Estruturado num hoje incomum formato episódico,
este filme produzido pela TV inglesa no início da década de 1990 adapta três
contos de renomados autores norte-americanos por três diferentes diretores
(Frederic Raphael, roteirista de “Um Caminho Para Dois” e “De Olhos Bem Fechados”, de Kubrick; o imprevisível e frequentemente controverso Ken Russell;
e o renomado Tony Richardson), todas as histórias são ambientadas nos anos
1920, e todas tratam da natureza comiserativa presente nos desenlaces (e
desfechos) amorosos, acompanhadas por uma bela trilha sonora que serve de
conexão entre os episódios, assinada por Marvin Hamlisch, esbanjando
sensibilidade.
O primeiro, “Homem Na Camisa Brooks Brothers”,
de Mary McCarthy, trata de um homem (Beau Bridges, irmão de Jeff Bridges) e uma
mulher (Elizabeth McGovern) que veem a se conhecer durante uma viagem de trem.
Embora ele seja completamente diferente do tipo de homem que ela almejava, o
envolvimento acontece. Assinado por Frederic Raphael, em seu único crédito como
diretor, onde ele assume também sua
especialidade: O roteiro.
Talvez por isso este segmento tenha tanta
solidez e seja tão envolvente quanto niilista em relação aos sentimentos na
comparação com o teor passional dos demais.
O segundo, “Penumbra Antes dos Fogos de
Artifícios”, de Dorothy Parker (autora retratada em “O Círculo do Vício”, de
Alan Rudolph), dirigido por Ken Russell, envolve uma jovem rica (Molly
Ringwald) que, apesar de estar apaixonada não consegue acreditar na sinceridade
do amor que seu namorado lhe dedica em razão de seu notório passado como
conquistador.
Embora ostente a habilidade inconteste de
Russell, este episódio sofre ligeiro prejuízo devido ao ator principal, Peter
Weller (de “Robocop”, de Paul Verhoeven), cuja interpretação algo fria e
distanciada impede a narrativa de atingir seus objetivos.
E o terceiro, “As Colinas Como Elefantes
Brancos”, de Ernest Hemingway, realizado por Tony Richardson, acompanha um
diálogo entre um escritor (James Woods) e uma jovem rica (Melanie Griffith,
absurdamente maravilhosa). Eles são amantes. Ela está grávida dele. Numa parada
de trem em plena Espanha, os dois deliberam a possibilidade dela praticar ou
não um aborto.
Dentre todos é o episódio que escancara com
mais propriedade as dores do coração.
Como é normal em um
compêndio de caráter, estilos e realizadores alternados –ainda que amparados no
rigor de um mesmo tema –a sucessão de contos é irregular, evidenciando a
superioridade de uns e os equívocos de outros, no entanto, são três obras que,
cada qual ao seu jeito, valem a conferida.
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