sábado, 7 de julho de 2018

Os Vencedores do Oscar 1974


O prêmio de Melhor Filme foi para o ótimo “Golpe de Mestre” (entre seus concorrentes, o fenômeno “O Exorcista”!). Jack Lemmon levou o de Melhor Ator e a hoje não tão lembrada Glenda Jackson conquistou seu segundo Oscar de Melhor Atriz (!).
Os coadjuvantes foram: O não muito famoso John Houseman e a menininha Tatum O’ Neal que fez história ao conquistar o prêmio com apenas 10 anos de idade.
Mas, quero aproveitar para esclarecer uma enorme confusão feita pelo próprio Oscar naquela época: Na retrospectiva da semana passada, sobre a cerimônia de 1975, é mencionada a indicação ao prêmio de coadjuvante para Valentina Cortese, por “A Noite Americana”, e de fato o filme de Truffaut teve tal indicação –e em 1975, ele concorreu também a Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original –contudo, o prêmio de Filme Estrangeiro na cerimônia de 1975 foi para “Amarcord”, de Fellini, enquanto que “A Noite Americana” ganhou o prêmio de Filme Estrangeiro um ano antes, 1974 (como pode ser conferido abaixo)!
Mas, como? “A Noite Americana” foi lançado nos cinemas americanos com um ano de atraso, os votantes da Academia que elegem os filmes estrangeiros não são os mesmos das demais categorias, assim, os membros votantes de 1975 só descobriram que o filme era bom o suficiente para concorrer em outras categorias um ano depois que ele já havia sido premiado –o que não o impediu de ganhar novas indicações.
O mesmo, diga-se, ocorreu com o próprio “Amarcord”: A obra-prima de Fellini arrebatou, em 1975, o prêmio de Filme Estrangeiro, mas em 1976, lá estava Fellini concorrendo pelo mesmo filme como Melhor Diretor (conquistado por Milos Forman, de “Um Estranho No Ninho”) e Melhor Roteiro Original (conquistado por “Um Dia de Cão”).
Coisas do Oscar.

MELHOR FILME
"Golpe de Mestre"

MELHOR DIREÇÃO
"Golpe de Mestre", George Roy Hill

MELHOR ATRIZ
Glenda Jackson, "Um Toque de Classe"

MELHOR ATOR
Jack Lemmon, "Sonhos do Passado"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Tatum O’ Neal, "Lua de Papel"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
John Houseman, "O Homem Que Eu Escolhi"

MELHOR FOTOGRAFIA
"Gritos e Sussurros"

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"A Noite Americana" (França)

MELHOR FIGURINO
"Golpe de Mestre"

MELHOR SOM
"O Exorcista"

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
"Golpe de Mestre"

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

MELHOR TRLHA SONORA ADAPTADA
"Golpe de Mestre"

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"The Way We Were", de "Nosso Amor de Ontem"

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Golpe de Mestre"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"O Exorcista"

MELHOR MONTAGEM
"Golpe de Mestre"

Nenhum comentário:

Postar um comentário