segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Fogo No Céu

Até onde se sabe, a primeira e única ficção científica do cinema alardeadamente baseada em fatos reais.
Infelizmente, o conceito e a sugestão de “Fogo No Céu” são muito mais atraentes do que o filme que disso originou-se. Trata-se de um drama que parte de um evento misterioso e nebuloso ocorrido à um grupo de amigos que, durante uma saída noturna, viram o que presumiram seu um disco voador. Para tornar ainda mais estarrecedora sua experiência, um deles, Travis (D.B. Sweeney, cuja cara de peixe morto até que é adequada ao personagem), meio que sob efeito de algum transe, sai do carro e se aproxima do estranho objeto, só para ser levado sem maiores indícios.
O quê aconteceu com ele? Essa é a dúvida da qual o filme parece se valer para manter seu suspense –e em inúmeros momentos, o emprego dessa premissa soa francamente vulgar.
Dias depois, Travis reaparece, a memória fragmentada pelo incidente e o trauma –que parece bloquear até mesmo sua capacidade de verbalizar qualquer coisa a respeito –é severo.
Em meio às observações mais usuais e mais banais desse tipo de acontecimento, o filme entrega sua cena mais famosa (e, para alguns, mais discutível): Um flashback, algo gratuito, onde Travis se vê numa nave alienígena, à disposição forçada do sadismo cirúrgico dos extraterrestres que impiedosamente submetem seu corpo à operações e experimentos. Não há muito embasamento na cena, entretanto, lhe sobra sensacionalismo na afirmação velada que ela faz do quê de fato ocorreu com Travis –na vida real, ele, Travis Walton, é até hoje um dos maiores palestristas do mundo da ufologia, e seu relato verdadeiro difere –em diversos tópicos, para efeitos narrativos –daquilo que é mostrado no filme.

Talvez, o que a obra do diretor Robert Lieberman faça seja, no fim das contas, algo inédito no cinema –mas, não com a variedade de méritos que seus realizadores imaginam: Apropria-se de um fato real nebuloso e vasto em lacunas a serem preenchidas, para torná-lo uma mistura algo desajeitada de ficção científica sensacionalista (nos moldes daqueles documentários apelativos do canal History!) e filme de terror.

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