Hoje, quinta feira, 24 de Janeiro, conhecemos os filmes que disputarão o
grande prêmio do cinema no próximo dia 26 de Fevereiro, numa exibição bonita
que abriu mão da tradicional apresentação ao vivo.
Eis os indicados:
MELHOR FILME
"A Chegada"
"Um Limite Entre Nós"
"Até O
Último Homem"
"A Qualquer
Custo"
"Estrelas
Além do Tempo"
"La La
Land-Cantando Estações"
"Lion-Uma
Jornada Para Casa"
"Manchester
À Beira-Mar"
"Moonlight-Sob
A Luz do Luar"
E "La La
Land-Cantando Estações" chega pronto para fazer história com um número
recorde de indicações (foram 14, somente dois filmes antes dele atingiram esta
marca, sendo eles “A Malvada” e “Titanic”), podendo sair da cerimônia de
entrega com um feito raro no cinema. Seus maiores concorrentes acabam sendo os
elogiadíssimos “Moonlight” e “Manchester À Beira-Mar”.
Até lá, dá para
lamentar um pouco a nem tão surpreendente ausência de “Deadpool” –mas, talvez,
fosse pedir demais do Oscar mesmo... –e comemorar com a merecida lembrança de “A
Chegada”.
DIREÇÃO
"A Chegada", Denis Villeneuve
"A Chegada", Denis Villeneuve
"Até O
Último Homem", Mel Gibson
"La La
Land-Cantando Estações", Damien Chazelle
"Manchester
À Beira-Mar", Kenneth Lonergan
"Moonlight-Sob
a Luz do Luar", Barry Jenkins
Já era hora
mesmo de Denis Villeneuve receber uma indicação de Melhor Diretor (que poderia
ter vindo por qualquer um de seus últimos trabalhos), mas ela chega num momento
em que dificilmente o prêmio escapará das mãos hábeis do jovem Damien Chazelle.
De resto é um
bocado interessante ver a Academia render-se à primorosa execução de filme de
guerra realizada por Mel Gibson em “Até O Último Homem”, cujas indicações soam
como um reconhecimento (e uma redenção) proporcionados pela Academia. Também
pudera: Comparados às denúncias de estupro de Nate Parker –outrora um potencial
candidato ao Oscar por seu elogiado porém esquecido “O Nascimento de Uma Nação”
–os escândalos de Mel parecem brincadeira de criança.
ATRIZ
Isabelle Huppert, "Elle"
Ruth Negga, "Loving"
Natalie Portman,
Jackie
Emma Stone,
"La La Land-Cantando Estações"
Meryl Streep,
"Florence-Quem É Essa Mulher?"
A indicação de
Meryl Streep se deve em grande parte pela repercussão de seus discurso
anti-Trump no Globo de Ouro. Rezamos para que isso não interfira na premiação
propriamente dita, uma vez que seu trabalho é bastante fraco se comparado à
suas magníficas concorrentes, sobretudo o trabalho ímpar entregue por Isabelle
Huppert, em “Elle”.
Dito isso, a
maior concorrente de Huppert é mesmo a apaixonante Emma Stone que pelo
ovacionado “La La Land” vem ganhando diversos prêmios. Também premiada, mas
perdendo considerável força com o avanço da temporada de premiações está
Natalie Portman e sua atuação em “Jackie”.
Correndo por
fora, o belo trabalho de Ruth Negga em “Loving” vem representar a única
lembrança da Academia ao filme.
ATOR
Casey Affleck,
"Manchester À Beira-Mar"
Andrew Garfield,
"Até O Último Homem"
Ryan Gosling,
"La La Land-Cantando Estações"
Viggo Mortensen,
"Capitão Fantástico"
Denzel
Washington, "Um Limite Entre Nós"
Dificilmente o
prêmio escapará das mãos do mais cotado: O talentoso Casey Affleck, que já vem
sendo amplamente reconhecido na temporada de prêmios. Mas as lembranças nesta
categoria a tornam uma vitrine do que de melhor, em termos interpretativos, o
ano de 2016 entregou: Denzel Washington, primoroso como sempre em "Um Limite Entre Nós”; o
jovem Andrew Garfield superando a mal-fadada experiência como Homem-Aranha; Viggo
Mortensen provando sua excelência num personagem brilhante; e Ryan Gosling,
sempre ótimo, no filme-sensação da temporada.
