sábado, 10 de outubro de 2015

O Iluminado

Escritor obscuro, buscando tranquilidade para escrever um livro aceita o emprego de zelador de um hotel nas montanhas, que ficará fechado e sem comunicação no inverno.
Isolado lá com sua mulher e o filho pequeno, ele passa a ter alucinações envolvendo antigos funcionários e hóspedes que tiveram destinos trágicos em vários dos quartos. Logo, ele começará a desenvolver instintos homicidas que ameaçarão a segurança de sua família. 
Basta um diretor do porte de Stanley Kubrick para urgir um dos filmes definitivos sobre casas mal-assombradas.
É claro que o crescente desequilíbrio de Jack Nicholson é magistral, mas é a técnica do diretor Kubrick que faz toda a diferença.
Adaptado do best-seller de Stephen King, este grande filme gerou (e de certa forma ainda gera) uma certa polêmica no que diz respeito a forma com que o livro foi adaptado. Uns dizem que Kubrick planta pistas falsas a fim de confundir sem maiores expedientes, outros, que ele fez um filmes disforme em termos narrativos com a intenção de criar mensagens subliminares. A verdade é que King tanto renega esta adaptação que ele mesmo encarregou-se de produzir uma nova versão (em forma de minissérie) nos anos 1990. Muito inferior a este trabalho.
O quê Kubrick faz aqui é uma obra tecnicamente perfeita, como habitualmente eram alías, seus trabalhos. Muitos são os cinéfilos que ousam dizer que "O Iluminado" é, antes de uma adaptação de Stephen King, uma forma de também refilmar "O Ano Passado em Marienbad" de Alan Reisnais.
Embora a princípio pareça uma afirmação esquisita e sem sentido, há elementos que reforçam essa impressão, e que curiosamente aproximam os dois filmes (que numa primeira e superficial análise não parecem ter nada em comum, mas logo podemos notar o contrário): A começar pela estranha similaridade de uma sinopse mais vaga; Um casal, perdido num hotel, enquanto que fantasmas perambulam por seus corredores.
A despeito disso, e do fato de jamais sabermos ao certo quais seriam as intenções de Kubrick para com este e para com qualquer um de seus filmes, tão enigmático era esse autor, "O Iluminado" é uma obra que figura entre os grandes filmes de terror do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário