Consagradíssima vencedora de dois Oscar de
Melhor Atriz (por “Acusados” e por “O Silêncio dos Inocentes”), a atriz Jodie
Foster já experimentou em algumas ocasiões a função de diretora –com o ótimo drama
“Mentes Que Brilham”, a comédia “Feriado Em Família” e com este filme aqui,
onde administra muito bem os elementos dramáticos, cômicos e absurdos da trama
dando-lhe equilíbrio e delicadeza.
Outro nome a ser citado é o do astro Mel Gibson
–que então passava por uma fase turbulenta na carreira devido à alguns
escândalos; amigos desde os tempo em que dividiram a cena em “Maverick”, Jodie
e Mel se reencontram neste filme (inclusive em cena, já que interpretam marido
e mulher) que aborda com um sabor de drama familiar uma neurose que progride
para um esboço de loucura.
Profundamente afetado pela depressão, o
empresário Walter Black (Mel Gibson) abandona a casa, esposa e filhos para
morar num motel onde, em desespero, tenta o suicídio.
Após fracassar, um fantoche de castor assume
uma persona que o confronta e o incentiva a encarar sua vida (!).
Walter retorna ao lar e ao convívio com a
família, sempre "representado" pela persona do castor, que aos poucos
passa a controlar toda a sua vida, inclusive no âmbito profissional.
Realizado com a delicadeza habitual de atores
que se arriscam na direção –e que por isso enfatizam as sutilezas da atuação –o
filme de Jodie Foster, no entanto, abre mão da graciosidade que parece se
ensaiar em sua primeira parte, optando por um desfecho de ordem mais realista.
Responsável direto pelo equilíbrio que a narrativa conquista entre esses dois
pólos quase extremos, Mel Gibson sai-se muito bem num papel bastante complexo
de homem comum incitado pelo desprendimento de um fantoche (que, diga-se, ele
mesmo interpreta), um trabalho que, se fosse feito por um ator menos visado do
que ele, certamente teria rendido uma indicação ao Oscar.
P/S: Chega a ser estranho ver Jennifer
Lawrence, hoje tão estrela, num papel de coadjuvante vivendo a namoradinha do
filho do protagonista, vivido pelo saudoso Anton Yelchin.
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