E foram anunciados então os indicados ao prêmio máximo do cinema (será que ainda é?). A premiação deste ano aparentemente parece tentar enaltecer as produções que trouxeram o público e as grandes bilheterias de volta às salas de cinema após o marasmo financeiro que foram os dois anos de pandemia. O que explica a presença de praticamente todos os grandes blockbusters do ano em muitas das categorias –com “The Batman” e “Pantera Negra-Wakanda Forever” recebendo muitas nomeações técnicas. Sem mais delongas, vamos à lista dos indicados:
FILME
“All Quiet on the Western Front”
“The Banshees of Inisherin”
“Elvis”
“Everything Everywhere All at Once”
“The Fabelmans”
“Tár”
“Triangle of Sadness”
“Women Talking”
DIREÇÃO
Martin McDonagh por “The Banshees of Inisherin”
Daniel Kwan, Daniel Scheinert por “Everything
Everywhere All at Once”
Steven Spielberg por “The Fabelmans”
Todd Field por “Tár”
Ruben Ostlund por “Triangle of Sadness”
A ausência de Spielberg e seu “The Fabelmans”
nas indicações do SAG (o mais confiável dentre todos os termômetros do Oscar)
lançou uma ligeira incerteza entre os favoritos, deixando margem para o
crescimento vertiginoso do consagrado “The Banshees of Inisherin” e, sobretudo,
do já icônico “Everything Everywhere All at Once” (o líder em indicações, com
11). Mas, essas considerações ficaram em segundo plano diante da inclusão de “Top
Gun-Maverick” na categoria de Melhor Filme, seguindo uma tendência muito
semelhante à de “Mad Max-Estrada da Fúria” em 2016: A continuação tardia de um
clássico dos anos 1980, surpreendendo público e crítica com um nível assombroso
e imprevisto de qualidade. Esperem por sua menção em várias categorias
técnicas.
ATRIZ
Cate Blanchett por “Tár”
Ana de Armas por “Blonde”
Andrea Risenborough por "To Leslie"
Michelle Williams por “The Fabelmans”
Michelle Yeoh por “Everything Everywhere All at
Once”
Um dia após “Blonde” receber uma leva considerável
de indicações ao Framboesa de Ouro (os Piores do Ano), a Academia de Artes Cinematográficas
decidiu honrar aquela que é, de longe, a maior qualidade do filme; sua atriz
principal, a fabulosa Ana de Armas. Contudo, o nome a ser batido nesta
categoria (sempre uma das mais disputadas da cerimônia) é Cate Blanchett que
surge fortíssima e bem cotada por seu tour-de-force
em “Tár” –há quem diga que, por conta disso, os prêmios ao filme podem se
restringir apenas a esse. Ainda assim, pode haver alguma esperança para os
belíssimos trabalhos das duas Michelles: a Williams, vivendo nada menos que a
mãe de Steven Spielberg em “Fabelmans” e, em especial, a Yeoh, que encantou
meio mundo, fazendo rir, chorar e vibrar em “Everything Everywhere All at Once”.
ATOR
Austin Butler por “Elvis”
Colin Farrell por “The Banshees of Inisherin”
Brendan Fraser por “The Whale”
Paul Mescal por “Aftersun”
Bill Nighy por “Living”
Desde antes de seu emocionante discurso quando
ganhou o prêmio de Melhor Ator no Critics Choice Awards, Brendan Fraser já era
certo nesta categoria, assim como seus mais fortes concorrentes, Colin Farrell
e o jovem Austin Butler (arrebatando público e crítica no desafiador papel de Elvis
Presley), todos eles, experimentando a primeira indicação ao Oscar de suas
carreiras. Meu palpite é que a briga fique mesmo entre Brendan Fraser e Austin
Butler.
EFEITOS VISUAIS
“All Quiet on the Western Front”
“Avatar: The Way of Water”
“The Batman”
“Black Panther: Wakanda Forever”
“Top Gun: Maverick”
FOTOGRAFIA
"All Quiet on the Western Front”James
Friend
“Bardo-False Chronicle of a Handful of Truths” Darius
Khondji
“Elvis” Mandy Walker
“Empire of Light” Roger Deakins
“Tár” Florian Hoffmeister
MONTAGEM
“The Banshees of Inisherin” Mikkel E.G. Nielsen
“Elvis” Jonathan Redmond, Matt Villa
“Everything Everywhere All at Once” Paul Rogers
“Tár” Monika Willi
“Top Gun-Maverick” Eddie Hamilton
DIREÇÃO DE ARTE
“All Quiet on the Western Front” Christian M.
Goldbeck
"Avatar-The Way of Water” Dylan Cole, Ben
Procter
"Babylon” Florencia Martin
"Elvis” Catherine Martin, Karen Murphy
"The Fabelmans” Rick Carter
MAQUIAGEM E CABELO
“All Quiet on the Western Front”
“The Batman”
“Black Panther-Wakanda Forever”
“Elvis”
“The Whale”
As premiações técnicas, este ano, tendem a ser
mais democráticas –e não concentrarem-se num único ganhador, como ocorre em muitos
outros anos –até para que a Academia possa honrar e consagrar os diversos
campeões de bilheteria de 2022. Dito isso, os Efeitos Visuais provavelmente
ficarão com “Avatar”; Fotografia e Montagem devem ficar com “Everything
Everywhere All at Once” (mas, eu não me surpreenderia se “Top Gun-Maverick”
levasse esse último); Direção de Arte parece já estar nas mãos da equipe de “Babylon”
(a menos que “All Quiet on the Western Front” prove o contrário); e Maquiagem e
Cabelo, embora eu aprecie também o trabalho realizado em “The Whale”, deve
ficar mesmo com “The Batman”.
ANIMAÇÃO
“Guillermo del Toro’s Pinocchio”
“Marcel the Shell With Shoes On”
“Puss in Boots-The Last Wish” (DreamWorks
Animation)
“Turning Red”
“The Sea Beast”
FILME INTERNACIONAL
“Argentina, 1985” (Argentina”
“Close” (Bélgica)
“All Quiet on the Western Front” (Alemanha)
“The Quiet Girl” (Irlanda)
“EO” (Polônia)
DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM
“The Elephant Whisperers”
“Haulout”
“How Do You Measure a Year?”
“The Martha Mitchell Effect”
“Stranger at the Gate”
DOCUMENTÁRIO
“All That Breathes”
“All the Beauty and the Bloodshed”
“Fire of Love”
“A House Made of Splinters”
“Navalny”
ATOR COADJUVANTE
Brendan Gleeson por “The Banshees of Inisherin”
Brian Tyree Henry por “Causeway”
Judd Hirsch por “The Fabelmans”
Barry Keoghan por “The Banshees of Inisherin”
Ke Huy Quan por “Everything Everywhere All at
Once”
Não deixa de ser uma surpresa a presença de
Brian Tyree Henry (de “Eternos”) entre os indicados a Coadjuvante pelo drama de
guerra, “Causeway” –a atriz principal, Jennifer Lawrence, também estava cotada
para concorrer na época do lançamento do filme, mas, com o tempo, perdeu
consideravelmente a força. Não há dúvidas de que o grande favorito (e, de repente,
o grande merecedor também) seja o extremamente carismático Ke Huy Quan que tem
como grandes competidores o talento nato, exigindo reconhecimento, do jovem
Barry Keoghan (que, veja só, também estava no elenco de “Eternos”) e as fortes
presenças dos veteranos Brendan Gleeson e Judd Hirsch.
CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“The Boy, The Mole, The Fox and The Horse”
“The Flying Sailor”
“Ice Merchants”
“My Year of Dicks”
“An Ostrich Told Me the World Is Fake and I
Think I Believe It”
CURTA-METRAGEM LIVE ACTION
“An Irish Goodbye”
“Ivalu”
“Le Pupille”
“Night Ride”
“The Red Suitcase”
ROTEIRO ORIGINAL
“The Banshees of Inisherin” de Martin McDonagh
“Everything Everywhere All at Once” de Daniel
Kwan, Daniel Scheinert
“The Fabelmans” de Tony Kushner, Steven
Spielberg
“Tár” de Todd Field
“Triangle of Sadness” de Ruben Östlund
ROTEIRO ADAPTADO
“All Quiet on the Western Front” de Edward
Berger, Lesley Paterson, Ian Stokell
“Glass Onion-A Knives Out Mystery” de Rian
Johnson
“Living” de Kazuo Ishiguro
“Top Gun-Maverick” de Christopher McQuarrie,
Eric Warren Singer, Ehren Kruger
“Women Talking” de Sarah Polley
O fato de “Top Gun-Maverick” concorrer ao
prêmio de Roteiro já é, em si, uma grata surpresa –e ainda por cima Roteiro
Adaptado (segundo as normas da Academia, o fato de ser uma continuação o
habilita para essa categoria) –numa disputa que tem como favorito o engajado “Women
Talking”, além da excelência sempre premiável de Rian Johnson em “Glass Onion”.
Já, entre os Roteiros Originais, a briga será feia: O dramaturgo Tony Kushner
surge com ligeira vantagem na semi-biografia do próprio Spielberg, mas pode
ficar para trás a medida que o magnífico trabalho dos ‘Daniels’, Kwan e
Scheinert –“Everything Everywhere All at Once” –adquira mais favoritismo, e o
mesmo vale para “The Banshees of Inisherin” (os trabalhos de Martin McDonagh
têm no roteiro suas maiores forças).
CANÇÃO
“Lift Me Up” de “Black Panther-Wakanda Forever”
“This Is A Life” de “Everything Everywhere All
at Once”
“Naatu Naatu” de “RRR”
“Applause” de “Tell It like a Woman”
“Hold My Hand” de “Top Gun-Maverick”
TRILHA SONORA
“All Quiet on the Western Front”
“Babylon”
“The Banshees of Inisherin”
“Everything Everywhere All at Once”
“The Fabelmans”
FIGURINOS
“Babylon” Mary Zophres
“Black Panther-Wakanda Forever” Ruth E. Carter
“Elvis” Catherine Martin
“Everything Everywhere All at Once” Shirley
Kurata
“Mrs. Harris Goes to Paris” Jenny Beavan
Parece ter tido larga aprovação a inclusão do
descontraído épico indiano “RRR” na categoria de Melhor Canção –bem como o
premiação deste no Globo de Ouro –o que pode roubar de “Top Gun-Maverick” uma
antecipada vantagem na busca por essa estatueta. Seja como for, o prêmio de Trilha
Sonora deve ficar entre “Fabelmans” –John Williams já nem deve saber mais
quantos Oscars já tem na prateleira! –e “Babylon”, o favorito na categoria de
Figurinos, prêmio que ele disputa diretamente com “Wakanda Foverer”, cuja
figurinista, Ruth E. Carter, já levou um Oscar pelo primeiro “Pantera Negra”
SOM
“All Quiet on the Western Front”
“Avatar-The Way of Water”
“The Batman”
“Elvis”
“Top Gun-Maverick”
ATRIZ COADJUVANTE
Angela Bassett por “Black Panther-Wakanda
Forever”
Hong Chau por “The Whale”
Kerry Condon por “The Banshees of Inisherin”
Jamie Lee Curtis por “Everything Everywhere All
at Once”
Stephanie Hsu por “Everything Everywhere All at
Once”
É interessante que a mais cotada para ganhar
seja a magnífica veterana Angela Bassett, justamente por seu papel num filme da
Marvel Studios –ela que já amedalhou o Globo de Ouro. Entretanto, há que se
prestar atenção nos trabalhos de Hong Chau (de “Pequena Grande Vida”) em “The
Whale” e na forte dobradinha das coadjuvantes de “Everything Everywhere All at
Once”, Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis, em especial, essa última.
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