Não é nem um pouco coincidência o fato desta
primorosa antologia de contos de ficção científica animados lembrar a estrutura
narrativa do clássico “Heavy Metal-Universo Em Fantasia”: Durante muito tempo,
os produtores, os também diretores David Fincher (“Seven”, “Clube da Luta”) e
Tim Miller (“Deadpool”) cultivaram a ideia de criar uma nova versão de “Heavy
Metal” para uma nova geração.
Entretanto, a visão autoral e irredutível de
Fincher (cujo perfeccionismo sempre partiu da consciência de qualidade em suas
obras) esbarrou na intervenção desnecessária de executivos que financiavam a
produção, então nos estúdios da Paramount, o que empacou o projeto por anos,
até ele ser enfim viabilizado pela Netflix, perdendo, no processo, a famosa
alcunha que lhe atrelava àquele clássico da animação.
São dezoito episódios animados absolutamente
fenomenais em sua temática, radicais em seus estilos completamente
diferenciados (que, por conta disso, também fazem lembrar bastante
“Animatrix”), e tão geniais quanto admiráveis em suas ousadias:
Quando O Iogurte Assumiu O Controle
Num tom de galhofa que até remete enganosamente
ao humor das animações convencionais –dirigidas ao público infantil
–descobrimos uma história na qual um produto lacticínio dotado de propriedades
incomuns, um iogurte (!), adquire vida própria e com isso, passa a interferir
nos assuntos políticos da humanidade.
Provando-se certo em inúmeros aspectos, o
iogurte (que se comunica através de vozes emitidas em suas bolhas ou de
palavras escritas em seu cereal de letrinhas!!!) vai acumulando cada vez mais
poder, se tornando proprietário incondicional do Estado de Ohio (!) –que, por
sua influência, torna-se uma potência imune às mazelas de outros locais do
mundo.
Era do Gelo
Fundindo encenação live-action com animação
computadorizada, este episódio dirigido pelo próprio Tim Miller relata o caso
surreal de um casal (Mary Elizabeth Winstead e Topher Grace) que descobre uma
civilização nos moldes da humana vivendo em seu congelador –e, portanto,
atravessando um período similar a da Era do Gelo!
A civilização em miniatura, no entanto, é tão
pequena quanto fugaz: Suas vidas transcorrem numa velocidade muito maior, o que
faz com que o casal testemunhe, em questão de minutos, a sua evolução, suas
descobertas tecnológicas, a propensão à guerra e, por fim, à auto-destruição
quando os pequeninos descobrem, enfim, a fusão nuclear.
A Vantagem de Sonnie
Um grupo de apostadores de estranhas lutas
ilegais –onde o usuário incorpora espécies de monstros de seu subconsciente,
controlando-os com a mente –perscruta uma jovem competidora com fama de ser
implacável; no entanto, eles a confrontam com a ordem de perder deliberadamente
uma luta para que possam lucrar com sua aposta.
A jovem, porém, irá surpreendê-los com uma
curiosa reviravolta.
Um ótimo episódio, enxuto, visualmente
envolvente e complexo no questionamento que faz a respeito dos monstros que
existem em todos nós –alguns, como aqui, literalmente!
Os Três Robôs
Num início que remete diretamente a
“Exterminador do Futuro”, de James Cameron, acompanhamos um descontraído tour
turístico de três robôs de inteligência artificial –um deles, divertidamente
similar ao Hal-9000 de “2001-Uma Odisséia No Espaço” –por um planeta Terra
completamente devastado, quando a Humanidade se encontra então extinta.
Os robôs trocam impressões, interessados por
aquela tal raça humana que tanto os intrigava com suas contradições –e, nessa
observação plena de inteligência, a animação permite reflexões existencialistas
contundentes e inesperadas sem abrir mão do bom humor.
A Testemunha
O mais sensual de todos os episódios não
economiza em cenas de nudez de sua personagem protagonista, evidenciando
claramente o entusiasmo dos realizadores em poder utilizar elementos como sexo
e violência em animação de qualidade com proporções antes tidas como
improváveis no circuito comercial.
Num cortiço de uma metrópole aparentemente
oriental, uma jovem garota de programa vê, por acaso, da janela de um prédio, o
assassinato de outra jovem da mesma profissão –e, para efeitos de ordem tanto
alegórica quanto paradoxal, que farão maior sentido no desfecho, a jovem morta
é uma duplicata exata dela!
Segue-se uma fuga desenfreada, onde a jovem
tenta escapar do encalço do assassino, culminando em um ato de violência para
salvar a própria vida.
Noite de Pescaria
Dois homens, um jovem e outro mais velho (pai e
filho, talvez), ambos engravatados, viajam por um deserto à noite quando o
carro enguiça.
Na desolada noite que se segue, eles são
surpreendidos por aparições etéreas de criaturas marítimas em pleno deserto,
qual miragens.
O jovem se deixa levar por essa espécie de
embriaguez visual, o mais velho, porém, não deixa de perceber (um tanto quanto
tarde demais) que mesmo ali espreitam perigos muito reais.
Proteção Contra Alienígenas
Uma mescla muito interessante de
contemporaneidade e futurismo define este episódio –o que pode ser visto como
‘cyberpunk’, um conceito usado na grande maioria dos outros episódios.
Aqui, um fazendeiro norte-americano e sua
esposa (assim como toda sua vizinhança) usam maquinários pilotáveis cujo
formato são de imensos robôs –parecidíssimos com as máquinas vistas em
“Aliens-O Resgate”, “Avatar” e em “Matrix Revolutions”.
Tais máquinas são empregadas em combates
ferozes contra criaturas alienígenas que se materializam nas redondezas e atacam
o gado. No entanto, a aparição de um portal descomunal –pelo qual passarão
milhares daquelas criaturas –pode colocar toda a comunidade em perigo se três
deles não conseguirem bloquear a invasão.
Sugador de Almas
Dentro de uma tumba milenar, um grupo de
mercenários armados até os dentes se depara com o que um veterano arqueólogo
junto deles afirma ser o próprio Conde Drácula (!).
Contudo, o retrato de Drácula aqui é
absolutamente distinto dos vampiros elegantes e sedutores personificados por
Bela Lugosi ou Christopher Lee: Neste episódio explosivo, vertiginoso e
ininterrupto, ele é um monstro de selvageria implacável –minto, na verdade, há
algo que o faz parar: Ao que parece, Drácula teme a mera presença de um gato
(!).
Uma animação que curiosamente lança mão de
preceito improváveis para construir uma abordagem bem desigual do mito do
vampiro.
Para Além da Fenda de Áquila
Lembrando um pouco a premissa do rocambolesco e
irregular “The Cloverfield Paradox”, este episódio parte da tortuosa aventura
de um astronauta membro de uma tripulação que deveria permanecer em estado
inanimado durante sua viagem espacial. Algo acontece durante a passagem por um
portal, e o astronauta se vê diante de uma mulher bela e enigmática –quase uma
versão de femme fatale no espaço sideral.
E, como tal, ela também guarda estarrecedores
segredos: Revelações que farão o protagonista rever o que ele presume como
sendo realidade.
Boa Caçada
Dotado de um fatalismo inerente às animações
japonesas que busca evocar, este episódio acompanha a relação surgida entre um
jovem caçador e inventor japonês e uma transmorfa capaz de oscilar entre as
formas de uma linda mulher e de uma raposa de cauda imensa –um ser
figurativamente folclórico no Japão.
Iniciada na floresta, a relação parece caminhar
para uma espécie de romance proibido a medida que ele se enternece pela beleza
dela e a acoberta de outros caçadores.
Mas, a guinada de sua trama chega a ser cruel:
Cada qual ao seu jeito, ambos vão do campo para a cidade industrializada. Ele
finalmente aderindo à sua aptidão como inventor. Ela, cedendo ao fato de que
sua beleza serve de mercadoria aos homens.
Ao se reencontrar em uma noite, ela mostra que
seu corpo é agora cibernético (!), pois foi drogado, mutilada e submetida a
operações por um cliente doentio e abusivo –de seu corpo orgânico só restou a
cabeça; tudo o mais virou máquina.
Ela, portanto, precisa da ajuda dele que, com
suas habilidades mecânicas, criará um novo corpo cibernético, capaz também ele
de assumir uma forma de raposa, com a qual ela poderá levar justiça às mulheres
exploradas.
O Lixão
Não obstante o alto padrão de qualidade mantido
aqui, em algum momento um dos episódios precisa arcar com a alcunha de ‘ponto
baixo da obra’ –essa ingrata tarefa parece pairar sobre este conto sarcástico
de terror mais do que sobre outros.
Um senhor vive num depósito de lixo. Com a
chegada muito esparsa de um cético inspetor, ele tenta convencê-lo, sem muito
sucesso, de que existe uma forma de vida potencialmente perigosa surgida dos
entulhos tóxicos do lixo.
