Foi a noite da consagração de Sean Baker que saiu com nada menos que quatro estatuetas debaixo do braço (Produtor –que ele recebeu pela categoria principal, de Melhor Filme –Diretor, Roteiro Original e Montagem), e olha que “Anora” nem era o franco favorito. Assim como ocorreu em 2020 com “Parasita”, ele só começou a crescer na Temporada de Premiações nas últimas semanas demonstrando em cerimônias como o PGA, o DGA ou o Critic’s Choice que os votantes finalmente haviam descoberto um dos filmes mais deliciosos do ano, que já havia vencido a Palma de Ouro em Cannes.
Por sinal, quando todos acreditavam que a
estatueta de Melhor Atriz estava entre Demi Moore e Fernanda Torres, eis que a
jovem Mike Madison é anunciada a vencedora, despertando alguma reclamação nas
redes sociais brasileiras –não, este definitivamente não é o mesmo caso de
Gwyneth Paltrow em 1999; Mike Madison realmente MERECEU o Oscar!
Nós do Brasil, contudo, temos mais motivo para
celebrar mesmo: Prestes a fazer 100 anos, o Oscar finalmente concede o prêmio
de Melhor Filme Internacional a uma produção brasileira, coroando o avanço
qualitativo de nossa cultura cinematográfica, e honrando uma obra que superou a
barreira do idioma e das legendas para emocionar o público mundo afora.
O reflexo do quão disputada foi a premiação
deste ano é que, salvo os cinco prêmios para “Anora”, houve uma distribuição
parcimoniosa para todos os filmes –até mesmo “Wicked”, favorito para levar as
categorias técnicas, se contentou com apenas dois prêmios, Melhor Figurino e
Melhor Design de Produção. Os únicos favoritismos incontestes, do início ao
fim, foram os de Zoe Saldaña e Kieran Culin como coadjuvantes.
MELHOR FILME
"Anora"
MELHOR DIREÇÃO
"Anora", Sean Baker
MELHOR ATRIZ
Mike Madison, "Anora"
MELHOR ATOR
Adrien Brody, "O Brutalista"
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Zoe Saldaña, "Emília Perez"
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Kieran Culkin, "A Verdadeira Dor"
MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"Flow"
MELHOR FOTOGRAFIA
"O Brutalista"
MELHOR FILME INTERNACIONAL
"Ainda Estou Aqui" (Brasil)
MELHORES EFEITOS VISUAIS
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"In The Shadow Of The Cypress"
MELHOR FIGURINO
"Wicked"
MELHOR SOM
"Duna-Parte 2"
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
"Wicked"
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“No Other Land"
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
"The Only Girl In The Orchestra"
MELHOR CURTA-METRAGEM
“I’m Not A Robot"
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
"O Brutalista"
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"El Mal", de "Emília Perez"
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Anora"
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"Conclave"
MELHOR MONTAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário