E eis que saíram então os indicados ao Oscar
2018. Vamos a eles:
Melhor Filme
Me Chame Pelo Seu Nome
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
Corra!
Lady Bird – É Hora de Voar
Trama Fantasma
The Post – A Guerra Secreta
A Forma da Água
Três Anúncios Para Um Crime
Me Chame Pelo Seu Nome
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
Corra!
Lady Bird – É Hora de Voar
Trama Fantasma
The Post – A Guerra Secreta
A Forma da Água
Três Anúncios Para Um Crime
Melhor Diretor
Christopher Nolan, por “Dunkirk”
Greta Gerwig, por “Lady Bird – É Hora de Voar”
Jordan Peele, por
“Corra!”
Guillermo Del Toro, por “A Forma da Água”
Paul Thomas Anderson, por “Trama Fantasma”
A vitória no Globo de Ouro faz de “Três
Anúncios Para Um Crime” o mais forte dos indicados, embora “A Forma da Água” se
destaque no número de indicações (13 no total). Como costuma acontecer, devem
ser esses dois títulos que irão polarizar as apostas. Curioso é a ausência de
“Três Anúncios...” na categoria de Melhor Diretor –o quê pode fazer dele, se
ganhar, o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme sem ser indicado a
categoria de Diretor desde “Argo”.
Nesse sentido, o caminho está livre para
Guillermo Del Toro, ainda que haja tempo para todos os outros indicados ganharem
mais força, sobretudo, Christopher Nolan e Greta Gerwig.
Melhor Atriz
Sally Hawkins, por “A Forma da Água”
Frances McDormand, por “Três Anúncios Para Um Crime”
Margot Robbie, por “Eu, Tonya”
Saoirse Ronan, por “Lady Bird – É Hora de Voar”
Meryl Streep, por “The Post – A Guerra Secreta”
Sally Hawkins, por “A Forma da Água”
Frances McDormand, por “Três Anúncios Para Um Crime”
Margot Robbie, por “Eu, Tonya”
Saoirse Ronan, por “Lady Bird – É Hora de Voar”
Meryl Streep, por “The Post – A Guerra Secreta”
E aí está Meryl Streep outra vez. Tudo bem que
tirando o lugar de muitas atrizes que entregaram trabalhos talvez até
superiores ao dela, como Emma Stone ou Jessica Chastain. Mas, é muito bom ver
que Margot Robbie foi lembrada pelo que é, até então, seu melhor trabalho.
Sally Hawkins pode surpreender, entretanto, a briga ficará mesmo entre a
veterana Frances McDormand –já vencedora da estatueta por “Fargo”, em 1998 –e a
jovem Saoirse Ronan. A primeira até tem um certo favoritismo, mas é pela
segunda que estou torcendo.
Melhor Ator
Timothée Chalamet, por “Me Chame Pelo Seu Nome”
Daniel Day-Lewis, por “Trama Fantasma”
Daniel Kaluuya, por “Corra!”
Gary Oldman, por “O Destino de Uma Nação”
Denzel Washington, por “Roman J. Israel, Esq.”
Timothée Chalamet, por “Me Chame Pelo Seu Nome”
Daniel Day-Lewis, por “Trama Fantasma”
Daniel Kaluuya, por “Corra!”
Gary Oldman, por “O Destino de Uma Nação”
Denzel Washington, por “Roman J. Israel, Esq.”
Espero que tenha chegado mesmo a hora de Gary
Oldman. Dentre tantos atores consagrados, ele é um daqueles casos absurdos que
nunca levou um Oscar –até mesmo indicação ele possuía apenas uma, por “O EspiãoQue Sabia Demais”.
E já que deixaram James Franco e sua impecável
caracterização de Tommy Wiseau de fora dos indicados, é justo dizer que Oldman
é, de longe, o maior merecedor do prêmio.
Melhor Roteiro Adaptado
Me Chame Pelo Seu Nome
Artista do Desastre
A Grande Jogada
Logan
Mudbound
Me Chame Pelo Seu Nome
Artista do Desastre
A Grande Jogada
Logan
Mudbound
Melhor Roteiro Original
Doentes de Amor
Corra!
