Melhor Filme Drama
Carol
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso
O Quarto de Jack
Spotlight: Segredos Revelados
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso
O Quarto de Jack
Spotlight: Segredos Revelados
(Muito interessante notar o reconhecimento da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood -os votantes do Globo de Ouro- para com "Mad Max-Estrada da Fúria", merecidíssimo, e pode conduzir este grande filme ao Oscar; uma presença no mínimo curiosa. É difícil apontar um favorito: "Carol" vem colecionando muitos prêmios por onde tem passado; "O Regresso" tem feito muito burburinho entre os críticos que afirmam ter Iñarritu feito uma nova obra-prima depois do premiadíssimo "Birdman"; e "O Quarto de Jack" ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Toronto. O único que deve se contentar somente com a indicação, aparentemente, é mesmo "Spotlight")
Melhor Filme Comédia/Musical
A Grande Aposta
Joy: O Nome do Sucesso
Perdido em Marte
A Espiã que Sabia de Menos
Descompensada
Joy: O Nome do Sucesso
Perdido em Marte
A Espiã que Sabia de Menos
Descompensada
("Perdido em Marte", após um período em cartaz gozando de amplo sucesso de público e crítica não pode ser considerada uma surpresa sua inclusão nos indicados, mas não deixa de ser recompensador, exatamente como "Mad Max". São os críticos reconhecendo o valor de algumas obras também celebradas pelo público. Curioso é ele estar como comédia ou musical. "Joy", sendo um trabalho de David O' Russell, deve repetir presença no Oscar e em várias premiações da temporada; "A Grande Aposta" surgiu do nada, beneficiando-se de sua data propícia de lançamento, de excelentes críticas, e de um elenco excepcional. Pode surpreender. "A Espiã..." e "Descompensada" parecem estar ali só para preencher cadeira, mas eu não descartaria uma surpresa vinda desse último...)
Melhor Diretor
Todd Haynes – Carol
Alejandro Iñárritu – O Regresso
Tom McCarthy – Spotlight – Segredos Revelados
George Miller – Mad Max: Estrada da Fúria
Ridley Scott – Perdido em Marte
Alejandro Iñárritu – O Regresso
Tom McCarthy – Spotlight – Segredos Revelados
George Miller – Mad Max: Estrada da Fúria
Ridley Scott – Perdido em Marte
(Muito legal o reconhecimento de George Miller -é sempre bom lembrar -é bem provável que seja ele o dono da imensa torcida do público. Para mim, será uma vitória se ele chegar ao Oscar. Esta categoria revela a ausência de nomes como o de Steven Spielberg e seu elogiadíssimo "Ponte de Espiões", mas os favoritos parecem ser mesmo Ridley Scott, com seu trabalho magnífico em "Perdido em Marte" ao orquestrar efeitos especiais 3D, e mostrar desenvoltura numa trama que une drama, aventura, ficção, comédia e ciência, e Alejandro Gonzales Iñarritu com a poderosa experiência cinematográfica chamada "O Regresso". Contudo, Todd Haynes e seu premiado "Carol" surgem como um coringa que pode ludibriar a todos)
Melhor Ator em Filme Drama
Bryan Cranston – Trumbo
Leonardo DiCaprio – O Regresso
Michael Fassbender – Steve Jobs
Eddie Redmayne – A Garota Dinamarquesa
Will Smith – Um Homem entre Gigantes
Leonardo DiCaprio – O Regresso
Michael Fassbender – Steve Jobs
Eddie Redmayne – A Garota Dinamarquesa
Will Smith – Um Homem entre Gigantes
(Como na maioria das categorias, ainda é cedo para apontar um favorito, mas muitos são os que engrossam o coro de que este é o ano de Leonardo DiCaprio: Há quem diga, inclusive, que a campanha de premiação do estúdio irá concentrar-se na tentativa de fazê-lo levar os prêmios de intérprete da temporada. Seu maior adversário, possivelmente, será o mesmo vencedor do ano passado, Eddie Redmayne, no impressionante papel título de "A Garota Dinamarquesa". Já, Will Smith é surpresa até que esteja entre os indicados!)
