segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Tudo Por Um Sonho

Separado da esposa e da filha por vinte anos enquanto foi prisioneiro do regime totalitário de Cuba, o sonhador Juan Perez (o sempre bom Alfred Molina) não deixa de ser vítima das imprevisíveis ironias da vida quando parece enfim aportar nos EUA: Ele é equivocadamente tomado pelo oficial de imigração como marido da ex-prostituta Dorita (Marisa Tomei, voluptuosa e insinuante como nunca), já que o sobrenome Perez é relativamente comum entre os imigrantes.
Para eles, é até conveniente a manutenção do engano: Famílias numerosas não são deportadas para inumanos abrigos militares e ainda recebem patrocínio de assistentes sociais voluntários para começar a vida nos EUA.
É por isso que Dorita passa a procurar 'membros da família' entre os refugiados, desde o 'papai' (um idoso senil que anda nu e sobe em locais altos) até o 'filho do casal' (um menino órfão já familiarizado com a malandragem dos subúrbios).
Do outro lado desta trama de encontros e desencontros, a esposa verdadeira de Juan, Carmella (Anjelica Huston) e sua filha Teresa (Trini Alvarado, de “Os Espíritos”) tentam –mas, nunca conseguem –reencontrá-lo, e a desilusão resultante começa a empurrar Carmella para os braços do pretendente mais próximo, o detetive Pirelli (Chazz Palminteri).
A diretora indiana Mira Nair não esconde, em sua filmografia, o apreço por temas e indivíduos marginalizados, é pena que ela use desse interesse criativo para fazer aqui uma mera comédia romântica; sim, porque por mais que hajam subterfúgios inesperados (como a repentina morte de um dos personagens) nada esconde o fato de que tudo conspira para que o amor vá brotar entre Juan e Dorita.
Ao menos, Mira Nair se beneficia de presenças formidáveis que aumentam o interesse pelo filme, como a vulcânica Marisa Tomei, a encantadora Anjelica Huston e os charmosos Alfred Molina e Chazz Palminteri.

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