Realizador de obras intimistas como “Boyhood-DaInfância À Juventude” e “A Trilogia Antes do Amanhecer”. O diretor Richard Linlatter, junto do astro emergente Glen Powell –ao lado de quem co-roteirizou e co-produziu este projeto –encantou-se com a persona e com a história de vida incomum de Gary Johnson a ponto de conceber, à partir de sua inspiração, um dos melhores filmes de 2024. “Assassino Por Acaso” –ou “Hit Man” –é uma obra profundamente influenciada e intoxicada pela realidade, mas é ao mesmo tempo uma ficção travessa, divertida e ambígua no equilíbrio oscilante com que trafega entre a verdade entendida e a mentira assumida.
Até certo ponto, ele é sobre a vida de Gary
Johnson, e de um ponto em diante, é sobre contar uma boa e empolgante história,
quando então certas amarras da realidade passam a deixar de importar –e esse é
só um dos inúmeros lances inspiradíssimos que o filme de Linklatter nos
apresenta. Professor universitário, Gary Johnson (vivido com maestria inédita
por Glen Powell) tinha a atitude, o aspecto e o perfil de quem jamais escaparia
da vida medíocre de norte-americano de classe média que lhe era reservada.
Entretanto, a renda de seu trabalho na escola era aumentada com um auxílio que
prestava ao Departamento de Polícia, inicialmente, como um mero operador de
escutas e microfones em meio às operações para flagrar potenciais clientes de
assassinos de aluguel. Um certo dia, o policial normalmente designado para se
apresentar ao cliente como matador, o irresponsável e inconsequente Jasper
(Austin Amelio, da série “The Walking Dead”), é suspenso e, em cima da hora, a
equipe precisa colocar Gary em seu lugar. Em princípio, temeroso, Gary descobre
ali um talento desconhecido: Sua personificação de assassino de aluguel –das
muitas que se sucedem a partir dali –é tão perfeita e convincente que ele logo
se torna um especialista em convencer e capturar suspeitos de homicídio em
flagrante.
Contudo, as coisas mudam quando Gary conhece
Maddison (a bela Adria Arjona), uma jovem em desespero tentando livrar-se do
marido abusivo. Identificando ali, no momento, uma pessoa boa levada à uma
situação-limite, Gary (que, na ocasião, adotou a identidade do assassino
confiante e charmoso Ron) convence ela a desistir do crime e buscar o divórcio.
Mais tarde, ele e Maddison se reencontram longe da vigilância de seus colegas
policiais e acabam engrenando um romance ardente, entretanto, com o
reaparecimento do violento e explosivo ex-marido de Maddison, as coisas podem
se complicar para Gary/Ron que precisa de esperteza e desenvoltura redobrada
para desvencilhar-se da marcação cerrada de seus colegas policiais, e da
própria Maddison, para quem não contou que é um simples professor
universitário.
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