Melhor Atriz em Filme Drama
Cate Blanchett – Carol
Brie Larson – O Quarto de Jack
Rooney Mara – Carol
Saoirse Ronan – Brooklyn
Alicia Vikander – A Garota Dinamarquesa
Brie Larson – O Quarto de Jack
Rooney Mara – Carol
Saoirse Ronan – Brooklyn
Alicia Vikander – A Garota Dinamarquesa
(Particularmente, acho as categorias de atrizes as mais interessantes, pois nelas normalmente há competidoras boas de verdade, e este ano não é diferente! Cate Blanchett e sua colega de cena, Rooney Mara, com seu corajoso trabalho em "Carol" chegam exigindo respeito: Este é um filme potencialmente favorito nas premiações, já que os prêmios podem convergir para ele em razão da recente permissão na lei americana para casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Dito isto, curiosamente, não foi lembrada a grande atuação de Julianne Moore em "Freeheld", talvez por se assemelhar um pouco à proposta de "Carol"; Brie Larson, uma das surpresas do ano parece evocar o mesmo fascínio de Jennifer Lawrence em 2011, na época de "Inverno da Alma", na verdade, tanto ela, como Saiorse Ronan e Alicia Vikander representam de modo geral, um sopro de renovação no cinema americano. Está aí, de fato, uma das categorias mais interessantes da premiação)
Melhor Ator em Filme
Comédia/Musical
Christian Bale – A Grande Aposta
Steve Carell – A Grande Aposta
Matt Damon – Perdido em Marte
Al Pacino – Não Olhe para Trás
Mark Ruffalo – Sentimentos que Curam
Steve Carell – A Grande Aposta
Matt Damon – Perdido em Marte
Al Pacino – Não Olhe para Trás
Mark Ruffalo – Sentimentos que Curam
(Há que se admirar a versatilidade de Christian Bale. Aqui está ele, mostrando que seu potencial vai muito além de Batman. Ele está acompanhado de gente muito boa: Steve Carell, seu companheiro de cena no inesperado "A Grande Aposta"; Matt Damon, perfeito como o astronauta piadista de "Perdido em Marte"; Mark Ruffalo, sempre talentoso, num filme que passou em brancas nuvens, o singela "Sentimentos Que Curam"; mas, a surpresa talvez seja Al Pacino no ainda mais inesperado "Não Olhe Para Trás". As chances de Damon aqui são grandes, mas não tanto...)
Melhor Atriz em Filme
Comédia/Musical
Jennifer Lawrence – Joy: O Nome do Sucesso
Melissa McCarthy – A Espiã que Sabia de Menos
Amy Schumer – Descompensada
Maggie Smith – A Senhora da Van
Lily Tomlin – Grandma
Melissa McCarthy – A Espiã que Sabia de Menos
Amy Schumer – Descompensada
Maggie Smith – A Senhora da Van
Lily Tomlin – Grandma
(É provável que seja Jennifer Lawrence o nome a ser batido nesta categoria, talentosa, sempre muito querida do público e também da crítica, ela faz com O' Russel, seu diretor, uma parceria matadora -sob a direção dele, ela já colecionou prêmios, incluindo o Oscar, pelos filmes anteriores que fizeram -e "Joy" pode continuar nesse ritmo, até porque suas competidoras aqui não são das mais vultuosas: Todas -exceto, talvez, Amy Schumer - oferecem trabalhos mais graciosos do que memoráveis. Mas, não vamos nos esquecer da dama e veterana Maggie Smith, que tem enfileirado um prêmio atrás do outro com a série de TV "Downton Abbey", pode ser que agora, a Imprensa Estrangeira queira estender essa consagração para o prêmio de cinema!)
