segunda-feira, 22 de maio de 2017

Livre

Como produtora, a atriz Reese Wintherspoon interessou-se na adaptação cinematográfica do best-seller “Garota Exemplar”, almejando resguardar para si o atrativo papel principal.
Entretanto, o diretor daquele projeto, o perspicaz David Fincher gastou alguns meses convencendo-a de que não era a intérprete ideal para o papel, que exigia uma atriz de aspectos mais frios, capaz de trabalhar as nuances de auto-imagem que essa persona exigia: A atriz escolhida, após do declínio de Reese, foi Rosamund Pike, que ocorreu ao Oscar de Melhor Atriz naquele ano.
Curiosamente, a própria Reese, aproveitando a disponibilidade surgida com a desistência do papel, marcou presença em outro projeto, a adaptação do best-seller “Livre”, de Cheryl Strayed, e foi também ela indicada ao prêmio, ao lado de Rosamund Pike; ambas acabaram perdendo para Cate Blanchett, por “Blue Jasmine”.
Mas, o que realmente importa é que duas obras espetaculares –as duas amparadas na atuação irrepreensível de suas protagonistas –ganharam assim a luz do dia.
Na trama enxuta e até bastante emotiva de “Livre”, Cheryl Strayed (Reese Wintherspoon), após o falecimento de sua mãe (Laura Dern, brilhante), cai num limbo que ameaça tragar toda a sua vida: passa a consumir drogas, torna-se promíscua destruindo seu até então sólido casamento, abandona emprego e estudos. Quando se encontra no fundo do poço ela toma uma decisão radical: decide submeter-se à experiência extrema de trilhar toda a Pacific Crest Trail (um deserto de 1.100 quilômetros selvagens de extensão), para ao fim reconstruir os cacos de sua vida.
Sua jornada em meio às paisagens naturais será do mais puro exaspero físico.
O que testemunhamos então é Reese Whiterspoon se expor de maneira visceral neste que é, de longe, seu melhor trabalho, num filme emocionante, brilhantemente dirigido por Jean-Marc Vallé, o mesmo realizador dos excepcionais "Jovem Rainha Vitória" e “Clube de Compras Dallas" –e, ao que parece, exímio em extrair performances esplêndidas de seus atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário