Mal nos acostumamos com a ideia de que o frenesi de 2023 entrou em sua reta final, e já temos entre nós a lista dos indicados ao Globo de Ouro do ano que vem! O que já confirma algumas previsões para uma certa estatueta dourada; e aponta para algumas surpresas também. Eis, portanto, os indicados nas categorias de cinema:
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA-METRAGEM
The Boy and The Heron
Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Super Mario Bros
Suzume
Wish
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA
Anatomia de uma Queda (França)
Folhas de Outono (Finlândia)
Io Capitano (Itália)
Vidas Passadas (Estados Unidos)
Society of the Snow (Espanha)
Zona de Interesse (Reino Unido/Estados Unidos)
MELHOR FILME DE DRAMA
Anatomia de Uma Queda
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer
Vidas Passadas
Zona de Interesse
MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Air
American Fiction
Barbie
The Holdovers
Segredos de um Escândalo
Pobres Criaturas
A categoria de animação tem, em “Homem-Aranha Através do Aranhaverso”, seu maior favorito, com a boa repercussão de “Super
Mario Bros” e o fascínio recente provocado por “Suzume” colocando-os logo
atrás. Na categoria dos estrangeiros, curiosamente, dois filmes produzidos (e,
portanto, representando) os EUA concorrem a Melhor Filme em Língua Não Inglesa,
tratam-se de “Vidas Passadas”, produzido pela A4 e falado, em sua maior parte
no idioma sul-coreano, e o britânico “Zona de Interesse”, dirigido por Jonathan
Glazer (de “Sob A Pele”), cuja trama é toda falada em alemão. Além disso, esses
dois e mais o francês “Anatomia de Uma Queda” concorrem também na categoria
maior de Melhor Filme de Drama. Contudo, nessas categorias principais, apesar
da presença intimidadora da grande obra de Scorsese, “Assassinos da Lua das
Flores”, quem reina supremo são “Oppenheimer” (em Drama, com 8 indicações) e “Barbie”
(em Comédia e Musical, com 9, o recordista!), mostrando que a dobradinha nos
cinemas ocorrida no meio do ano ainda está a fascinar público e crítica.
Interessante será vermos para qual deles a predileção do Oscar irá pender, uma
que vez que lá os filmes concorrerão todos numa só categoria.
MELHOR ATOR EM FILME DE DRAMA
Bradley Cooper (Maestro)
Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das
Flores)
Colman Domingo (Rustin)
Barry Keoghan (Saltburn)
Cillian Murphy (Oppenheimer)
Andrew Scott (Todos Nós Desconhecidos)
MELHOR ATRIZ EM FILME DE DRAMA
Annette Bening (NYAD)
Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda)
Greta Lee (Vidas Passadas)
Carey Mulligan (Maestro)
Cailee Spaeny (Priscilla)
MELHOR ATOR EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Nicolas Cage (Dream Scenario)
Timothée Chalamet (Wonka)
Matt Damon (Air)
Paul Giamatti (The Holdovers)
Joaquin Phoenix (Beau Tem Medo)
Jeffrey Wright (American Fiction)
MELHOR ATRIZ EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Fantasia Barrino (A Cor Púrpura)
Jennifer Lawrence (Que Horas Eu Te Pego?)
Natalie Portman (Segredos de um Escândalo)
Alma Pöysti (Folhas de Outono)
Margot Robbie (Barbie)
Emma Stone (Pobres Criaturas)
Entre os atores, até agora ninguém parece mais
relacionado ao prêmio do que o irlandês Cillian Murphy, embora Cooper e
Dicaprio tenham chances de crescer ao longo da temporada. Na categoria de
intérprete cômico, em meio à nomes de grande estatura como o sempre amado pelo
público Nicolas Cage, o ótimo Timothée Chalamet e os sempre competentes Paul
Giamatti e Matt Damon, além de Joaquim Phoenix, surpreendentemente indicado
pelo terror “Beau Tem Medo” (há quem lamente ele não concorrer em Ator
Dramático por “Napoleão”, eu certamente não sou uma dessas pessoas), o
favoritismo acabou indo para Jeffrey Wright por seu trabalho em “American
Fiction”, premiado no Festival de Toronto e, recentemente, no People’s Choice
Awards.
Entre as atrizes, muitos torcem por uma vitória
da excelente Lily Gladstone na categoria de drama, ela que é uma das forças
maiores do filme de Scorsese, a despeito da forte concorrência de Annette Bening;
na categoria de comédia, podemos perceber que Jennifer Lawrence, nem fazendo
uma comédia chula e vulgar consegue perder a predileção do público e da crítica
(embora o seu filme também seja realmente bom), mas ela tem de enfrentar a
franca favorita ao prêmio, Margot Robbie, a Barbie em pessoa!
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Willem Dafoe (Pobres Criaturas)
Robert de Niro (Assassinos da Lua das Flores)
Robert Downey Jr (Oppenheimer)
Ryan Gosling (Barbie)
Charles Melton (Segredos de um Escândalo)
Mark Ruffalo (Pobres Criaturas)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Emily Blunt (Oppenheimer)
Danielle Brooks (A Cor Púrpura)
Jodie Foster (NYAD)
Julianne Moore (Segredos de um Escândalo)
Rosamund Pike (Saltburn)
Da'vine Joy Randolph (The Holdovers)
MELHOR DIREÇÃO
Bradley Cooper (Maestro)
Greta Gerwig (Barbie)
Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas)
Christopher Nolan (Oppenheimer)
Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores)
Celine Song (Vidas Passadas)
MELHOR ROTEIRO
Greta Gerwig & Noah Baumbach (Barbie)
Tony McNamara (Pobres Criaturas)
Christopher Nolan (Oppenheimer)
Eric Roth & Martin Scorsese (Assassinos da
Lua das Flores)
Celine Song (Vidas Passadas)
Justine Triet & Arthur Harari (Anatomia de
uma Queda)
Seria esta a grande chance de Robert Downey Jr.
(inclusive para chegar ao Oscar como forte favorito)? É o que, até aqui, está
parecendo. Entre as coadjuvantes mulheres, Jodie Foster parece destacar-se
soberana, entretanto, os trabalhos de Julianne Moore e Da’Vine Joy Randolph (de
“Cidade Perdida”) têm tempo para crescerem até a premiação.
Na categoria de diretores, temos a disputa que
parece monopolizar as atenções entre Christopher Nolan e Greta Gerwig (com
ligeira vantagem para Nolan em vista da natureza mais séria de seu filme), com
Martin Scorsese correndo, por enquanto, por fora. É de se supor que a Imprensa
Estrangeira compense, entre Nolan e Gerwig, aquele que perder em Direção com o
prêmio de Roteiro.
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Jerskin Fendrix (Pobres Criaturas)
Ludwig Göransson (Oppenheimer)
Joe Hisaishi (The Boy and The Heron)
Mica Levi (Zona de Interesse)
Daniel Pemberton (Homem-Aranha Através do
Aranhaverso)
Robbie Robertson (Assassinos da Lua das Flores)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Addicted to Romance, Bruce Springsteen
(She Came to Me)
"Dance the Night", Mark Ronson,
Andrew Wyatt, Dua Lipa, Caroline Ailin (Barbie)
"I'm Just Ken", Mark Ronson, Andrew
Wyatt (Barbie)
"Peaches", Jack Black, Aaron Horvath,
Michael Jelenic, Eric Osmond, John Spiker (Super Mario Bros)
"Road to Freedom", Lenny Kravitz
(Rustin)
"What Was I Made For", Billie Eilish
O'Connell, Finneas O'Connell (Barbie)
CONQUISTA CINEMATOGRÁFICA E DE BILHETERIA
Barbie
Missão Impossível - Acerto de Contas Parte 1
Oppenheimer
Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Super Mario Bros
Taylor Swift: The Eras Tour
A categoria Conquista Cinematográfica e de
Bilheteria é uma das duas novas categorias criadas pelo Globo de Ouro para esta
nova edição –e franca favorita para deixar de existir já no ano que vem... –aparentemente
feita para premiar o desempenho na bilheteria de projetos que levam o público
às salas nesses tempos de streaming (o que justifica a presença, entre os
indicados, do show de Taylor Swift). Nesse sentido, nenhum deles merece mais a
ovação do que “Barbie”, a grande bilheteria de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário