A crítica se derreteu quando David Cronenberg
lançou este trabalho refinado, contido para seus padrões, mostrando aquilo que uns
acreditavam ser uma inclinação maior para um cinema mais comercial.
Todavia, “Senhores do Crime” é um trabalho no
qual Cronenberg em momento algum deixa de ser Cronenberg! Estão lá todas as
suas inquietações acerca das pulsões antropológicas do homem, e que o levam a
refletir os aspectos mais bestiais presentes em manobras comportamentais
existentes na “civilização” –a diferença é o registro que esse diretor
incansável escolheu para sua narrativa: Assim como também eram diferentes os
registros escolhidos em “Enraivecida-Na Fúria do Sexo”, de 1977 (que Cronenberg
sempre considerou um de seus trabalhos mais comerciais), em “A Hora da Zona
Morta”, de 1983, em “A Mosca”, de 1986, e em “Gêmeos-Mórbida Semelhança”, de
1988.
O alarde de alguns críticos a respeito da
“comercialização” do autor em “Senhores do Crime”, como se pode ver, foi fruto
da incapacidade de lembrar das nuances sofridas por suas obras ao longo de toda
sua carreira.
A narrativa primorosa de “Senhores do Crime”
tem início quando Anna, uma parteira londrina (Naomi Watts, sensacional),
resolve seguir as pistas para descobrir a identidade de uma jovem que morreu ao
dar a luz no hospital em que ela trabalha.
Suas investigações a levam à Máfia Russa e seus
figurões, homens perigosos que podem representar séria ameaça a sua vida e a de
sua família. Nesse ambiente ela conhece o leal e ambicioso Nikolai (Viggo
Mortensen reprisando a parceria com Cronenberg do excelente "Marcas da
Violência"), motorista do Chefão (Armin Mueller-Stahl), incumbido de
resolver os constantes problemas do filho do patrão, Kirill (Vincent Cassel).
Ela e Nikolai desenvolvem uma curiosa ligação
que irá revelar outras surpresas ocultas.
Visivelmente à vontade
trabalhando juntos (e demonstrando uma sintonia singular de idéias, ousadias e
propósitos –culminando na audaciosa cena de luta dentro da sauna), o diretor
David Cronenberg e o ator Viggo Mortensen, realizam aqui um trabalho de pura
maestria, numa junção apurada de filme de gangster, intriga, sociedades
secretas e fatalismo.
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