sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Conquista Sangrenta

Em algum momento bem obscuro da Idade Média, a trupe de desajustados liderada por Martin (Rutger Hauer, adequado às características provocativas do personagem) encontra e captura uma jovem virgem (a talentosa Jennifer Jason Leight, numa corajosa atuação), prometida a um jovem, filho do mesmo homem que, dias antes, traiu a confiança desse mesmo grupo ao negar-lhes a recompensa por uma batalha da qual participaram.
Martin estupra a jovem (por assim dizer... já que ela não demonstra tanta indignação com o ato!), e a leva com eles, para sitiar um castelo atrás do outro.
Atrás deles, está o jovem enamorado e seus cavaleiros, temorosos da peste negra que ronda e ameaça a todos.
Este retrato cru, incontornavelmente sarcástico e peculiar da Idade Média foi a primeira experiência do diretor holandês Paul Verhoeven com o cinema americano. Ele trouxe, dos filmes incomuns e memoráveis que realizou em seu país natal, seu ator predileto, Rutger Hauer, e junto com ele, seu atrevimento europeu e seu senso apurado e indiscreto de observação do comportamento humano, onde ganhavam ênfase a violência e o sexo.
O resultado, como costumava ser entre os filmes de Verhoeven, foi sensacional.
Com o tempo, o "holandês maluco", como era chamado, se adequou um pouco mais à indústria que abraçou -ainda que sempre preservasse algo de seu estilo audacioso -ele fez "Robocop", "O Vingador do Futuro" e obteve grande repercussão com "Instinto Selvagem", onde escancarou suas obsessões sexuais.
Durante a década de 1990, ele realizou bons e interessantes filmes como "Tropas Estelares", mas também cometeu o controverso "Showgirls" que de tão ruim, hoje tem até mesmo um status cult!
Nos últimos anos, ele voltou à Holanda, onde realizou alguns trabalhos menores, mas nunca menos que notáveis: Gosto particularmente do ótimo "A Espiã".
Mas é "Conquista Sangrenta" que representa seu último sopro genuinamente autoral do início de sua carreira. E como continuam excitantes (além de belamente filmadas) as cenas de sexo entre Hauer e a enganosamente angelical Jennifer Jason Leight!

Nenhum comentário:

Postar um comentário