segunda-feira, 14 de novembro de 2016

100 Rifles

Uma série de posturas materializadas em tendências de ordem comercial ocasionadas nos anos 1970 podem ser conferidas neste faroeste curioso e divertido.
Eram tempos em que o faroeste clássico (da época da Antiga Hollywood) já havia perdido muito de sua majestade junto ao público de então –que abraçava a contracultura –e o chamado ‘faroeste spaghetti’ promovido por Sergio Leone se mostrava mais capaz de seduzir as platéias. É por isso que esta agitada produção em torno de um fugitivo (Burt Reynolds), mestiço de americanos e índios Yaqui, perseguido por um obstinado xerife pelos desertos empoeirados e escaldantes do México bebe muito mais da fonte de filmes como a “Trilogia dos Dólares” do que de “Rastros de Ódio”.

Outro elemento oriundo do tempo a que ele pertence diz respeito ao protagonista, que não é o fugitivo vivido por Burt Reynolds, mas sim o xerife tornado herói revolucionário interpretado com altivez e carisma por Jim Brown, num dos muitos casos de faroestes estrelados por negros (e muita gente achando que “Django Livre” era tão original por causa disso...) pegando carona no movimento da blaxploitation. Justamente por conta desse maior despojamento a que se permitia o cinema dos anos 1970, este trabalho lança mão que questões políticas –ainda que simplificadas ao máximo –e de uma acentuada violência gráfica. Também há a linda e maravilhosa Raquel Welch (saudada como um dos grandes símbolos sexuais do cinema por seu papel no anterior “Um Milhão de Anos Antes de Cristo”), no papel de Sarita, impondo-se como uma personagem feminina forte e relevante para a trama –vale lembrar que a cena de sexo entre os personagens de Rachel e Jim Brown causou frisson por seu absoluto ineditismo inter-racial na época, todavia é uma pena que, embora haja pelo menos umas três oportunidades, Rachel não tem nenhuma cena de nudez: Na verdade, quem aparece nua é Soledad Miranda (atriz espanhola cultuada por alguns filmes dirigidos por Jess Franco) numa deliciosa participação especial.

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