Quando se inicia o notável filme de Danny
Boyle, Jamal (o eficiente Dev Patel), o jovem indiano crescido nas inóspitas
favelas de Bombai, nem parece estar a alguns passos de se tornar um milionário
no popular programa de perguntas e respostas na TV: Nós o vemos numa delegacia
de polícia, amarrado ao teto pelos pulsos e sofrendo torturas por alguns
relapsos policiais do lugar, a mando do inspetor (o grande Irffan Khan),
titubeante quanto ao tratamento dado a ele, mas convicto de que deve encontrar
ali a verdade.
Afinal de contas, ao longo de toda a sua
participação no programa (descortinada pelos pontuais flashbacks que acompanham
seu depoimento), Jamal demonstra um conhecimento que um "cão
favelado" jamais teria, e por isso, sob suspeita de fraude, acaba
duramente interrogado pela polícia.
Durante o interrogatório, ele relembra sua vida
atribulada desde a infância pobre ao lado do irmão, Salim, que ao contrário
dele aderiu ao crime, e de seu grande amor, a jovem e bela Latika (interpretada
na fase adulta pela bela Freida Pinto). Encontrá-la, por sinal, é a grande
razão pela qual Jamal está participando do programa.
Já se vê, então, nessa audaciosa estrutura um
dos trunfos do qual se beneficia este trabalho eficiente, bem-acabado e
divertido: Um roteiro inventivo, hábil em condensar as variadas e variantes
facetas de sua trama em inteligentes idas e vindas no tempo, permitindo que a
história se explique, se esclareça e se complemente de maneira envolvente para
o público.
Inteiramente rodado na Índia com elenco local e
amparado num estilo narrativo bastante referencial ao cinema realizado lá –a indústria
cinematográfica local é conhecida como ‘Bollywood’ –este notável, e relevante
vencedor do Oscar (oito estatuetas, inclusive Melhor Diretor e Melhor Filme em
2008) é uma oportunidade de conferir, com bastante evidência, o
profissionalismo do versátil diretor Danny Boyle, embora ele já gozasse de
considerável prestígio graças à obras de insuspeita qualidade como
“Trainspotting-Sem Limites” ou “Sunshine-Alerta Solar”.
Ele assimila magnificamente
as qualidades comerciais dos filmes realizados na Índia, onde as produções são
notórias pelos gêneros artísticos que se alternam simultaneamente –o filme começa
tenso, adquire ares de comédia e de aventura, oscila para o drama e o romance
em diversos momentos, para se encerrar numa cena musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário