Neste domingo, dia 7 de janeiro de 2024, tivemos a entrega dos Golden Globe, dando o ponta-pé inicial na sempre aguardada temporada de premiações. Vamos então aos agraciados nas categorias de cinema:
MELHOR FILME DE DRAMA
MELHOR DIREÇÃO
Christopher Nolan (Oppenheimer)
MELHOR ATOR EM FILME DE DRAMA
Cillian Murphy (Oppenheimer)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Robert Downey Jr (Oppenheimer)
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Ludwig Göransson (Oppenheimer)
O épico político, cerebral e autoral de
Christoper Nolan sobre o Pai da Bomba Atômica sagrou-se como o grande vencedor
da noite. Certamente, um filme com tais características (roteiro extremamente
denso, formato narrativo desafiador e mais de três horas de duração) e que
ainda conseguiu –graças a uma campanha viral (o “Barbieheimer”) bastante
bem-sucedida –ultrapassar um bilhão nas bilheterias haveria de ser reconhecido
e enaltecido. Nessa conjuntura, os fãs podem começar a ficar ávidos para verem
a possível consagração de Nolan (podendo enfim levar um Oscar por uma obra que
atende as demandas convencionais da Academia) e o reconhecimento de Robert
Downey Jr, como ator coadjuvante.
MELHOR ATRIZ EM FILME DE DRAMA
Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
MELHOR ATOR EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Paul Giamatti (The Holdovers)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Da'vine Joy Randolph (The Holdovers)
Ao que parece, o reconhecimento ao grande
trabalho de Martin Scorsese vai se restringir às indicações e à premiação de
Lilly Gladstone –uma pena, embora a premiação tenha mirado mesmo num dos mais
inabaláveis quesitos do filme; a interpretação dela é, de fato, estupenda!
Surgindo como um inesperado azarão, “The
Holdovers” –ou “Os Rejeitados” –de Alexander Payne levou os prêmios de Melhor
Ator Cômico (para um simpaticíssimo Paul Giamati, colaborador de Payne em “Sideways-Entre Umas e Outras”) e Melhor Atriz Coadjuvante para a ótima Da’Vine Joy Randolph.
Se e temporada de prêmios não trouxer nenhuma outra surpresa, dá pra ver todos
chegando com certa tranquilidade ao Oscar (e, pelo menos Lilly e Da’Vine, como
favoritas!).
MELHOR ATRIZ EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Emma Stone (Pobres Criaturas)
MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Pobres Criaturas
Também o Golden Globe confirmou um favoritismo
que vinha se reforçando nas últimas semanas, a da sempre querida Emma Stone
como Melhor Atriz Cômica, o que auxiliou o próprio filme onde ela está, o
convicto e estranho “Pobres Criaturas”, ainda inédito no Brasil, a ganhar o
prêmio de Melhor Filme de Comédia. Não é certeza que esse favoritismo de Emma
se mantenha nos próximos prêmios –ao contrário do Golden Globe, ela disputará
diretamente com as fortes candidatas em Atriz Dramática também, o que torna as
coisas mais difíceis –mas, não há dúvidas de que o filme de Yorgos Lanthimos se
beneficia de um burburinho crescente.
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA-METRAGEM
The Boy and The Heron
MELHOR ROTEIRO
Justine Triet & Arthur Harari (Anatomia de
uma Queda)
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA
Anatomia de uma Queda (França)
Também inesperadas foram as vitórias de Haya
Miyazaki e seu “The Boy and The Heron” –ao que tudo indica, aqui no Brasil “O
Menino e A Garça” –quando todos imaginavam que o prêmio iria para “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” (será que o Miyazaki ganhará mais um Oscar, depois de vinte anos? É a pergunta que não quer calar) e Justine Triet e seu “Anatomia de
Uma Queda” levando os prêmios de Roteiro e Filme em Língua Não Inglesa, embora
sejam essas mesmas duas categorias aquelas que menos costumam se repetir no
Oscar. Ainda assim, uma obra que acaba de ganhar novas atenções de público e
crítica.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"What Was I Made For", Billie Eilish
O'Connell, Finneas O'Connell (Barbie)
CONQUISTA CINEMATOGRÁFICA E DE BILHETERIA
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