Carregado de ironia e sarcasmo, o episódio
procura observar os meios inesperados que a vida tem de se manifestar e
co-existir, ao mesmo tempo em que dá uma alfinetada nos procedimentos
inclementes das grandes corporações.
Metamorfos
Ambientado na guerra do Oriente Médio, vemos o
exército norte-americano lançar mão de um recurso inesperado, extraído
inevitavelmente do terreno da fantasia: Alguns indivíduos no batalhão são
lobisomens –denominados ‘metamorfos’ –e, portanto, além da força e resistência
sobre-humanas, eles são capazes também de perceber armadilhas graças aos seus
sentidos aguçados, sobretudo seu olfato. Apesar de tudo, é inevitável que essas
criaturas –que assumem a forma humana na maior parte do tempo –sofram certa
rejeição da parte dos soldados comuns.
Dois deles são parceiros numa mesma tropa
lidando com essas condições quando descobrem algo preocupante: Que também
existem perigosos ‘metamorfos’ atuando ao lado do Taliban!
Ajudinha
Num episódio que parece fundir as premissas de
“Gravidade” e “127 Horas”, uma astronauta se vê solitária em meio à manutenção
de um satélite em plena órbita terrestre. Um mero parafuso em rota de colisão,
contudo, a coloca em sérios apuros: Sua ponta fura seu tanque de oxigênio, e
ela se desprende do satélite e de sua nave, flutuando à deriva. Ela precisa
arremessar algo para que o efeito de compensação a leve para perto da nave
outra vez, mas quando acabam suas opções ela só tem uma alternativa: Se
auto-mutilar (!).
13-O Número da Sorte
Numa guerra indefinida, transcorrida num futuro
próximo, uma mulher, piloto de aeronave coleciona árduas missões, sempre no
comando da aeronave N° 13, tida pelos demais militares como agourenta devido à
sua numerologia e às fatídicas mortes de suas duas equipes anteriores.
Apesar de achar-se imune ao fator má sorte, a
comandante, numa de suas últimas missões, justamente a 13ª, precisa fazer um
sacrifício para salvar a si e aos soldados que deveria resgatar.
Zima Blue
Uma brilhante e profunda reflexão sobre a arte,
a vida e a mortalidade. Neste conto, num futuro distante, acompanhamos a
trajetória do misterioso artista Zima, pelos olhos de uma jovem jornalista que
tenta compreender os propósitos de um enigmático quadro azul que surgiu
timidamente em suas obras –e que depois passou a predominar sobre elas.
Logo, o próprio Zima aparece para esclarecer
suas intenções e suas origens, dando à animação um rumo assombrosamente
inesperado.
Ponto Cego
Uma perseguição nas estradas em um futuro
distante. Embora a premissa desse mundo seja bem preenchida por detalhes
pertinentes e um desenvolvimento de personagens imensamente satisfatório para
sua curta duração, o episódio é pouco mais que uma grande cena de ação –e isso,
de modo geral, só depõe a favor do talento dos realizadores.
Um grupo de robôs de alta tecnologia –a ponto
de possuírem, inclusive, personalidades bastante singulares –persegue um
comboio por uma estrada. Eles devem impedi-lo de chegar a um determinado ponto;
nem que para isso precisem se sacrificar.
O final, após tanta adrenalina, reserva uma
reviravolta bem interessante.
Histórias Alternativas
‘Multiversidade’ é uma espécie de sistema que
oferece a oportunidade de contemplarmos multiversos onde a História conhecida
seguiu rumos um pouco diferentes.
Aqui, observamos seis realidades alternativas
que mostram diferentes mortes sofridas por Adolph Hitler (de forma hilária, por
sinal) antes que ele tivesse chance de ascender como o Fuhrer nazista.
As consequências são muitas vezes imprevisíveis
e, com frequência, debochadas.
A Guerra Secreta
Numa sequência que lembra
muito os gráficos de videogames como “Medal Of Honor” ou “Gears Of War” –e que,
por seu teor eletrizante, foi escolhida para encerrar esta antologia
–acompanhamos uma tropa de dedicados soldados soviéticos no que parecem ser os
anos 1910 ou 20. Ao contrário dos inimigos de praxe, eles combatem seres
monstruosos que teriam sido convocados inadvertidamente por oficiais russos, e
agora ameaçam infestar as montanhas gélidas da Sibéria e chegar até os
povoados.
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