Quinze anos antes do avassalador "Senhor
dos Anéis", Ridley Scoot realizou, durante a década de 1980, esta fantasia
com elementos de ficção científica e terror, localizada numa região fronteiriça
de certa ambigüidade entre a proposta infanto-juvenil de "Labirinto-A
Magia do Tempo", e a direção adulta de seus próprios filmes, como
"Blade Runner" e “Alien”.
O resultado não apenas é estranho, como também
parece sofrer de uma indefinição de público: Afinal, a trama que remete ao tom
lúdico dos contos de fada aparenta se dirigir às crianças, mas seus
desdobramentos repletos de segundas intenções, assim como aspecto francamente
assustador de muitas criaturas –em especial, o tenebroso vilão, interpretado
por Tim Curry debaixo de quilos de assombrosa maquiagem –dizem mais à percepção
dos adultos.
Combinado a isso, Scott dá uma roupagem visual
carregada de exotismo à encenação que difere de quase todas as obras de
fantasia realizadas até então, e essa proposta se estende até a escolha do
elenco, com participações nada usuais como o intrigante David Bennent, um anão
que foi protagonista do premiado e desconcertante filme alemão “O Tambor”, cuja
indefinição aparente entre ser uma criança ou não condiz com os objetivos ambíguos
deste lúgubre e desafiador conto de fadas.
E é, de fato, numa terra de contos de fadas
onde se inicia a história, na qual um jovem camponês (Tom Cruise, ainda antes
de se tornar astro), apaixonado por bela e pudica princesa (Mia Sara, de
“Curtindo A Vida Adoidado”), deve juntar-se a uma série de estranhas criaturas
para salvá-la depois que ela faz merda e deixa que um bando de seres viscosos e
malignos (a lembrar uma mescla dos orcs de “Senhor dos Anéis” com versões
repulsivas de duendes saídos de algum filme de Jim Henson) cortem o chifre de
um unicórnio, animal sagrado, e com isso deflagrem o iminente fim do mundo. Ela
agora se encontra cativa do Lord das Trevas (Curry), uma espécie de demônio com
pretensões de dominar a tudo e todos, e seus salvadores devem obter algumas armas
mágicas para enfrentá-lo.
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