Grande trabalho dos Pang Brothers, dando
continuidade ao seu "The Eye-A Herança" (refilmado em "O Olho do
Mal", com Jessica Alba), que praticamente não continua coisa alguma: Este
"The Eye" é uma história de terror toda independente, com conceitos
que independem da proposta do filme anterior; poderia ser uma outra produção
com outro título, que não faria muita diferença.
Em comum, os dois filmes têm o fato de que os
Pang Brothers continuam mestre em criar uma narrativa e uma atmosfera que
consolida uma estrutura majestosa de filme de terror, onde o cotidiano ganha
elementos inesperados e sufocantes, e mesmo as reviravoltas mais simples da
narrativa conseguem espantar o expectador. O título nacional,
"Visões" provavelmente se deve ao fato de a distribuidora ignorar por
completo o fato de ser uma série, ou uma tentativa proposital de não
relacioná-lo com o filme anterior.
Não importa muito.
Cheguei à este filme enquanto procurava por
mais trabalhos da atriz protagonista, a assombrosamente linda e
consideravelmente competente Shu Qi.
Embora tenha começado a carreira com filmes
eróticos softcore ela tornou-se, com méritos, uma estrela na China, estrelando
inúmeras produções. É curioso notar que, apesar de ser uma ótima atriz, o quê
se comprova com extrema evidência neste filme, ela tenha uma predileção muito
maior para filmes de apelo popular em comparação à Zhang ZiYi e Gong Li, outras
grandes estrelas chinesas, normalmente protagonistas de produções mais
artísticas. Talvez seja por isso que a estréia de Shu Qi no cinema
norte-americano seja o rudimentar e quase patético "Carga Explosiva".
Dizem que os trabalhos dela com o diretor Hou
Hsiao-Hsien estão entre os seus melhores. Lembro de tê-la vista em "Nova
York, Eu Te Amo", no segmento dirigido por Faith Akin, o melhor dentre
todos.
Ela é muito talentosa, mas tão linda que fica
até difícil julgar sua atuação.
Agora, o filme dos Pang Brothers é notável,
embora se perca um pouco no final, quando uma referência sensacional à "O
Inquilino" de Polanski parece se ensaiar na tela, mas acaba levando à uma
sacada de roteiro que põe à perder muito de sua excelência.
Enfim, ainda um grande
filme.
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