A Forma da Água
Lady Bird – É Hora de Voar
Três Anúncios Para Um Crime
Doentes de Amor
Corra!
A Forma da Água
Lady Bird – É Hora de Voar
Três Anúncios Para Um Crime
O público ficou maravilhado com a indicação de
“Logan” para Roteiro Adaptado, embora essa seja uma tática comum da Academia
–reconhecer um grande filme fora dos padrões tradicionalistas do prêmio com uma
indicação menor –e ele não tem muitas chances concorrendo com francos favoritos
como “A Grande Jogada” e, em especial, “Me Chame Pelo Seu Nome”.
O prêmio de Roteiro Original deve reprisar a
disputa da categoria de Melhor Atriz ficando entre “Lady Bird” e “Três Anúncios
Para Um Crime”.
Melhor Ator Coadjuvante
Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
Woody Harrelson, por “Três Anúncios Para Um Crime”
Richard Jenkins, por “A Forma da Água”
Sam Rockwell, por “Três Anúncios Para Um Crime”
Christopher Plummer, por “Todo o Dinheiro do Mundo”
Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
Woody Harrelson, por “Três Anúncios Para Um Crime”
Richard Jenkins, por “A Forma da Água”
Sam Rockwell, por “Três Anúncios Para Um Crime”
Christopher Plummer, por “Todo o Dinheiro do Mundo”
Melhor Atriz Coadjuvante
Mary J. Blige, por “Mudbound”
Allison Janney, por “Eu, Tonya”
Lesly Manville, por “Trem Fantasma”
Laurie Metcalf, por “Lady Bird – É Hora de Voar”
Octavia Spencer, por “A Forma da Água”
Mary J. Blige, por “Mudbound”
Allison Janney, por “Eu, Tonya”
Lesly Manville, por “Trem Fantasma”
Laurie Metcalf, por “Lady Bird – É Hora de Voar”
Octavia Spencer, por “A Forma da Água”
Eis que Richard Jenkins abocanhou uma indicação
quando muitos esperavam seu colega de elenco, Michael Shannon. De qualquer
maneira, o prêmio está quase nas mãos de Sam Rockwell, favoritíssimo, embora os
belíssimos trabalhos de Willem Dafoe e até de seu parceiro Woody Harrelson, no
mesmo filme não devam ser subestimados.
Entre as atrizes, dificilmente o Oscar escapará
das mãos da competente Allison Janney, no único prêmio pelo qual “Eu, Tonya” é,
de fato, o favorito.
Melhor Filme Estrangeiro
Uma Mulher Fantástica (Chile)
O Insulto (Líbano)
Loveless (Rússia)
On Body and Soul (Hungria)
The Square – A Arte da Discórdia (Suécia)
O Insulto (Líbano)
Loveless (Rússia)
On Body and Soul (Hungria)
The Square – A Arte da Discórdia (Suécia)
Muitos torcem pela surpreendente qualidade do
chileno “Uma Mulher Fantástica”, mas “The Square” vem forte com a premiada
campanha no Festival de Cannes –talvez, seja sua grande chance já que o filme
que o derrotou no Globo de Ouro, “In The Pieces” não está indicado.
Melhor Longa de Animação
O Poderoso Chefinho
Viva – A Vida é uma Festa
O Touro Ferdinando
Com Amor, Van Gogh
The Breadwinner
Viva – A Vida é uma Festa
O Touro Ferdinando
Com Amor, Van Gogh
The Breadwinner
Os trabalhos em animação de 2017 não foram tão
altíssima qualidade a julgar pela presença de obras que dividiram a crítica
como “O Poderoso Chefinho” e “O Touro Ferdinando”.
Contudo, houve espaço para o adulto e quase
experimental “Com Amor, Van Gogh” e para aquela que deve ser francamente a
grande animação do ano, “Viva-A Vida É Uma Festa”.
