sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Última Espada

Muito interessante e emocionante este filme de samurai do mesmo diretor de "A Partida", Yojiro Takita.
Só fui me dar conta do quão desconhecido e raro ele é quando procurei por imagens dele para poder colocar aqui: Até mesmo as fotos deles são difíceis de achar!
Agora isso poderá mudar, já que ele foi lançado em DVD pela Versátil em uma belas coleção com outros filmes de samurai (no caso este já é o quarto volume).
Kanichiro é um samurai de origem humilde que luta para prover sua amada esposa Shizu, e seus dois filhos. Quando a situação se torna insustentável, Kanichiro resolve partir de sua aldeia (ignorando as afirmações mentirosas de que abandonou seu clã e é, portanto, um traidor), para se juntar aos Shinsengumi, uma espécie de milícia composta por samurais à mando do shogunato, um sistema que começava a desmoronar. A personalidade afável e carinhosa de Kanichiro esconde de todos o samurai habilidoso e o grande guerreiro que ele é. Sua trajetória em meio aos Shisengumi, e sua luta para mandar sempre o máximo de dinheiro para sua família, é pautada pela titubeante amizade que pouco a pouco nasce entre ele e o rabugento Saito.
Há quem diga que este filme é muito similar à "O Samurai do Entardecer" que eu infelizmente ainda não vi, assim, vou ter de estabelecer comparações em outro momento. Já, comparando com "A Partida", do mesmo diretor, nota-se que o realizador têm um interesse incomum pelo fator humano, e pelas emoções que flutuam ao redor dos acontecimentos, a despeito das exigências protocolares de que elas sejam deixadas de lado.
Diferente dos magistrais trabalhos de Akira Kurosawa, onde é sempre reforçado (com elementos de relativa crítica) o código moral rígido que norteia os samurais em particular, e até a sociedade japonesa em geral, este filme volta-se mais para valores muito humanos e universais, como o amor pela família, o medo de morrer, e o desejo de não partir sem antes ver os entes queridos uma última vez.
Isso faz toda a diferença no trabalho de Yojiro Takita, que não só domina o ritmo e os enquadramentos de câmera com brilho, mas sabe como e quando moldar uma cena para extrair emoção.
E que ator fora de série é Kiichi Nakai.

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