sábado, 4 de março de 2017

Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios

Lembrado, em geral, como o filme no qual a atriz –e símbolo sexual –Camila Pitanga finalmente ficou nua, este belo trabalho (dono de um dos títulos mais lindos e longos do cinema) é felizmente muito mais que isso.
Conseqüência de uma natural evolução no estilo e na percepção de seu próprio cinema obtido pelos diretores Beto Brant e Renato Ciasca (de “Cão Sem Dono”), este filme empreende uma jornada íntima de questionamentos pela qual eles demonstram se interessar desde o começo, como seus filmes anteriores são obras nas quais tateavam essa busca existencial por entendimentos sempre fadados a se perder, e pelo fascínio no mais lancinante dos dramas.
A trama acompanha a descoberta do desejo e do amor pelos olhos do jovem fotógrafo Cauby (Gustavo Machado).
Ele ama Lavínia (Camila Pitanga), que é casada com Ernani (Zecarlos Machado).
Lavínia não ama Ernani, mas também não consegue deixá-lo, para assim poder viver uma relação plena com Cauby.
Há uma história trágica e dilacerante a uni-los, e Cauby pode jamais vir a compreender esse fato por completo.
Irmanados à um cinema muito específico que nasceu na América Latina a partir da década de 1990 –do qual urgiram importantes exemplares –os realizadores se debruçam, mais que sobre as dilacerações da alma experimentadas pelos personagens, sobre os caminhos tortuosos, inicialmente improváveis, que os conduziram até lá –e um dos expedientes para tal justaposição é, então, a cronologia fora de ordem, característica particular de sua convulsiva montagem: É por isso que lampejos do passado intercedem a narrativa para elucidar a ligação entre Lavínia e Ernani.
Costurados por um mesmo fio trágico, essas narrativas aparentemente paralelas, mas que se revelarão fragmentos da mesma trama, conduzirão os personagens à um desfecho comiserativo, inevitável diante de suas trajetórias pontuadas pela fatalidade.
Adaptado do livro de Marçal Aquino (invariavelmente considerado superior ao filme), este trabalho destaca-se, sobretudo, graças à magnífica composição de Camila Pitanga: As suas cenas de nudez são mais um detalhe na entrega circunspecta que ela dá à personagem.

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