Os primeiros takes de “Sayonara” deixam
evidente a intenção do diretor Joshua Logan (de “Férias de Amor”) em agregar
algo da narrativa característica do cinema japonês, objetivo que ele vai
gradativamente abandonando a medida que o roteiro de seu drama acomoda cada vez
mais predicados e expedientes hollywoodianos.
“Sayonara” se passa na Guerra da Coréia, uma
década após os eventos da Segunda Guerra Mundial. O habilidoso aviador, major
Lloyd ‘Ace’ Gruver (Marlon Brandon, no auge de seu estrelato) é despachado para
o Japão por intermédio de seu mentor, o General Webster (Kent Smith), que está
a poucos passos de ser também seu sogro: Gruver está em processo de noivar com
a filha dele, Eillen (Patricia Owens).
Nesse ínterim, Gruver deveria convencer outro
militar, também ele enviado ao Japão, a desistir de seu casamento com uma
japonesa, prática vista com maus olhos pelo Exército Americano –no entanto,
tudo o que Gruver consegue é que Joe Kelly (Red Buttoms) se torne seu amigo e
acabe convidando-o como padrinho de seu casamento com Katsumi (Miyoshi Umeki).
No Japão, Gruver se depara com a forte
segregação imposta pelo Exército Americano (então em ocupação no país) que
reprime completamente o envolvimento de soldados americanos com cidadãs
japonesas; exemplo disso não só é o matrimônio de Kelly e Katsumi, mas também
as casuais tentativas do capitão Mike Bailey (James Garner) em sair com uma
dançarina.
É ao lado de Mike que Gruver, durante um dos
atritos em seu relacionamento morno e impessoal com Eillen, conhece as
Dançarinas de Matsubayashi, e encanta-se por sua estrela principal, a radiante
Hana-Ogi (Miiko Taka).
Gruver sente por ela um arrebatamento que sua
noiva jamais lhe despertou nem mesmo em sentido figurado.
Nas semanas seguintes, esforça-se por chamar-lhe
a atenção: As Dançarinas de Matsubayashi, em especial as protagonistas de suas
peças como Hana-Ogi, recebem vigilância cerrada o que as torna quase
inacessíveis.
Todavia, Kelly e Katsumi são amigos de
Hana-Ogi, e conseguem arquitetar um encontro dela com Gruver em sua residência,
permitindo assim que a paixão se concretize.
Sem pressa e atento a todos os minimalismos
dramáticos de seu competentíssimo elenco, o diretor Joshua Logan não se furta
de narrar uma história de amor com seus elementos clássicos a impor barreiras
aos apaixonados. Aqui, a memória recente de Segunda Guerra Mundial leva
Hana-Ogi inicialmente a rejeitar Gruver, pois seu pai foi vítima das bombas
atômicas; depois, quando ela se rende ao amor, é a própria condição existencial
das nações, ainda a enxergar-se como inimigos de guerra que os separam –o
exército, na forma de seus oficiais, tenta o possível para impedi-los de se
amar.
Não só Gruver e Hana-Ogi, diga-se: Também Kelly
e Katsumi sofrem com essa imposição e, num tratamento bem mais breve,
testemunhamos vislumbres de Eillen, afastando-se de Gruver e enamorando-se pela
sensibilidade de um ator de teatro kabuki, Nakamura, vivido com delicadeza por
Ricardo Montalban (que, longe de ser japonês, adquire essa etnia graças à
pesada maquiagem).
Diretor de origens teatrais, Joshua Logan trata
sua obra enfatizando o melodrama no preciosismo das boas atuações (Red Buttoms
e Miyoshi Umeki ganharam ambos os Oscar 1958 de Melhores Coadjuvantes) e
construindo situações que se seguem com naturalidade sobrepujando a exigência
da considerável duração. Expectadores mais familiarizados com a cultura
japonesa irão identificar algumas irregularidades na reconstituição do filme,
entretanto, mais do que sua eficácia na caracterização, seu grande mérito é mesmo
ser uma das primeiras superproduções a revelar aspectos do Oriente (culturais,
inclusive) às plateias ocidentais.
Para tanto, a edição
emprega ritmos simultâneos que expõem os diversos rituais que integram vários
dos eventos triviais japoneses com uma alternância irregular –ora é pausado e
contemplativo; ora, cadenciado e ininterrupto –essas características desiguais
inicialmente tornam peculiar o resultado, mas o filme como um todo logo adquire
equilíbrio conquistando o envolvimento e a empatia do expectador.
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