segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Os Vencedores do Oscar 2017

Enquanto esperávamos pela entrega de prêmios, mal podíamos imaginar que seria uma noite repleta de surpresas não tão boas assim (“Esquadrão Suicida” levando o Oscar de Melhor Maquiagem, derrotando o infinitamente superior “Star Trek-Sem Fronteiras”?!), de muitas declaração dúbias de posicionamento político (as insistentes piadinhas de Jimmy Kimmell com o presidente norte-americano, Donald Trump, e a vitória, bastante emblemática do iraniano “O Apartamento” como Melhor Filme Estrangeiro) e de, pelo menos, uma grande justiça finalmente sendo feita: A premiação como Melhor Coadjuvante para a extraordinária Viola Davis.
Quem experimentou uma noite complicada foi a equipe de “La La Land-Cantando Estações” que, apesar de sagrar-se como o grande vencedor da noite, acumulando seis prêmios (incluindo Melhor Diretor para Damien Chazelle), viu muitas das suas quatorze indicações se distribuírem entre os outros candidatos –ainda que os prêmios técnicos para “Até O Último Homem” e o de Melhor Edição de Som para “A Chegada” sejam completamente válidos –além de protagonizar o bizarro momento pelo qual o Oscar 2017 será lembrado: Os veteranos atores Warren Beatty e Faye Dunaway (o casal do clássico “Bonnie & Clyde”) pisaram no palco para anunciar a categoria mais importante. Diante de uma visível confusão da parte de Beatty, “L aLa Land” é anunciado. Porém, após passados três minutos em que os produtores do musical faziam o seu agradecimento, eis que o produtor do evento e o apresentador Jimmy Kimmell, com certo constrangimento, revelam que houve um erro, e que o vencedor era, na realidade, “Moonlight-Sob A Luz do Luar” (!).
Ao que parece, Warren Beatty tinha recebido o envelope errado (contendo, na verdade, o nome do filme vitorioso na categoria de Melhor Atriz, que foi pra Emma Stone, de “La La Land”, entregue pouco antes) e isso levou à maior e mais inacreditável gafe já registrada na História do Oscar.
Vai ficar na memória como algo ainda mais absurdo do que a entrega errônea do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante feita por Jack Palance na cerimônia de 1992.
Ao menos, a vencedora da categoria de Melhor Atriz, Emma Stone, estava absurdamente linda, a única capaz de rivalizar com ela em esplendor era mesmo a fantástica Amy Adams; este ano, o Globo de Ouro teve mais mulheres lindas do que o Oscar. Fazer o quê...


MELHOR FILME
"Moonlight-Sob A Luz do Luar"

MELHOR DIREÇÃO
"La La Land-Cantando Estações", Damien Chazelle

MELHOR ATRIZ
Emma Stone, "La La Land-Cantando Estações"

MELHOR ATOR
Casey Affleck, "Manchester À Beira-Mar"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis, "Um Limite Entre Nós"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali, "Moonlight-Sob A Luz do Luar"

MELHOR FOTOGRAFIA
"La La Land-Cantando Estações"

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
"O.J.-Made In America", Ezra Edelman

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
"The White Helmets"

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"O Apartamento" (Irã)

MELHOR MIXAGEM DE SOM
"Até O Último Homem"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Mogli-O Menino Lobo"

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
"Esquadrão Suicida"

MELHOR FIGURINO
"Animais Fantásticos e Onde Habitam"

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
"A Chegada"

MELHOR DESIGNER DE PRODUÇÃO
"La La Land-Cantando Estações"

MELHOR TRILHA SONORA
“La La Land-Cantando Estações"

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"City of stars", de "La La Land-Cantando Estações"

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Manchester À Beira-Mar"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"Moonlight-Sob A Luz do Luar"

MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"Zootopia"

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"Piper"

MELHOR EDIÇÃO
"Até O Último Homem "

MELHOR CURTA-METRAGEM

"Sing”

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