segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Alerta Vermelho


 Um dos maiores sucessos dos últimos tempos da Netflix, “Alerta Vermelho” sacia o público não apenas com a fórmula usual de montagem frenética, fotografia exuberante e ação extravagante, mas também com um trio estelar de carisma inabalável: Gal Gadot, Dwayne “the Rock” Johnson e Ryan Reynolds.

O tipo de escalação que, em si, já seria apelo de sobra para a produção –caso você não lembre, Gal é a intérprete da “MulherMaravilha”; The Rock fez, entre muitos outros, a “Saga Velozes e Furiosos”; e Reynolds é o “Deadpool” –o filme, escrito e dirigido por Rawson Marshall Thurber (da comédia “Família do Bagulho”), ainda agrega elementos divertidamente exagerados que, em sua maior parte, evitam as similaridades mais banais com filmes de ação genéricos para evocar elementos de sub-gêneros mais refinados, como thrillers de espionagem ao estilo James Bond e filmes de assalto.

The Rock é John Hartley, agente analista de perfil do FBI. Reynolds é Nolan Booth, um ladrão especializado em roubos impossíveis, e dos objetos preciosos mais inestimáveis. O caminho de ambos se cruza, aparentemente por acaso, quando lhes chama a atenção a histórias de três ovos incrustados de pedras preciosas, relíquias que pertenceram à Cleópatra: Um deles, exibido na Itália (palco do roubo vertiginoso que abre o filme); o segundo bem guardado numa coleção particular na Espanha; e o terceiro cujo paradeiro é, na opinião de muitos, um completo mistério.

Reunir os três é, para qualquer caçador de preciosidades que se preze, um verdadeiro desafio. Daí o interesse de Booth neles. Todavia, não tarda para que Hartley o capture –numa das primeiras dentre as muitas reviravoltas do filme, as quais se equilibram umas sobre as outras sem se importar com a verossimilhança.

Supondo que o caso foi encerrado, Hartley se prepara para voltar aos EUA, entretanto, é preso numa cilada: Seus documentos foram apagados, sua identidade no FBI foi adulterada e, após a descoberta de que o ovo recuperado é falso, as suspeitas do roubo inevitavelmente se transferem de Booth para ele –e eis que Hartley vai para a mesma penitenciária na Sibéria que ele!

É nesse ponto que “Alerta Vermelho” finalmente revela o terceiro (e sensacional) vértice de seu triângulo de protagonistas: Gal Gadot, linda, hábil e brilhante num astuto e irônico papel vilanesco. Ela revela ter planejado tudo, a incriminação de Hartley e a captura de Booth, e agora, espera que ambos fujam de lá para que indiquem à ela a localização do terceiro ovo –segredo que, por razões ainda misteriosas, somente Booth conhece.

Os dois, contudo, têm seus próprios planos: Hartley quer prender a ladra e restaurar sua carreira e inocência; Booth deseja, em algum momento, escapar de todos eles, de preferência, com algum tesouro debaixo do braço. E nesse processo, ambos devem forjar uma improvável parceria que, pouco a pouco, adquire nuances de genuíno companheirismo.

A despeito do roteiro pretensamente elaborado (cheio de guinadas imprevistas de última hora, desafios high-tech, aliados que viram inimigos e inimigos que viram aliados) e da ação construída com excesso de zelo e suas inserções digitais (problema que também assolava veja só, o sucesso “Jungle Cruise” igualmente com The Rock), é seu impecável trio principal quem sustenta “Alerta Vermelho” e oferece ao público seu verdadeiro diferencial: The Rock e Ryan Reynolds brindam o filme, de ponta a ponta, com uma dinâmica engraçada, definida por suspeitas de ambas as partes, brincadeiras e piadinhas ácidas um com o outro (The Rock faz o estilo mais sério, enquanto Reynolds é o irreprimível piadista de tiradas sarcásticas) e, no fim, por isso mesmo, constroem uma dupla por quem o público não tarda a torcer; a linda Gal Gadot que, por inúmeros fatores poderia ser o ponto fraco do trio (menos tempo de cena, personagem feminina e, por isso mesmo, supostamente não tão bem desenvolvida), tira de letra esses detalhes roubando cada uma das cenas em que aparece com uma presença radiante, charmosa e incontrolável –e ajuda muito ela ser o arauto para praticamente todas as viradas-surpresas da trama!

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