Em 1998, o jornalista Tom Junod foi incumbido
de traçar um perfil de uma dentre várias personalidades tidas como heróis
americanos para uma matéria na revista onde trabalhava. Ao invés das 400
palavras requisitadas por sua editora-chefe, porém, Junod teceu um artigo de 10
mil palavras no qual relatava o impacto que tal personalidade teve em sua vida.
O artigo virou matéria de capa, e a
personalidade em questão era o ícone televisivo Fred Rogers, apresentador do
longevo programa infantil “Mister Roger’s Neighborhood”.
A história de como se deu essa entrevista e a
relação entre entrevistador e entrevistado é o eixo central deste “Um Lindo Dia
na Vizinhança” no qual o extraordinariamente terno Fred Rogers é vivido pelo
único ator que faria jus a sua personificação: Tom Hanks, também um ícone do
bom-mocismo e das boas maneiras.
O nome do protagonista foi convertido para
Lloyd Vogel, mas ele continua sendo um jornalista –e interpretado pelo bom ator
Matthew Rhys, de “The Post-A Guerra Secreta”, de Steven Spielberg, também ao
lado de Tom Hanks.
Assolado pela recente paternidade e, sobretudo,
pelo retorno conflituoso de seu pai, Jerry (Chris Cooper) à sua vida –os dois
não se falavam à quase quinze anos –Vogel é, acima de tudo, um repórter
analítico, ferrenho e niilista, disposto a perseguir até o fim a dura realidade
por trás dos fatos e das pessoas.
Quando lhe é dada a tarefa de compor um perfil
do imaculado Mister Rogers, ele de pronto se propõe a descobrir o ser humano
real que se esconde por trás daquelas atitudes serenas e sorridentes –uma
pessoa normal, deduz ele, não pode ser assim o tempo todo.
Entretanto, Fred Rogers se revela um tópico
mais complicado do que ele esperava: Com seu jeito de falar polido e pausado,
seu comportamento absolutamente ímpar e cordial, Rogers não parecia, longe das
câmeras, alguém que interpretava um personagem, mas a própria figura
reconhecível da TV de fato. As tentativas de Vogel em fazer aflorar alguma
verdade indiscreta em seus comentários ou surtir alguma reação mais áspera de
seu interlocutor só enfatizam o respeito e a tranquilidade com que Rogers
lidava com tudo e com todos.
Mais que isso: Deixava claro a compreensão
circunspecta que esse ser humano muito especial tinha da necessidade
existencial de apreciar e valorizar cada momento de vida, bem como a resoluta
determinação quase pastoral em passar essa compreensão adiante.
Na inversão que parece ser o grande cerne de
seu filme, a diretora Marielle Heller vai mostrando pouco a pouco a maneira com
que sutilmente Rogers manipula as intenções de seu amargo entrevistador,
fazendo com que seja ele quem exponha seus sentimentos e suas carências
–possibilitando a Vogel encontrar assim uma redenção para seu problemático
drama familiar.
Uma cena de “Um Lindo Dia na Vizinhança” é
particularmente notável: Nela, Rogers e Vogel, sentados numa lanchonete
conversam sobre as amenidades e os aborrecimentos. Rogers, então, propõem ao
quase sempre injuriado Vogel que aproveite, ali mesmo, um minuto de silêncio de
seu tempo para recordar de todas as pessoas cujo amor moldou o ser humano que
ele é. E o filme, de fato, leva a cena toda a parar, a silenciar, para que esse
momento passe.
O close no rosto de Tom Hanks leva o ator a
olhar para a própria câmera –ou seja, para nós mesmos! –transformando esse
momento em algo muito mais pessoal e subjetivo.
Certamente, não haveria de ser fácil, nem para
Tom Hanks, nem para ninguém, incorporar com perfeição o carisma amoroso e a
retidão moral e sentimental à toda prova que o verdadeiro Fred Rogers conseguia
passar –e, embora chegue a reproduzir com minúcia estudada os trejeitos de
Rogers em suas apresentações televisivas (que ganham uma espécie de sentido
narrativo junto à trama), Hanks não escapa de uma afetação alienada, uma redundância
de estranheza como se ao incorporar um palestrante, ele absorvesse maneirismos
do expectador estupefato.
Ainda assim, é uma
interpretação cheia de méritos, central a um filme sensível e feito para
emocionar, e a Academia indicou Hanks ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por
isso.
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