ATRIZ
COADJUVANTE
Viola Davis,
"Um Limite Entre Nós"
Naomie Harris,
"Moonlight-Sob a Luz do Luar"
Nicole Kidman,
"Lion-Uma Jornada Para Casa"
Octavia Spencer,
"Estrelas Além do Tempo"
Michelle Williams, "Manchester À Beira-Mar"
Este certamente
será o ano de Viola Davis: Ao menos nesta categoria poucas (ou quase nenhuma)
concorrentes têm chance contra ela.
Isso se a maré
de favoritismo até lá não mudar a favor do grande trabalho de Naomi Harris em
“Moonlight” (um filme que ainda pode surpreender), ou de Nicole Kidman no ainda
pouco visto “Lion”.
ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali,
"Moonlight-Sob A Luz do Luar"
Jeff Bridges,
"A Qualquer Custo"
Lucas Hedges,
"Manchester À Beira-Mar"
Dev Patel,
"Lion-Uma Jornada Para Casa"
Michael Shannon,
"Animais Noturnos"
Teimando em
contrariar o Globo de Ouro, a Academia ignorou o premiado Aaron Taylor Johnson,
indicando seu colega de elenco, Michael Shannon, na única menção ao elogiado
filme de Tom Ford.
As chances
parecem concentradas em Mahershala Ali, que tem no veterano Jeff Bridges aparentemente
seu único concorrente mais forte. Mas ainda pode ser que Dev Patel, ou mesmo
Lucas Hedges venham a surpreender –o olhar do SAG Awards ainda repousa sobre
todos eles.
FOTOGRAFIA
"A
chegada"
"La La
Land-Cantando Estações"
"Lion-Uma
Jornada Para Casa"
"Moonlight-Sob
A Luz do Luar"
"Silêncio"
LONGA
DOCUMENTÁRIO
"Fogo No Mar",
Gianfranco Rosi
"I Am Not Your Negro", Raoul Peck
"Life, Animated", Roger Ross Williams
"O.J.-Made In America ", Ezra
Edelman
"A 13ª
Emenda", de Ava DuVernay
CURTA DOCUMENTÁRIO
"Extremis"
"Extremis"
"4.1 Miles"
"Joe's Violin"
"Watani-My Homeland"
"The White Helmets"
FILME
ESTRANGEIRO
"Terra de Minas"
(Dinamarca)
"Um Homem Chamado
Ove" (Suécia)
"O Apartamento"
(Irã)
"Tanna"
(Austrália)
"Toni
Erdmann" (Alemanha)
A França perdeu
a chance de estar nesta categoria (talvez, como favorito!) ao deixar de indicar
o brilhante “Elle” como representante do país. Ficou de fora, e os cinco
indicados terminaram com títulos pouco significativos, não havendo nenhum
favorito.
Dito isso, há
alguma chance de “Um Homem Chamado Ove” prevalecer.
MIXAGEM DE SOM
"A Chegada"
"Até O
Último Homem"
"La La
Land-Cantando Estações"
"Rogue
One-Uma História Star Wars"
"13
horas-Os Soldados Secretos de Benghazi"
EFEITOS VISUAIS
"Horizonte
Profundo-Desastre No Golfo"
"Doutor
Estranho"
"Mogli-O
Menino Lobo"
"Kubo e As
Cordas Mágicas"
"Rogue
One-Uma História Star Wars"
Páreo duro. Pelo
menos três dos melhores blockbusters do ano disputam ferrenhamente esta
categoria, na qual ambos não apenas amparam suas narrativas, como também
oferecem novas possibilidades para o emprego dos efeitos visuais.
São eles, a
exuberância técnica e fascinante de “Mogli-O Menino Lobo” que recria todo um
mundo ao redor do pequeno protagonista Neel Sethi; o aprimoramento e o
aperfeiçoamento, um patamar além, do que “A Origem” já fez (e também do que o
Universo Marvel vinha fazendo no cinema) de “Doutor Estranho”; e a recriação
sem precedentes de mundos, criaturas e personagens (e seus intérpretes)
realizada em “Rogue One”.
Se fosse para
escolher, eu ficaria com “Rogue One”!
MAQUIAGEM
"Um Homem Chamado
Ove"
"Star
Trek:-Sem Fronteiras"
"Esquadrão
Suicida"
O melhor
trabalho de maquiagem é “Star Trek-Sem Fronteiras”. Ponto.
Resta, contudo,
conferir se este não é um gesto político da Academia lembrando um filme
achincalhado pela crítica de um grande estúdio (no caso, “Esquadrão Suicida”,
da Warner), mas que teve grande recepção de público –o elemento, afinal, que
mantém a indústria.