Melhor Edição
Dunkirk
Eu, Tonya
A Forma da Água
Três Anúncios Para Um Crime
Melhor Design de Produção
A Bela e a Fera
Blade Runner 2049
O Destino de uma Nação
Dunkirk
A Forma da Água
A Bela e a Fera
Blade Runner 2049
O Destino de uma Nação
Dunkirk
A Forma da Água
Melhor Fotografia
Blade Runner 2049
O Destino de uma Nação
Dunkirk
Mudbound
A Forma da Água
Blade Runner 2049
O Destino de uma Nação
Dunkirk
Mudbound
A Forma da Água
Melhor Figurino
A Bela e a Fera
O Destino de uma Nação
Trama Fantasma
A Forma da Água
Victória e Abdul
A Bela e a Fera
O Destino de uma Nação
Trama Fantasma
A Forma da Água
Victória e Abdul
Melhor Maquiagem e Cabelo
O Destino de Uma Nação
Extraordinário
Victória e Abdul
Melhores Efeitos Visuais
Star Wars – Os Últimos Jedi
Blade Runner 2049
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Kong – A Ilha da Caveira
Planeta dos Macacos – A Guerra
A predominância de “Blade Runner 2049” nas
categorias técnicas já era uma coisa esperada, uma compensação por sua injusta ausência
entre os indicados principais.
Na categoria de Efeitos Visuais, ele deve bater
de frente com o novo “Star Wars”, embora tenha sido hábito da Academia, nos
últimos anos, surpreender com suas escolhas (vide o inesperado “Ex-Machina”
derrotar o próprio “Star Wars-O Despertar da Força” e “Mad Max-Estrada da Fúria”),
o quê abre margem para o ótimo “Planeta dos Macacos-A Guerra” surpreender.
Melhor Mixagem de Som
Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk
A Forma da Água
Star Wars – Os Últimos Jedi
Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk
A Forma da Água
Star Wars – Os Últimos Jedi
Melhor Edição de Som
Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk
A Forma da Água
Star Wars – Os Últimos Jedi
Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk
A Forma da Água
Star Wars – Os Últimos Jedi
Talvez seja a primeira vez que, nas duas
categorias de sonoplastia, a Academia ousa repetir exatamente os mesmos
indicados –se o mesmo ocorrerá com o vencedor é a grande pergunta. Sabe-se lá
quais critérios que os membros votantes usam para discernir o que é Mixagem e o
que é Edição de Som...
Melhor
Curta de Animação
Dear Basketball
Garden Park
Lou
Negative Space
Revolting Rhymes
Dear Basketball
Garden Park
Lou
Negative Space
Revolting Rhymes
Melhor
Curta
Dekalb Elementary
The11 o’clock
My Nephew Emmett
The silent Child
Waty Wote/All of us
Dekalb Elementary
The
My Nephew Emmett
The silent Child
Waty Wote/All of us
Melhor
Canção Original
“Remember Me” – Viva –
A Vida é Uma Festa
“This is Me” – O Rei do Show
“Mighty River ” – Mudbound
“Mystery of Love” – Me Chame Pelo Seu Nome
“Stand Up for Something” –Marshall
“This is Me” – O Rei do Show
“
“Mystery of Love” – Me Chame Pelo Seu Nome
“Stand Up for Something” –
Melhor Trilha Sonora
Dunkirk
Trem Fantasma
A Forma da Água
Star Wars – Os Últimos Jedi
Três Anúncios Para Um Crime
Dunkirk
Trem Fantasma
A Forma da Água
Star Wars – Os Últimos Jedi
Três Anúncios Para Um Crime
A Canção será uma disputa entre “Viva” –até então
o favorito –e “O Rei do Show” –que surpreendeu derrotando-o no Globo de Ouro –como
essa é a única indicação recebida pelo filme com Hugh Jackman (antes cotado até
para as nomeações principais) este pode acabar sendo um premio de consolação.
Já na Trilha Sonora, os concorrentes mais
fortes são “Dunkirk” –com um trabalho de Hans Zimmer essencial à narrativa do
filme –e a belíssima partitura de Alexander Desplat para “A Forma da Água” –ele
já ganhou o Globo de Ouro.
Melhor Documentário
Abacus: Small Enough to
Jail
Faces Places
Icarus
Last Men in Aleppo
Melhor Documentário de Curta
Edith+Eddie
Heaven is a Traffic Jam
on the 405
Heroin(e)
Kayayo: The Living
Shopping Baskets
Knife Skills
Traffic Stop
A entrega dos prêmios será dia 4 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário