"Você é minha razão de existir. Você é todas as minhas razões."
Embora brilhante, John Nash (Russell Crowe, em
estado de graça) não conseguia se adaptar nem mesmo ao ambiente intelectual e
culto da rigorosa academia à qual estudava.
Seu único amigo parecia mesmo ser o prestativo e
descontraído Charles (Paul Bettany).
Apenas de uma coisa Nash era absolutamente
convicto: A do quão genial ele era, e de que, em algum momento, tal genialidade o
conduziria também à grandeza.
Até lá, ele dividiu-se, depois de formado, entre
a vida matrimonial com sua bela esposa Alicia (a maravilhosa Jennifer
Connelly), as ocasionais e cada vez mais dispersas aparições de Charles, e um
trabalho ultra-secreto para o governo, na forma do ameaçador agente Parcher (Ed
Harris).
Mas, havia algo de errado.
E isso pode alterar toda a percepção da
realidade que Nash (e o expectador) possuía até então –a partir da
extraordinária história de John Nash, um gênio da matemática cujo grave
problema de esquizofrenia passou despercebido boa parte da sua vida, inclusive
da própria esposa, o diretor Ron Howard constrói seu melhor e mais maduro
trabalho, amparado num roteiro magnificamente bem organizado e estruturado por
Akiva Goldsman.
Quando quase sucumbiu a doença, Nash decidiu
contra todos os conselhos e probabilidades médicas evitar os pesados
medicamentos que poderiam destroçar sua mente, para em vez disso simplesmente
encontrar uma maneira de aprender a conviver com a doença.
Conseguiu viver e se
recuperar para ganhar o prêmio nobel de economia em 1994.Essa surpreendente história real (e transposta para as telas de cinema de modo a realmente preservar-se surpreendente) é o temo deste filme que, em 2001, surpreendeu público e crítica ao ganhar o Oscar de Melhor Filme, superando o favorito "Senhor dos Anéis-A Sociedade do Anel".
Qual produção é, de fato, merecedora do prêmio (e, para tanto, marcante na história do cinema) é passível de discussão, mas não a qualidade do trabalho de Ron Howard que entregou um filme pontuado por aspecto notáveis e momentos comoventes.
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