FIGURINO
"Aliados"
"Animais Fantásticos e Onde Habitam"
"Florence-Quem É Essa Mulher?"
"Jackie"
"La La Land-Cantando Estações"
"Animais Fantásticos e Onde Habitam"
"Florence-Quem É Essa Mulher?"
"Jackie"
"La La Land-Cantando Estações"
EDIÇÃO DE SOM
"A Chegada"
"A Chegada"
"Horizonte
Profundo-Desastre No Golfo"
"Até O
Último Homem"
"La La
Land-Cantando Estações"
"Sully-O Heroi
do Rio Hudson"
DIREÇÃO DE ARTE
"A Chegada"
"A Chegada"
"Animais
Fantásticos e Onde Habitam"
"Ave,
César"
"La La
Land-Cantando Estações"
"Passageiros"
TRILHA SONORA
"Jackie"
"Jackie"
“La La
Land-Cantando Estações"
"Lion-Uma
Jornada Para Casa"
"Moonlight-Sob
A Luz do Luar"
"Passageiros"
A Academia
aproveitou as categorias técnicas para lembrar de alguns filmes que ficaram de
fora dos prêmios principais. Como o sucesso “Animais Fantásticos...”, e os
esquecidos “Ave, César”, dos Irmãos Coen, e “Sully”, colaboração de Clint
Eastwood e Tom Hanks.
Quem levou a
melhor foi o irregular “Passageiros” cuja data de lançamento facilitou sua
lembrança entre os votantes
CANÇÃO ORIGINAL
"Audition (The fools who dream)", de “La La Land-Cantando
Estações"
"Can't stop the feeling", de "Trolls"
"City of stars", de "La La Land-Cantando Estações"
"The empty chair", de "Jim-The James Foley Story"
"How far I
go", de "Moana-Um Mar de Aventuras"
Comparecendo com
duas indicações numa mesma categoria, é improvável que “La La Land- Cantando
Estações" fique sem o prêmio. Ele deve vir pela música mais mencionada e
comentada do filme, “City of stars”, cantada (e muito bem) por Ryan Gosling,
mas a minha preferida vai sempre continuar sendo a emocionante “Audition” na
voz de Emma Stone –um dos grandes momentos do filme.
Fica até difícil
para os outros concorrentes.
ROTEIRO ORIGINAL
"A Qualquer
Custo"
"La La
Land-Cantando Estações"
"O Lagosta"
"Manchester
À Beira-Mar"
"20th
Century Women"
ROTEIRO ADAPTADO
"A Chegada"
"A Chegada"
"Um Limite Entre Nós"
"Estrelas
Além do Tempo"
"Lion-Uma
Jornada Para Casa"
"Moonlight-Sob
A Luz do Luar"
A Academia lembrou-se
do inusitado “O Lagosta” na categoria de roteiro original, o quê pouco
significa diante da força de “La La Land-Cantando Estações".
Na de roteiro
adaptado, “Moonlight” e “Lion” devem disputar pau a pau o prêmio, ficando
provavelmente com o primeiro. Mas, não seria nada ruim ver “A Chegada” pegando
a todos de surpresa!
LONGA DE
ANIMAÇÃO
"Kubo e As
Cordas Mágicas"
"Moana-Um
Mar de Aventuras"
"Minha Vida
de Abobrinha"
"A
Tartaruga Vermelha"
"Zootopia"
O fato de “Kubo
e As Cordas Mágicas” ter duas indicações (além desta, a de efeitos visuais) dá
uma ligeira impressão de favoritismo, mas isso se dissipa quando vemos que ali
está o genial “Zootopia”, que andou levando quase todos os prêmios a que
concorreu e é mesmo uma obra de animação que cresce com o tempo.
Muito legal a
lembrança da Academia ao belíssimo “A Tartaruga Vermelha”.
CURTA ANIMADO
"Blind Vaysha"
"Borrowed Time"
"Pear Cider and Cigarettes"
"Pearl"
"Piper"
EDIÇÃO
"A Chegada"
"A Chegada"
"Até O
Último Homem "
"A Qualquer
Custo"
"La La
Land-Cantando Estações"
"Moonlight-Sob
A Luz do Luar"
CURTA-METRAGEM
"Ennemis Intérieurs",
Slim Azzazi
"La Femme
Et Le TGV", Timo von Gunten e Giacun Caduff
"Silent Nights", Aske Bang e Kim Magnusson
"Sing', Kristof Deak e Anna Udvardy
"Timecode",
Juanjo Gimenez
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