A consagração de Oliver Stone por sua ácida,
exaustiva e primorosa reconstituição das experiências pessoais passadas no
Vietnam; alguns dos grandes trabalhos do ano que podiam lhe fazer frente nem
estavam mesmo na competição da categoria principal, como “A Mosca”, de David
Cronenberg (prêmio só de Maquiagem); “Aliens-O Resgate”, de James Cameron (duas
estatuetas técnicas), e “Depois de Horas”, de Martin Scorsese.
Ainda restou espaço para um tardio
reconhecimento ao grande Paul Newman com um Oscar de Melhor Ator que deveria
ter vindo bem antes e a surpreendente vitória, como Melhor Atriz, de Marlee
Matlin –surda-muda na vida real que interpreta uma personagem com a mesma
deficiência no filme “Os Filhos do Silêncio”.
Entre os coadjuvantes, uma dobradinha de um dos
grandes trabalhos de Woody Allen: Michael Caine e Dianne Wiest, ambos por
“Hannah e Suas Irmãs”.
MELHOR
FILME
"Platoon"
MELHOR
DIREÇÃO
"Platoon",
Oliver Stone
MELHOR
ATRIZ
Marlee
Matlin, "Os Filhos do Silêncio"
MELHOR
ATOR
Paul
Newman, "A Cor do Dinheiro"
MELHOR
ATRIZ COADJUVANTE
Dianne
Wiest, "Hannah e Suas Irmãs"
MELHOR
ATOR COADJUVANTE
Michael
Caine, "Hannah e Suas Irmãs"
MELHOR
FOTOGRAFIA
"A Missão"
MELHOR
FILME ESTRANGEIRO
"O
Ataque" (Holanda)
MELHORES
EFEITOS SONOROS
"Aliens-O
Resgate"
MELHORES
EFEITOS ESPECIAIS
"Aliens-O
Resgate"
MELHOR
MAQUIAGEM
"A
Mosca"
MELHOR
FIGURINO
"Uma Janela Para O Amor"
"Uma Janela Para O Amor"
MELHOR
SOM
"Platoon"
"Platoon"
MELHOR
DIREÇÃO DE ARTE
"Uma
Janela Para O Amor"
MELHOR
TRILHA SONORA
“Por
Volta da Meia-Noite"
MELHOR
CANÇÃO ORIGINAL
"Take My Breath Away", de
"Top Gun"
MELHOR
ROTEIRO ORIGINAL
"Hannah
e Suas Irmãs"
MELHOR
ROTEIRO ADAPTADO
"Uma
Janela Para O Amor"
MELHOR
MONTAGEM
"Platoon"
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