Crítica do amigo Fabricio
Gurski
Seguindo a cartilha do mestre Alfred Hitchcock
é repleto de pistas e recompensas, fazendo jus ao status de grande filme de
suspense e mistério ganho precocemente no seu lançamento.
Pois, um bom filme de mistério ou suspense,
além de contar uma boa história precisa de alguma maneira surpreender o
espectador, digo mais, é aqueles exemplares que depois de momentos tensos
quando chegam na reta final, no desfecho, revelando o seu segredo –e ali o
espector pensa (verbaliza) "poxa tava na cara o tempo todo" –então, isso
eu considero um ótimo filme do gênero, assim é “O Sexto Sentido”.
Ao assisti-lo novamente, sempre percebo coisas
novas, vejo o tremendo trabalho e dedicação aplicado no filme, o roteiro
primoroso, com diálogos consistentes, os personagens coerentes e dignos ao
universo naturalista do filme, e M. Night Shyamalan para complementar a sua própria
obra, optou por um estilo de narrativa clássica com edição e direção
minimalistas usando na montagem muito ‘fade out’ e cortes suaves, repletos de
rimas visuais, trilha sonora marcante e acentuada, se não bastasse tudo isso
ainda vemos um elenco magnífico (parece em alguns momentos até um documentário,
um realismo absoluto), desde o jovem Haley Joel Osment até o experiente Bruce
Willis e todos que os cercam estão mais que convincentes, dando vidas às
personagens.
A condução da história faz o espectador viajar
por sensações diversas, passeia entre os extremos da tristeza e da alegria,
tudo isso, graças à estética impressa no exemplar por M. Night, pois temos um
trabalho extremamente dramático que conforme acontecem as viradas (os plots) o
gênero se transforma, e quando chegamos ao meu amado gênero terror tomamos bons
sustos e muita tensão.
O clima de mistério aumenta
a cada descoberta do Dr. Malcom, e assim a apreensão, a angústia e o sofrimento
crescem até a descoberta definitiva e não tão aliviante, o expectador vivência
tudo de uma forma ímpar no cinema de gênero das duas últimas décadas, “O Sexto
Sentido” pode ser considerado uma obra prima do cinema de gênero, e assim não é
nenhum absurdo compará-lo com alguns dos exemplares do mestre do
suspense/mistério Alfred Hitchcock.
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