É de um fetiche indescritível acompanhar a
câmera de Giuseppe Tornatore enquanto passeia pelas curvas de Monica Bellucci
ao longo de todo o filme. Ele consegue a proeza de nos fazer sentir como se
fossemos um dos jovens pubescentes que a admiram embasbacados.
1941. Ás vésperas da II Guerra Mundial, Renato,
menino de uma cidade italiana do Mediterrâneo vê seus hormônios se
descontrolarem com a simples visão da bela Malena, a mulher mais linda da
região, cobiçada por todos os homens e invejada por todas as mulheres. Por ser
muito pequeno ele mal pode intervir em todas as injustiças que pouco a pouco
vão acontecendo com ela, e permanece assim como um expectador silencioso e
apaixonado.
“Malena”
é sobre perder-se na descoberta dos desejos, e Monica Bellucci, como a perfeita
ilustração desses desejos é o grande achado do filme. Sem ela, muito do espanto
que Tornatore registra não encontraria respaldo. Tudo o mais converge para a
sua aparição. Seja a belíssima fotografia de Lajos Koltai, seja a trilha sonora
inebriante de Ennio Morricone (ambos os quesitos, inclusive, indicados ao Oscar).
Com este belíssimo trabalho, Tornatore encontra
um meio de falar sobre o início da adolescência transfigurado pela nostalgia, a
exemplo de seu "Cinema Paradiso".
Entretanto, embora seja adaptação de uma
história de Luciano Vicenzoni, a verdadeira fonte para “Malena” parece estar
mesmo em “Amarcord” de Fellini, um compêndio de reminiscências que exploram as
mais variadas emoções da vida. Se com “Cinema Paradiso”, Tornatore
potencializou a breve cena dos garotos dentro do cinema num filme inteiro,
desta vez, ele utiliza o episódio sobre Gradisca (o amor juvenil, inegociável e
platônico do jovem protagonista) para dimensionalizar as texturas, emoções e
percepções do material deste seu filme. O diferencial aqui, sem sombra de
dúvidas, é a pra lá de estonteante Monica Bellucci, de uma beleza estarrecedora
e uma tristeza cativante no papel-título.
Cada momento em que ela aparece nua (e graças
ao bom Deus, eles são muitos!) é de um deleite sem tamanho.
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