segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Os Indicados Ao Globo de Ouro 2017

Foram divulgados hoje os indicados ao Globo de Ouro selecionados pela Associação de Imprensa Estrangeira quase simultâneo à entrega do Critic’s Choice Award –que eu cito incessantemente nos comentários. A entrega dos prêmios aos vencedores será realizada no dia 8 de janeiro de 2017. Vamos a eles:

Melhor filme dramático
"Até o Último Homem"
"A qualquer custo"
"Lion"
"Manchester à Beira-Mar"
"Moonlinght"

O elogiadíssimo épico de guerra dirigido por Mel Gibson e protagonizado pelo ex-Homem-Aranha, Andrew Garfield, surge como uma surpresa: Seria uma lembrança da Associação de Imprensa Estrangeira para uma grande obra destinada a ser esquecida por outras premiações, ou a primeira menção a um trabalho que pode devolver o estrelato à Mel Gibson? Só o tempo dirá, e ele tem pela frente dois fortes concorrentes ao prêmio, os brilhantes “Manchester À Beira-Mar” e “Moonlight”.

Melhor ator em filme dramático
Casey Affleck, "Manchester à Beira-Mar"
Joel Edgerton, "Loving"
Andrew Garfield, "Até o Último Homem"
Viggo Mortensen, "Capitão Fantástico"
Denzel Washington, "Fences"

Contando com o favoritismo do recém-conquistado prêmio de Melhor Ator no Critic’s Choice, Casey Affleck aparece à frente dos demais, embora Joel Edgerton (elogiado em Cannes) e Denzel Washington venham com o embasamento da aprovação irrestrita da crítica. A curiosidade fica por conta da absoluta ausência de Tom Hanks e seu “Sully-O Herói do Rio Hudson” entre os indicados.

Melhor atriz de filme dramático
Amy Adams, "Animais Noturnos"
Jessica Chastain, "Miss Sloane"
Isabelle Hupert, "Elle"
Ruth Negga, "Loving"
Natalie Portman, "Jackie"

Surpreendentemente, Amy Adams foi indicada por “Animais Noturnos” e não por “A Chegada”, como era o esperado (aliás, o filme de Denis Villeneuve foi bastante ignorado no Globo de Ouro), ainda assim suas grandes adversárias parecem realmente ser Natalie Portman (que por “Jackie” já ganhou o Critic’s Choice) e o trabalho unânime e gigantesco de Isabelle Hupert em “Elle”, desde já, minha favorita. Eis uma disputa que esperamos que chegue ao Oscar!

Melhor diretor
Damien Chazelle, por "La La Land-Cantando Estações"
Tom Ford, por "Animais Noturnos"
Mel Gibson, "Até o Último Homem"
Barry Jenkins, "Moonlight"
Kenneth Lonergan, por "Manchester à Beira-Mar"

A categoria em si nos faz lembrar do esquecimento de Martin Scorsese e de seu aguardado “Silence”. Mas, é bem provável que o Oscar compense esse lapso (e, espera-se com relação à “A Chegada”, também). Tudo leva a crer que o elogiado “La La Land-Cantando Estações” será um dos grandes destaques da temporada de premiações. Seu diretor, o jovem Damien Chazelle (vencedor do Critic’s Choice) vindo do igualmente prestigiado “Whiplash” parece ser realmente o único a disputar de fato com o trabalho estarrecedor que Mel Gibson entrega em “Até O Último Homem”.

Melhor roteiro
Damien Chazelle, por "La La Land-Cantando Estações"
Tom Ford, por "Animais noturnos"
Barry Jenkins, "Moonlight"
Kenneth Lonergan, "Manchester à Beira-Mar"
Taylor Sheridan, "A qualquer custo"

Os grandes filmes da temporada se desenham com mais ênfase nesta categoria, sendo “La La Land-Cantando Estações” e “Manchester À Beira-Mar” as grandes forças, ainda que no caso desta categoria hajam chances para “Moonlight” ou “A Qualquer Custo” surpreenderem. As atenções dos grandes prêmios da temporada repousam sobre eles.

Melhor filme de comédia ou musical
"20th Century Women"
"La La Land-Cantando Estações"
"Deadpool"
"Sing Street"
"Florence Foster Jenkins"

A presença de “Deadpool” entre os indicados num prêmio desta seriedade é uma grata surpresa, ainda que isso tenha custado a inclusão do igualmente ótimo “Mogli-O Menino Lobo”. Nada, contudo, que ameace a aparente supremacia de “La La Land-Cantando Estações” depois de sua larga vitória no Critic’s Choice.