Melhor Ator Coadjuvante
Paul Dano – Love & Mercy
Idris Elba – Beasts Of No Nation
Mark Ruffalo – Spotlight – Segredos Revelados
Mark Rylance – Ponte dos Espiões
Michael Shannon – 99 Homes
Sylvester Stallone – Creed: Nascido Para Lutar
Idris Elba – Beasts Of No Nation
Mark Ruffalo – Spotlight – Segredos Revelados
Mark Rylance – Ponte dos Espiões
Michael Shannon – 99 Homes
Sylvester Stallone – Creed: Nascido Para Lutar
(A grande surpresa dos indicados! Talvez, nem mesmo Stallone estivesse esperando por sua indicação. Seria no mínimo engraçado se ele conseguir chegar ao Oscar. Veremos... Dentre os cinco, as presenças mais respeitáveis -até porque os demais pouco se conhece dos filmes! -são mesmo Mark Rylance, elogiadíssimo e a única lembrança para o filme de Spielberg; Idris Elba, com seu vigoroso trabalho em "Beast Of No Nation" e uma segunda menção à Mark Ruffalo)
Melhor Atriz Coadjuvante
Jane Fonda – Youth
Jennifer Jason Leigh – Os 8 Odiados
Helen Mirren – Trumbo
Alicia Vikander – ExMachina
Kate Winslet – Steve Jobs
Jennifer Jason Leigh – Os 8 Odiados
Helen Mirren – Trumbo
Alicia Vikander – ExMachina
Kate Winslet – Steve Jobs
(Jennifer Jason Leight surge como uma das únicas -dentre duas indicações -menções ao filme de Quentin Tarantino, mas seu trabalho, como sempre, é sensacional. Ela tem pela frente a presença da grande Jane Fonda no belíssimo "Youth" de Paolo Sorrentino -outro esquecido pelo Globo de Ouro -, a sempre competente Kate Winslet no pouco visto, mas muito agraciado "Steve Jobs" e outra grande veterana, Helen Mirren por "Trumbo" Mas, o que me maravilhou foi a segunda menção da jovem e talentosa Alicia Vikander, nesta categoria por um dos melhores filmes do ano, a ficção científica "Ex-Machina". Minha torcida está toda com ela!)
Melhor Animação
Anomalisa
O Bom Dinossauro
Divertida Mente
Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme
Shaun, o Carneiro
O Bom Dinossauro
Divertida Mente
Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme
Shaun, o Carneiro
(Entre lembranças óbvias -"Shaun, o Carneiro" -francamente, inesperadas -"Peanuts, O Filme" -e até audaciosas -"Anomalisa" - lá está a grande animação de 2015: o belo, genial e surpreendente "Divertidamente". Todos os outros -incluindo aí "O Bom Dinossauro", seu irmão de estúdio -estão ali, única e exclusivamente para tentar superar seu favoritismo)
Melhor Roteiro
O Quarto de Jack
Spotlight Segredos revelados
A Grande Aposta
Steve Jobs
Os 8 Odiados
Spotlight Segredos revelados
A Grande Aposta
Steve Jobs
Os 8 Odiados
(O novo faroeste de Quentin Tarantino concorre em Atriz Coadjuvante e nesta categoria aqui. O quê o torna um provável favorito à este prêmio. Mas, ele tem pela frente muitos trabalhos que se destacam essencialmente por seus roteiros bem construídos, caso de "Spotlight" e "A Grande Aposta", mas é "Steve Jobs" roteirizado por outra estrela, Aaron Sorkin, quem deve fazer frente à Tarantino. No meio disso tudo, "O Quarto de Jack" pode surpreender a todos eles)
Melhor canção original
“Love
Me Like You Do” – Cinquenta Tons de Cinza“One Kind of Love” – Love and Mercy
“See You Again” – Velozes e Furiosos 7
“Simple Song No. 3” – Youth
“Writing’s on the Wall” – 007 Contra Spectre
(A última categoria de cinema -há também as de TV -deu espaço para alguns filmes bastante discutíveis. Qual outra categoria, senão a de Canção Original, poderia concorrer uma obra pífia como "Cinquenta Tons de Cinza"? Curioso é que muitas dessas características colocam justamente o irregular "Velozes e Furiosos 7" como possível favorito -com a já famosa música composta em homenagem ao falecido Paul Walker -já que o tema de "007 Contra Spectre" está longe de ser memorável como a canção que Adele fez para "Skyfall", e os demais concorrentes são filmes muito pouco vistos)
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