Enquanto
esperávamos pela entrega de prêmios, mal podíamos imaginar que seria uma noite
repleta de surpresas não tão boas assim (“Esquadrão Suicida” levando o Oscar de
Melhor Maquiagem, derrotando o infinitamente superior “Star Trek-Sem Fronteiras”?!),
de muitas declaração dúbias de posicionamento político (as insistentes
piadinhas de Jimmy Kimmell com o presidente norte-americano, Donald Trump, e a
vitória, bastante emblemática do iraniano “O Apartamento” como Melhor Filme Estrangeiro) e de, pelo menos,
uma grande justiça finalmente sendo feita: A premiação como Melhor Coadjuvante
para a extraordinária Viola Davis.
Quem
experimentou uma noite complicada foi a equipe de “La La Land-Cantando Estações”
que, apesar de sagrar-se como o grande vencedor da noite, acumulando seis prêmios
(incluindo Melhor Diretor para Damien Chazelle), viu muitas das suas quatorze
indicações se distribuírem entre os outros candidatos –ainda que os prêmios técnicos
para “Até O Último Homem” e o de Melhor Edição de Som para “A Chegada” sejam
completamente válidos –além de protagonizar o bizarro momento pelo qual o Oscar
2017 será lembrado: Os veteranos atores Warren Beatty e Faye Dunaway (o casal
do clássico “Bonnie & Clyde”) pisaram no palco para anunciar a categoria mais
importante. Diante de uma visível confusão da parte de Beatty, “L aLa Land” é
anunciado. Porém, após passados três minutos em que os produtores do musical
faziam o seu agradecimento, eis que o produtor do evento e o apresentador Jimmy
Kimmell, com certo constrangimento, revelam que houve um erro, e que o vencedor
era, na realidade, “Moonlight-Sob A Luz do Luar” (!).
Ao
que parece, Warren Beatty tinha recebido o envelope errado (contendo, na
verdade, o nome do filme vitorioso na categoria de Melhor Atriz, que foi pra
Emma Stone, de “La La Land”, entregue pouco antes) e isso levou à maior e mais
inacreditável gafe já registrada na História do Oscar.
Vai ficar na memória como algo ainda mais absurdo do que a entrega errônea do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante feita por Jack Palance na cerimônia de 1992.
Ao
menos, a vencedora da categoria de Melhor Atriz, Emma Stone, estava absurdamente linda, a única capaz de
rivalizar com ela em esplendor era mesmo a fantástica Amy Adams; este ano, o
Globo de Ouro teve mais mulheres lindas do que o Oscar. Fazer o quê...
MELHOR
FILME
"Moonlight-Sob
A Luz do Luar"
MELHOR
DIREÇÃO
"La
La Land-Cantando Estações", Damien Chazelle
MELHOR ATRIZ
Emma
Stone, "La La Land-Cantando Estações"
MELHOR
ATOR
Casey
Affleck, "Manchester À Beira-Mar"
MELHOR
ATRIZ COADJUVANTE
Viola
Davis, "Um Limite Entre Nós"
MELHOR
ATOR COADJUVANTE
Mahershala
Ali, "Moonlight-Sob A Luz do Luar"
MELHOR
FOTOGRAFIA
"La
La Land-Cantando Estações"
MELHOR
DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
"O.J.-Made In America ",
Ezra Edelman
MELHOR
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
"The
White Helmets"
MELHOR
FILME ESTRANGEIRO
"O
Apartamento" (Irã)
MELHOR
MIXAGEM DE SOM
"Até
O Último Homem"
MELHORES
EFEITOS VISUAIS
"Mogli-O
Menino Lobo"
MELHOR
MAQUIAGEM E CABELO
"Esquadrão
Suicida"
MELHOR
FIGURINO
"Animais Fantásticos e Onde Habitam"
"Animais Fantásticos e Onde Habitam"
MELHOR
EDIÇÃO DE SOM
"A Chegada"
"A Chegada"
MELHOR
DESIGNER DE PRODUÇÃO
"La
La Land-Cantando Estações"
MELHOR
TRILHA SONORA
“La
La Land-Cantando Estações"
MELHOR
CANÇÃO ORIGINAL
"City
of stars", de "La La Land-Cantando Estações"
MELHOR
ROTEIRO ORIGINAL
"Manchester
À Beira-Mar"
MELHOR
ROTEIRO ADAPTADO
"Moonlight-Sob
A Luz do Luar"
MELHOR
LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"Zootopia"
MELHOR
CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"Piper"
MELHOR
EDIÇÃO
"Até
O Último Homem "
MELHOR
CURTA-METRAGEM
"Sing”
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