sábado, 23 de março de 2019

Os Vencedores do Oscar 1939

Desde sempre compreendeu-se que a sisudez dos membros da Academia de Artes Cinematográficas evitava premiar filmes de comédia em detrimento aos dramas densos, ou até mesmo melodramas, considerados mais apropriados para a elegância almejada pela premiação. No entanto, não havia como negar a pertinência e a importância das comédias executadas por Frank Capra naquele período (os anos pós-Depressão) que serviram de alento a uma sociedade desiludida e sem muita razão para sorrir.
Tanto é que são dele as duas primeiras obras de comédia premiadas na categoria principal: No caso, “Aconteceu Naquela Noite”, em 1935 (já chegamos lá), e “Do Mundo Nada Se Leva”, o grande vencedor da cerimônia de 1939.
Muitos foram, entretanto, aqueles que apostaram suas fichas na vitória de “Jezebel”, de William Wyler, a trazer em seu elenco Henry Fonda, Bette Davis e Fay Bainter (estas duas últimas, premiadas com os Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente); ou no clássico de Jean Renoir, “A Grande Ilusão”. No total, haviam dez indicados muito expressivos, e todos eles dignos de uma premiação –além dos já citados, havia “As Aventuras de Robin Hood”, com Errol Flynn (vencedor de três prêmios técnicos), “A Epopéia do Jazz”, “Quatro Filhas”, “A Cidadela”, “Piloto de Provas”, “Pigmalião” e “Com Os Braços Abertos”.
Falando nele, 1939 também marca a segunda vitória consecutiva de Spencer Tracy, por “Com Os Braços Abertos”, na categoria de Melhor Ator –feito semelhante só se repetiria com Tom Hanks, cerca de seis décadas depois!
Na foto acima está Walt Disney recebendo um Oscar Honorário para lá de especial: Um reconhecimento ao revolucionário trabalho prestado em animação com "Branca de Neve e Os Sete Anões"; pode-se notar que é um Oscar de tamanho normal acompanhado de sete miniaturas (!).

MELHOR FILME
"Do Mundo Nada Se Leva"

MELHOR DIREÇÃO
"Do Mundo Nada Se Leva", Frank Capra

MELHOR ATRIZ
Bette Davis, "Jezebel"

MELHOR ATOR
Spencer Tracy, "Com Os Braços Abertos"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Fay Bainter, "Jezebel"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Walter Brenan, "Com Os Braços Abertos"

MELHOR ROTEIRO
"Pigmalião"

MELHOR HISTÓRIA ORIGINAL
"Com Os Braços Abertos"

MELHOR FOTOGRAFIA
"A Grande Valsa"

MELHOR DECORAÇÃO DE INTERIORES
"As Aventuras de Robin Hood"

MELHOR SOM
"The Cowboy And The Lady"

MELHOR TRILHA SONORA
"A Epopéia do Jazz"

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
“As Aventuras de Robin Hood"

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Thanks For The Memory", de "Folia A Bordo"

MELHOR MONTAGEM
"As Aventuras de Robin Hood"

Nenhum comentário:

Postar um comentário