Adaptado com vigor por Neil Jordan do romance
de Graham Greene, este filme monumental guarda todos os elementos que definem
não só o estilo de seu escritor, como também o de seu incomum diretor. Ambos
têm um olhar metódico sobre os transtornos que acometem o ser humano e que
interferem diretamente em sua relação com o meio e com a história.
Não há como escapar do fluxo intransigente e
tortuoso de suas narrativas.
E não há também como a personagem de Julianne
Moore (numa interpretação primordial) escapar do fluxo inevitável a que suas
escolhas a levam.
Mas, antes de qualquer coisa, este filme parte
do princípio e do ponto de vista do personagem de Ralph Fiennes, Maurice, que
surge martirizado, angustiado e machucado –e a razão de tal tormento é Sarah
(Julianne), ou mais precisamente o encerramento abrupto da relação adúltera que
teve com ela, e que o levou a partir seu coração.
Remoendo seu abandono, ele encontra certa noite,
na Inglaterra, em 1939, Henry (Stephen Rea), ironicamente o marido traído de
Sarah. Ele alega que Sarah ainda tem um amante, e que Maurice é o único amigo
no qual pode confiar.
Engolido por uma angustia e uma sensação de
traição ainda maior que a de Henry, Maurice contrata um detetive particular
(Ian Hart) para segui-la e descobrir assim os seus mistérios.
Em algum ponto de sua narrativa, Jordan irá
inverter a brilhante dinâmica que elaborava só para fornecer ao expectador o
ponto de vista de Sarah –e com isso retroceder a trama num fenomenal flashback –fazendo suas pontas soltas se juntarem de maneira surpreendente.
Naquele que pode ser visto como sua obra-prima,
o diretor Neil Jordan orquestra com rara precisão um compêndio sincero e válido
sobre os tormentos do amor, e das circunstâncias que levam os seres humanos a
abraçar condições emocionalmente miseráveis.
Seu trabalho impressiona inclusive pelo fato de
falar acerca de emoções e impressões tão complexas e ainda assim manter-se admiravelmente
enxuto: Possui tão somente uma hora e meia de duração.
Mesmo assim, tenha certeza,
este grande filme não sairá de sua memória, muito tempo depois que tiver se
acabado.
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