terça-feira, 30 de abril de 2024

A Menina e O Ovo de Anjo


 É difícil e muitas vezes desafiador tentar compreender o que se passa na mente criativa de um autor adepto de criações enigmáticas, ainda mais quando suas obras pulsam de existencialismo e simbologias infindas. Lançada em 1985, o anime “Angel’s Egg” –ou “Tenshi No Tamago”, no original japonês –do mesmo Mamoru Oshii que entregaria “Ghost In The Shell” dez anos depois, é uma obra na qual seu realizador dedicou muitos dos pensamentos angustiadamente reflexivos que lhe assolavam, ela começa e termina compondo a totalidade de um enigma visual que, desde então, tem desafiado gerações de cinéfilos em busca de uma explicação para tudo o que nele se sucede. É uma animação que, em primeiro lugar, contraria radicalmente a máxima equivocada de que animações são feitas para crianças –até mesmo expectadores adultos serão facilmente surpreendidos pela atmosfera deprimente e melancólica que ele exprime, e não serão poucos os que irão até os mais sombrios recôncavos da mente ao ouvir o grito horripilante dado no momento mais terrível de sua história.

Ainda que afirmar que “Angel’s Egg” possui uma história é, também, abrir margem para discussão: O que Mamuro Oshii entrega é uma sucessão de acontecimentos ambientados num mundo lúgubre, onde o dia é um feixe frágil de luz e a escuridão infecta todos os lugares e todas as impressões gerando quase uma sensação perene de agonia. Certamente, é central à sua premissa a jovem menina que percorre esse mundo desabitado de sombras e ruínas. Não existe nada nele, exceto essas edificações abandonadas largadas ao silêncio angustiante, e claro a jovem garota em andrajos surrados e de cabelos claros, quase brancos, cujo único propósito parece ser encontrar e guardar água (certamente, o elemento mais precioso, crucial à narrativa tanto quanto em “Stalker”, de Tarkovski) dentro de repositórios de vidro. Ela também vive a proteger um ovo (!). Na verdade, além dela, há mais alguém ali, sim: O homem misterioso, de expressão vazia que chega naquele mundo logo na cena inicial, aparentemente trazido numa nave estranha, a lembrar um olho humano e adornada de estátuas de pedra.

Esse homem não tarda a encontrar a jovem e, após um estranhamento inicial, os dois passam a percorrer aquela desolação juntos. Ele se recusa seguidamente a responder a pergunta dela (“Quem é você?”), assim como ela também não dá qualquer resposta à única dúvida dele (“O que tem no ovo?”), ainda sim, os dois seguem juntos, e testemunham um instante surreal onde uma legião de estátuas de pescadores começa a se mover em perseguição de gigantescas sombras de peixes. As estátuas atiram seus arpões contra esses peixes que deslizam pelas paredes e pelas ruas, mas nada acertam, a não ser as casas da cidade destruída, no que talvez seja uma analogia da ilusão prejudicial da guerra.

Esse segmento parece bastar para unir a garota e o homem misterioso num tênue laço de confiança e ela o leva até seu reduto, uma construção soturna a lembrar uma espécie de arca deixada para trás. Talvez seja por essa razão que, na sequência, o homem faz um breve relato sobre a história de Noé e a Arca, contudo, nessa versão, a Arca e seus ocupantes, após o imensurável dilúvio promovido por Deus, jamais encontraram, de fato, terra-firme; os sobreviventes definharam dentro da Arca e, sendo assim, ele e a menina podem, ou não, serem meras ilusões num mundo onde nada mais vive. A garota, numa personificação de inocência em oposição ao pessimismo existencial dele, não acha que isso seja verdade. No entanto, ela adormece e, quando acorda, o estranho lhe tomou o ovo, quebrando-o com sua longa arma em formato de cruz (!).

Se há alguma certeza em meio às inúmeras dúvidas que “Angel’s Egg” suscita, é a de que a maioria de seus códigos e simbolismos obedece a uma orientação religiosa –tendo Mamoru Oshii frequentado um seminário quando jovem e deixado a vocação do sacerdócio devido à questionamentos poderosos em sua alma –essas pistas são inúmeras, tais como a onipresença da água (em conjugação ainda com a imagem da própria garota), as chagas de Cristo nas mãos enfaixadas do homem misterioso, a visão de um desenho da árvore da vida, o olho de Deus presente na nave alienígena no início e no final, e muitos outros.

Dentro dessa visão extraordinariamente amarga sobre as incertezas do ser humano, a esperança na vida surge como uma criança abandonada num ambiente gótico, sem vida e sem esperança. Ela, entretanto, mesmo que destituída de seu propósito idealizado em certo momento (o ovo) ainda encontra uma ascensão espiritual na cena da queda no abismo, quando as esperanças e propósitos parecem se fragmentar e se multiplicar numa forma de ilustrar o interminável ciclo de redenção da humanidade.

Tão humildes e generosas são essas complexas considerações da parte de Mamoru Oshii que ele fez toda uma obra, plena de excelência técnica, em que todas as demais considerações, sejam elas da natureza que for, têm também um respaldo plausível e aceitável.

O significado que cada um atribui ao sentido da arte é, afinal, uma experiência tão universal quanto pessoal.

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