sábado, 29 de dezembro de 2018

Os Vencedores do Oscar 1951


O drama “A Malvada”, de Joseph L. Mankiewicz, chegou exigindo respeito, já de cara batendo o recorde de número de indicações (foram 14, número igualado somente por “Titanic”, em 1998) que terminaram se concretizando em seis prêmios, inclusive o principal, Melhor Filme.
A larga aprovação do filme de Mankiewicz foi um empecilho para pelo menos uma obra que, em qualquer outra cerimônia, se consagraria vencedora, o estupendo “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, com a também honorável marca de 11 indicações e três prêmios conquistados.
Como quase sempre acontece, aquele ano teve um tremendo injustiçado: O magnífico “O Terceiro Homem”, de Carol Reed, lembrado em pouquíssimas categorias (apenas quatro) e somente em um único prêmio (Fotografia Preto & Branco) –mas, certamente, um dos grandes filmes do cinema!
Unanimemente visto como o ladrão de cenas de “A Malvada” (ainda que o filme contasse com uma ponta sensacional de Marilyn Monroe), George Sanders levou o prêmio de Ator Coadjuvante; já suas colegas de elenco, Thelma Riiter e Celeste Holm (ambas também concorrendo por “A Malvada”) não tiveram a mesma chance, sendo preteridas na premiação por Josephine Hull, pelo ingênuo “Meu Amigo Harvey”.
Na categoria de Melhor Atriz, algo parecido: Anne Baxter e Bette Davis, as estrelas de “A Malvada”, disputaram declarada e ferozmente o Oscar –ao lado de Gloria Swanson, por “Crepúsculo dos Deuses” –mas, quem levou foi Judy Holliday por “Nascida Ontem”; provavelmente um caso onde, a indecisão dos membros da Academia por duas estrelas de um mesmo filme dividiu os votos, beneficiando uma terceira candidata.
Disputando com grandes astros de seu tempo (James Stewart, por “Meu Amigo Harvey”; Spencer Tracy, por “O Pai da Noiva”; e William Holden, por “Crepúsculo dos Deuses”), José Ferrer conquistou o prêmio de Melhor Ator por “Cyrano de Bergerac”

MELHOR FILME
"A Malvada"

MELHOR DIREÇÃO
"A Malvada", Joseph L. Mankiewicz

MELHOR ATRIZ
Judy Holliday, "Nascida Ontem"

MELHOR ATOR
José Ferrer, "Cyrano de Bergerac"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Josephine Hull, "Meu Amigo Harvey"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
George Sanders, "A Malvada"

MELHOR FOTOGRAFIA P&B
"O Terceiro Homem"

MELHOR FOTOGRAFIA CORES
"As Minas do Rei Salomão"

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Três Dias de Amor" (França/Itália)

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
"Destino À Lua"

MELHOR FIGURINO P&B
"A Malvada"

MELHOR FIGURINO CORES
"Sansão e Dalila"

MELHOR SOM
"A Malvada"

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE P&B
"Crepúsculo dos Deuses"

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE CORES

MELHOR TRILHA SONORA MUSICAL
“Bonita e Valente"

MELHOR TRILHA SONORA DRAMA
"Crepúsculo dos Deuses"

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Mona Lisa", de "Missão de Vingança"

MELHOR ROTEIRO
"A Malvada"

MELHOR HISTÓRIA E ROTEIRO
"Crepúsculo dos Deuses"

MELHOR HISTÓRIA ORIGINAL
"Pânico Nas Ruas"

MELHOR MONTAGEM
"As Minas do Rei Salomão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário