A obra de Walter Salles, certamente o melhor trabalho de sua carreira, traz uma mensagem que nunca cessa de ser enviada: Aos expectadores do presente, jovens demais para conhecerem na pele, a realidade como ela de fato ocorreu, ele traz o testemunho de Eunice Facciolla Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva que, do dia para noite, no ano de 1975, foi levado de sua casa para nunca mais voltar. O contexto em que se insere este drama real é o do Brasil sob o jugo da Ditadura Militar, tema que já rendeu obras do cinema brasileiro como “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias”, “O Que É Isso, Companheiro?” e tantas outras.
Os primeiros trinta minutos de “Ainda Estou
Aqui” são inesperadamente domésticos, tranquilos. A rotina feliz da Família Paiva
composta pelo pai, Rubens (Selton Mello, sempre excelente), a mãe, Eunice
(Fernanda Torres), e os cinco filhos, Vera (Valentina Herszage), Eliana (Luisa
Kosovski), Ana Lúcia (Bárbara Luz), Marcelo (Guilherme Silveira) e Beatriz
(Cora Mora), que vive num confortável subúrbio do Rio de Janeiro. Rubens é
arquiteto o que provê a sua família uma condição estável e segura. No entanto,
é o auge da perseguição militar aos dissidentes –e o governo militar surge mais
truculento e autoritário do que nunca.
Não que Eunice e os filhos se dêem conta disso
–a maior preocupação, nesta primeira parte, é mais a viagem que a a
primogênita, Vera, fará à Inglaterra, onde irá morar com amigos da família. Há
somente uma breve e aflitiva cena –certamente um vislumbre do que virá –quando,
numa saída com amigos para ir ao cinema, a jovem junto de um grupo de amigos
tem seu veículo interceptado numa blitz
policial. A atividade dos revolucionários –focando inclusive no sequestro de
figuras políticas proeminentes –está acirrando os ânimos das autoridades e,
munidos de poder total e impunidade, eles se valem do sistema para sufocar e
oprimir famílias inteiras. Mesmo aquelas que tentam ajudar sem aderir à
qualquer tipo de violência.
Na calada da noite ou em conversas que
aparentam ser triviais, Rubens discute as circunstâncias com alguns amigos
(entre eles o personagem de Dan Stulbach). Nada que fique muito claro ao
público, ou aos membros de sua família. Para todos os efeitos, Rubens é alguém
afável, sossegado, paciente, amoroso e de fácil convívio. Nenhum desses
adjetivos, porém, o livram de, um certo dia, receber uma estranha visita de
homens armados e mal-encarados. Ele deve
ser levado para interrogatório, dizem eles, e então, Eunice nunca mais vê o
marido.
Tentativas de Eunice para elucidar a verdade,
asfixiada pela angústia de não ter notícias, são severamente caladas: Ela e a
filha Eliana são conduzidas a um quartel da polícia onde Eunice, por dias a
fio, padece, tratada como uma criminosa, encarcerada sem direito à regalias
básicas como água para tomar banho, e submetida a incessantes interrogatórios.
Querem que ela aponte ligações de seu marido com conspiradores. Ela nada sabe.
Mais do que efetuar uma reconstituição de
situações de enfrentamento político, onde as oposições são claras, verbalizadas
e declaradas –como tantas vezes fez o diretor Costa-Gravas –Walter Salles
prefere, em vez disso, focar no cotidiano familiar de Eunice, subitamente,
transfigurado por uma circunstância dramática sem precedentes: Seu marido
desapareceu, e embora as autoridades neguem até mesmo a prisão (o que
transforma sua ausência num absurdo insólito) ela precisa seguir com a vida,
cuidando dos filhos (os quais procura a todo o custo poupar da agonia extrema
de vislumbrar tão imediatamente a morte sem justificativas do pai) e zelando
pela casa e pela família –tarefa que vai se tornando quase impraticável a
medida que o dinheiro vai faltando (uma vez que Rubens era o provedor, e ela
estava proibida de declarar seu desaparecimento por lei, automaticamente não
tinha como sacar dinheiro do banco para sanar necessidades básicas), enquanto o
jugo opressor dos militares, ainda rondando o movimento de todos eles, vai se
intensificando.
Um tanto longo –pelo menos uns vinte minutos de
sua extensa duração poderia terem sido enxugados numa edição mais criteriosa –a
obra de Walter Salles, adaptada do livro de Marcelo Rubens Paiva, dedicado ao
pai e à mãe, parece dispender um tempo desmedido para processar a sensação de
luto que permeia sua narrativa desde o momento em que o personagem de Selton
Mello desaparece até o final. Como em outros filmes seus, nem sempre as opções
de Salles se harmonizam com o potencial plenamente atingido de seu trabalho,
mas ele conta uma história deveras poderosa demais para que detalhes tão
pequenos venham a interferir.
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