneira, e com bastante orgulho, muito de “Gêmeos-Mórbida Semelhança”, o avassalador e melancólico estudo da duplicidade e do desejo realizado por David Cronenberg. Como nele há, neste filme (na verdade, em toda a filmografia de Tsukamoto!) um fascínio pela deformação –a física e a espiritual –acarretada pelas experiências mundanas, e uma complexa relação entre uma mulher e dois homens que, no final das contas, terminam confundindo suas identidades a ponto de se fundirem num só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário