segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Os Vencedores do Globo de Ouro 2024


 Neste domingo, dia 7 de janeiro de 2024, tivemos a entrega dos Golden Globe, dando o ponta-pé inicial na sempre aguardada temporada de premiações. Vamos então aos agraciados nas categorias de cinema:

MELHOR FILME DE DRAMA

Oppenheimer

MELHOR DIREÇÃO

Christopher Nolan (Oppenheimer)

MELHOR ATOR EM FILME DE DRAMA

Cillian Murphy (Oppenheimer)

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Robert Downey Jr (Oppenheimer)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

Ludwig Göransson (Oppenheimer)

O épico político, cerebral e autoral de Christoper Nolan sobre o Pai da Bomba Atômica sagrou-se como o grande vencedor da noite. Certamente, um filme com tais características (roteiro extremamente denso, formato narrativo desafiador e mais de três horas de duração) e que ainda conseguiu –graças a uma campanha viral (o “Barbieheimer”) bastante bem-sucedida –ultrapassar um bilhão nas bilheterias haveria de ser reconhecido e enaltecido. Nessa conjuntura, os fãs podem começar a ficar ávidos para verem a possível consagração de Nolan (podendo enfim levar um Oscar por uma obra que atende as demandas convencionais da Academia) e o reconhecimento de Robert Downey Jr, como ator coadjuvante.

MELHOR ATRIZ EM FILME DE DRAMA

Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)

MELHOR ATOR EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

Paul Giamatti (The Holdovers)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Da'vine Joy Randolph (The Holdovers)

Ao que parece, o reconhecimento ao grande trabalho de Martin Scorsese vai se restringir às indicações e à premiação de Lilly Gladstone –uma pena, embora a premiação tenha mirado mesmo num dos mais inabaláveis quesitos do filme; a interpretação dela é, de fato, estupenda!

Surgindo como um inesperado azarão, “The Holdovers” –ou “Os Rejeitados” –de Alexander Payne levou os prêmios de Melhor Ator Cômico (para um simpaticíssimo Paul Giamati, colaborador de Payne em “Sideways-Entre Umas e Outras”) e Melhor Atriz Coadjuvante para a ótima Da’Vine Joy Randolph. Se e temporada de prêmios não trouxer nenhuma outra surpresa, dá pra ver todos chegando com certa tranquilidade ao Oscar (e, pelo menos Lilly e Da’Vine, como favoritas!).

MELHOR ATRIZ EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

Emma Stone (Pobres Criaturas)

MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

Pobres Criaturas

Também o Golden Globe confirmou um favoritismo que vinha se reforçando nas últimas semanas, a da sempre querida Emma Stone como Melhor Atriz Cômica, o que auxiliou o próprio filme onde ela está, o convicto e estranho “Pobres Criaturas”, ainda inédito no Brasil, a ganhar o prêmio de Melhor Filme de Comédia. Não é certeza que esse favoritismo de Emma se mantenha nos próximos prêmios –ao contrário do Golden Globe, ela disputará diretamente com as fortes candidatas em Atriz Dramática também, o que torna as coisas mais difíceis –mas, não há dúvidas de que o filme de Yorgos Lanthimos se beneficia de um burburinho crescente.

MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA-METRAGEM

The Boy and The Heron

MELHOR ROTEIRO

Justine Triet & Arthur Harari (Anatomia de uma Queda)

MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA

Anatomia de uma Queda (França)

Também inesperadas foram as vitórias de Haya Miyazaki e seu “The Boy and The Heron” –ao que tudo indica, aqui no Brasil “O Menino e A Garça” –quando todos imaginavam que o prêmio iria para “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” (será que o Miyazaki ganhará mais um Oscar, depois de vinte anos? É a pergunta que não quer calar) e Justine Triet e seu “Anatomia de Uma Queda” levando os prêmios de Roteiro e Filme em Língua Não Inglesa, embora sejam essas mesmas duas categorias aquelas que menos costumam se repetir no Oscar. Ainda assim, uma obra que acaba de ganhar novas atenções de público e crítica.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"What Was I Made For", Billie Eilish O'Connell, Finneas O'Connell (Barbie)

CONQUISTA CINEMATOGRÁFICA E DE BILHETERIA

Barbie

Houveram os que comemoraram (rejeitando a coragem questionadora do projeto), e os que lamentaram (grande parte do público que o fez a grande bilheteria de 2023) o fato das 9 indicações de “Barbie” converterem-se em tão somente dois prêmios (o merecido Canção Original e o novo Conquista Cinematográfica e de Bilheteria, que ficou com a maior cara de prêmio de consolação). No entanto, a obra de Greta Gerwig não deve ser, deveras, subestimada nesta temporada; o Oscar virá, com suas categorias técnicas para referendá-lo –e os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurinos parecem ser quase certos!

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