sábado, 19 de maio de 2018

Os Vencedores do Oscar 1981

Ao observar as retrospectivas do Oscar, percebo que tenho uma tendência quase inconsciente de discordar da Academia. E a cerimônia de 1981 não é exceção: Em meio a tantos ótimos trabalhos (o drama de época “Tess”, de Roman Polanski; o notável “O Homem Elefante”, de David Lynch, e especialmente “Touro Indomável”, de Scorsese, que ao menos ficou com os prêmios de Melhor Ator, para Robert De Niro, e Melhor Montagem) foram premiar logo o filme de Robert Redford? Não que “Gente Como A Gente” seja uma obra ruim, mas ela se torna visivelmente tímida e pálida diante de seus magníficos concorrentes.
Na categoria de Melhor Atriz, Sissy Spacek arrebatou o prêmio com seu versátil trabalho em “O Destino Mudou Sua Vida”, derrotando concorrentes queridas do público como Gena Rowlands, por “Glória”, e Goldie Hawn, por “A Recruta Benjamin” –você não sabia que ela concorreu ao Oscar por este filme?!
Na categoria de Ator Coadjuvante, uma pequena injustiça, digamos assim: O jovem Timothy Hutton venceu o prêmio por “Gente Como A Gente”, sendo que ele é o personagem principal do filme (claro que na categoria principal, ele provavelmente jamais iria superar De Niro) tirando o prêmio de grandes atores como Joe Pesci (“Touro Indomável”), Jason Robards (“Melvin & Howard”) ou Michael O’ Keefe (“O Grande Santini-O Dom da Fúria”).
Ao menos, na categoria de Atriz Coadjuvante não houve discussão: Não havia como negar o prêmio à maravilhosa Mary Steenburgen, por “Melvin & Howard”.

MELHOR FILME
"Gente Como A Gente"

MELHOR DIREÇÃO
"Gente Como A Gente", Robert Redford

MELHOR ATRIZ
Sissy Spacek, "O Destino Mudou Sua Vida"

MELHOR ATOR
Robert De Niro, "Touro Indomável"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Mary Steenburgen, "Melvin & Howard"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Timothy Hutton, "Gente Como A Gente"

MELHOR FOTOGRAFIA
"Tess"

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Moscou Não Acredita Em Lágrimas" (União Soviética)

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

MELHOR FIGURINO
"Tess"

MELHOR SOM
"Star Wars-Episódio 5-O Império Contra-Ataca"

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
"Tess"

MELHOR TRILHA SONORA
“Fama"

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Fame", de "Fama"

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Melvin & Howard"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"Gente Como A Gente"

MELHOR MONTAGEM
"Touro Indomável"

Nenhum comentário:

Postar um comentário