Repulsa. Raiva. Violência. As pulsões mais
adversas e questionáveis do homem são o motor por meio do qual a narrativa de
Sam Peckinpah costuma ser impulsionada. Não é diferente neste que surge como um
dos mais pessoais trabalhos do diretor.
Alfredo Garcia é um personagem-fantasma que
nunca aparece em cena propriamente dito, mas é o tempo todo mencionado, e tem
quase uma onipresença no percalço trágico dos personagens. Um deles é Bennie
(Warren Oates, admirável), um pianista frustrado nos cafundós da fronteira
entre o México e os EUA. Desesperado por uma mudança radical de vida, ele busca
segurar com unhas e dentes uma obscura oportunidade que lhe aparece: Ganhar uma
bolada em dinheiro para levar até uns homens com pinta de gangsteres à mando de
um perigoso coronel a cabeça decepada do tal Alfredo Garcia –ao que parece, ele
engraçou-se com a moça errada (e a cena com tal moça, que abre o filme, é tão
estranhamente contrastante em sua beleza harmoniosa em relação à feiúra brutal
do filme que virá depois, como também vem a representar, ironicamente, seu
gatilho narrativo).
Como Alfredo Garcia já havia sido morto dias
antes num acidente de carro, ele deduz que a ‘missão’ será simples –encontrar o
corpo e decapitá-lo.
Entretanto, achar a sepultura requer a
cumplicidade de Elita (Isela Vega, cujas cenas fartas de nudez podem simbolizar
a ânsia por redenção dos personagens), com quem Bennie tem um hesitante
romance, justamente estremecido, num passado recente, pelo próprio Alfredo
Garcia. Além disso, existe a família mexicana de Garcia, para quem sua
sepultura é algo sagrado e inviolável, sem falar nos rivais inescrupulosos que
desejam a recompensa pela cabeça de Garcia tanto quanto ele.
Assim sendo, esta história irreal, ainda que
bastante adequada à ambientação suja, poeirenta e macabra concebida por
Peckinpah, vai num crescendo de perversidade e fatalismo à medida que Bennie
vai sendo confrontado com obstáculos para os quais não estava preparado
(motoqueiros estupradores que surgem do mais absoluto nada; crenças pessoais
que aparecem manifestadas como relutância; a inesperada repudia provocada pela
cabeça putrefata que atrai um enxame de moscas) –e acabarão por dar uma ênfase
muito mais pessoal na sua busca por um propósito são em meio à tanta
brutalidade.
É por isso que Peckinpah termina mais este
filme num tiroteio catártico onde o sangue derramado e a pólvora despendida
acabam sendo um preço bastante caro a se pagar pelas escolhas sórdidas.
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