Melhor atriz em filme de comédia ou musical
Annete Bening, "20th Century Women"
Lilly Collins, "Rules Don't Apply"
Halee Steinfeld, "The Edge of Seventeen"
Emma Stone, "La La Land-Cantando Estações"
Meryl Streep, "Florence Foster Jenkins"

Emma Stone foi premiada no Festival de Veneza, mas Meryl Streep é sempre Meryl Strrep, nessa dúvida sobram chances para a também veterana Annete Bening e para as jovens Lilly Collins e Halee Steinfeld por filmes que só estão começando sua campanha na temporada de premiações. Mas, ainda fico com Emma...

Melhor ator em filme de comédia ou musical
Colin Farrell, "The Lobster"
Ryan Gosling, "La La Land-Cantando Estações"
Hugh Grant, "Florence Foster Jenkins"
Jonah Hill, "War Dogs"
Ryan Reynolds, "Deadpool"

Curiosamente, esta é uma das mais interessantes categorias deste ano –característica normalmente reservada à de Melhor Atriz, ou ao intérpretes sérios –temos um Huhg Grant se saindo dignamente bem ao lado de Meryl Streep em “Florence”, Colin Farrell e Jonah Hill, ambos com seus habituais talento e dedicação, além do sempre excelente Ryan Gosling (fazendo par pela terceira vez com a linda Emma Stone em “La La Land”) e daquele que tem a minha torcida: Ryan Reynolds e sua insubstituível personificação para o melhor anti-herói do ano, “Deadpool”.

Melhor atriz coadjuvante
Viola Davis, "Fences"
Naomie Harris, "Moonlight"
Nicole Kidman, "Lion"
Octavia Spencer, "Estrelas Além do Tempo"
Michelle Williams, "Manchester à Beira-Mar"

Os fãs torcem para que este seja o ano de Viola Davis, menos em uma premiação como o Globo de Ouro, e mais no Oscar. Mas, é aqui que tudo começa. Ela deve enfrentar sua companheira de elenco de “Histórias Cruzadas”, Octavia Spencer, bem como a excelência de todas as demais competidoras, especialmente Michelle Williams, mas, tem a seu favor a vitória no Critic’s Choice.

Melhor ator coadjuvante
Mahershala Ali, "Moonlight"
Jeff Bridges, "A Qualquer Custo"
Simon Helberg, "Florence Foster Jenkins"
Dev Patel, "Lion"
Aaron Taylor Johnson, "Animais Noturnos"

Sempre imprevisível, esta categoria pode ser a chance de alguns jovens que ainda se sentem na necessidade de provocar suas capacidades, caso do eterno “Kick Ass”, Aaron Taylor Johnson, extraordinário como todo o resto do elenco em “Animais Noturnos”, de Simon Helberg, que finalmente tem uma chance para brilhar em cinema, depois de fazer Howard em “Big Bang Theory” na TV, ou de Dev Patel, sempre lembrado por “Quem Quer Ser Um Milionário?”. Bem mais tranqüilos devem estar o veterano Jeff Bridges e o favorito Mahershala Ali, ganhador do Critic’s Choice.

Melhor filme estrangeiro
"Divines" (França)
"Elle" (França)
"Neruda" (Chile)
"O apartamento" (Irã)
"Toni Erdmann" (Alemanha)

“Elle”, de Paul Verhoeven, é o filme a ser batido nessa categoria depois de uma jornada pelo circuito comercial que o cobriu de elogios e enaltecimentos. É o retorno do controverso holandês à premiações, quarenta e três anos depois dele concorrer com “Louca Paixão”. Dentre os demais, seu grande adversário aparenta ser o chileno “Neruda”, com Gael Garcia Benal.

Melhor animação
"Kubo e as Cordas Mágicas"
"Moana-Um Mar de Aventuras"
"Ma Vie de Courgette"
"Sing-Quem Canta Seus Males Espanta"
"Zootopia"

Sem um representante da Pixar para ocupar os holofotes este ano –que seria o esquecido “Procurando Dory” –a Disney comparece com o inventivo e pertinente “Zootopia” e o menos brilhante, mas ainda bonitinho “Moana”. O tom pouco acessível das animações “Kubo” e “Ma Vie de Courgette” pode restringi-los apenas às indicações, e “Sing” é tão leve que chega a ser disperso.

Melhor canção original
"Can't Stop the Feeling", de "Trolls"
"City of Stars", de "La La Land-Cantando Estações"
"Faith", de "Sing"
"Gold", de "Gold"
"How Far I'll Go", de "Moana"

Melhor trilha sonora
"Moonlight"
"La La Land-Cantando estações"
"A Chegada"
"Lion"
"Hidden Figures"


Sendo “La La Land” um musical, é de se esperar que seja nestas categorias que sua supremacia mais se revele, embora a qualidade de seus competidores não deva ser ignorada. Uma coisa parece certa, este tende a ser um ano em que o Oscar mais deverá destoar do Globo de Ouro. Aguardaremos para ver.

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