Já estão entre nós, desde a manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados pela Academia de Artes Cinematográfica ao grande prêmio do cinema. Algumas certezas seguem se confirmando (como o favoritismo de “Oppenheimer”, com 13 indicações) enquanto vez ou outra aparece uma surpresa inesperada (como a ausência de “Barbie”, com 8 indicações, nas categorias de Melhor Direção e Atriz). No mais, os indicados são figurinhas que têm se repetido em todas as premiações. Vamos à lista:
MELHOR FILME
American Fiction
Anatomia de uma Queda
Barbie
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer
Vidas Passadas
Pobres Criaturas
Zona de Interesse
MELHOR DIREÇÃO
Justine Triet, por Anatomia de uma Queda
Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das
Flores
Christopher Nolan, por Oppenheimer
Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas
Jonathan Glazer, por Zona de Interesse
Este parece ser o ano de Christopher Nolan, se
nenhum imprevisto ocorrer (como um súbito fortalecimento de “Assassinos da Lua das Flores”, de Scorsese, com 10 indicações ou do estranho “Pobres Criaturas”,
com 11, seus únicos concorrentes aparentemente mais sólidos), os fãs do
realizador de “A Origem” e “Interestelar”, e autor de uma das mais aclamadas
versões do Cavaleiro das Trevas poderão comemorar o premio nas mãos de seu diretor
favorito. Ainda na categoria de Direção, foi inesperada (ainda que merecida) a
inclusão de Jonathan Glazer e da francesa Justine Triet ocupando o lugar que
muitos davam como certo para Greta Gerwig.
MELHOR ATOR
Bradley Cooper, por Maestro
Colman Domingo, por Rustin
Paul Giamatti, por Os Rejeitados
Cillian Murphy, por
Oppenheimer
Jeffrey Wright, por
American Fiction
MELHOR ATRIZ
Annette Bening, por NYAD
Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das
Flores
Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda
Carey Mulligan, por Maestro
Emma Stone, por Pobres Criaturas
A disputa de ator está se afunilando entre a
precisão louvável de Cillian Murphy e a competência à toda prova de Paul
Giamatti –com ligeira preferência da crítica, por enquanto, para esse último
–já entre as atrizes, boa parte do público ainda está tentando digerir a
ausência de Margot Robbie (que, por “Barbie”, ainda concorre ao Oscar, sim, mas
como produtora, na categoria principal), assim, a competição fica entre a
composição austera da sensacional Lilly Gladstone e o festejado trabalho de
Emma Stone que, por sua absoluta entrega, parece ganhar certa preferência. Eu
ainda torço para Lilly Gladstone, uma vez que Emma Stone (de quem eu gosto
muito) já tem o seu Oscar (por “La La Land”)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sterling K. Brown, por
American Fiction
Robert De Niro, por Assassinos da Lua das
Flores
Robert Downey Jr., por
Oppenheimer
Ryan Gosling, por
Barbie
Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Emily Blunt, por
Oppenheimer
Danielle Brooks, por A
Cor Púrpura
America Ferrera, por Barbie
Jodie Foster, por NYAD
Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados
Os fãs não vão deixar de notar que o
Homem-de-Ferro (Robert Downey Jr.) concorre na mesma categoria que o Hulk (Mark
Ruffalo), ambos por filmes bem diferentes; mas, Downey Jr. goza de um prestígio
junto às premiações que só está fazendo aumentar –é provável que seu único
oponente de peso seja Robert De Niro. A categoria das Atrizes Coadjuvantes
trouxe uma das maiores surpresas dentre os indicados que foi a inclusão de
America Ferrera –ela que se manteve ausente na maior parte das premiações
anteriores. Talvez, uma compensação pela quantidade relativamente tímida de
indicações de “Barbie”. Nessa categoria, no entanto, Da’Vine Joy Randolhp segue
muito forte.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia
de uma Queda
David Hemingson, por Os Rejeitados
Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro
Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo
Celine Song, por Vidas Passadas
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Cord Jefferson, por
American Fiction
Greta Gerwig & Noah
Baumbach, por Barbie
Christopher Nolan, por Oppenheimer
Tony McNamara, por Pobres Criaturas
Jonathan Glazer, por Zona de Interesse
Após a surpreendente vitória no Globo de Ouro, “Anatomia
de Uma Queda” desponta como inesperado favorito na categoria de Roteiro
Original, embora “Os Rejeitados”, de Alexander Payne, ameace sua supremacia (os
trabalhos de Payne costumam sempre ganhar esse prêmio); em Roteiro Adaptado, a
forte concorrência de “Oppenheimer” bate de frente com a exaltada excelência de
“American Fiction”; com o abalizamento de público de “Barbie” e certamente com
a competência a exigir respeito de “Zona de Interesse”; por alguma razão, ainda
não consigo simpatizar com “Pobres Criaturas” –efeito que quase todos os
trabalhos de Yorgos Lanthimos têm sobre mim –mas, isso não o impede de crescer
cada vez mais entre os votantes.
MELHOR ANIMAÇÃO
O Menino e a Garça
Nimona
Meu Amigo Robô
Homem-Aranha Através do Aranhaverso
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Io Capitano (Itália)
Dias Perfeitos (Japão)
A Sociedade da Neve (Espanha)
The Teacher's Lounge (Alemanha)
Zona de Interesse (Reino Unido)
O prêmio de Melhor Animação está, e sempre
esteve, entre “O Menino e A Garça” e “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” –resta
descobrirmos se a Academia irá preferir ovacionar o retorno da aposentadoria em
grande estilo de Hayao Myazaki (como fez o Globo de Ouro), ou honrar a
qualidade inconteste da continuação de “Homem-Aranha no Aranhaverso”.
Em Filme Internacional, surpreendeu a ausência
do francês “Anatomia de Uma Queda”, que está indicado na categoria principal, o
que aumenta as chances do magistral “A Sociedade da Neve” e, sobretudo, de “Zona
de Interesse” –este também indicado à Melhor Filme.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Bobi Wine: O Presidente do povo
A Memória Infinita
As 4 filhas de Olga
To Kill a Tiger
20 Dias em Mariupol
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
O ABC da Proibição de Livros
The Barber of Little
Rock
Island in Between
A Última Loja de Consertos
Nai Nai & Wai Po
MELHOR CURTA-METRAGEM
E Depois?
Invincible
Knight of Fortune
Red, White & Blue
A Incrível História Henry Sugar
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Carta a um porco
95 Senses
Our Uniform
Pachyderme
War is Over (inspirado na musica de John &
Yoko)
MELHOR TRILHA SONORA
American Fiction
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"The Fire Inside" (Flamin' Hot-O
Sabor Que Mudou A História)
"I'm Just
Ken" (Barbie)
"It Never Went
Away" (American Symphony)
"Wahzhazhe (A Song for My People)"
(Assassinos da Lua das Flores)
"What Was I Made
For?" (Barbie)
“Barbie” concorre consigo mesmo na categoria de
Canção Original, a única em que aparentemente ele desponta como favorito –embora
ele possa surpreender nas categorias técnicas, ainda que “Oppenheimer” seja
onipresente –difícil vai ser prever qual das duas canções vai ganhar, a de
Billie Eilish (ganhadora do Globo de Ouro, e minha aposta) ou a de Ryan Gosling
(ganhadora do Critic’s Choice)?
MELHOR SOM
Resistência
Maestro
Missão Impossível - Acerto de Contas
Oppenheimer
Zona de Interesse
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Barbie
Assassinos da Lua das Flores
Napoleão
Oppenheimer
Pobres Criaturas
MELHOR FOTOGRAFIA
O Conde
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Golda-A Mulher de Uma Nação
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas
A Sociedade da Neve
MELHOR FIGURINO
Jacqueline Durran, por Barbie
Jacqueline West, por Assassinos da Lua das
Flores
Janty Yates, por Napoleão
Ellen Mirojnick, por Oppenheimer
Holly Waddington, por Pobres Criaturas
MELHOR MONTAGEM
Anatomia de uma Queda
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Godzilla Minus One
Missão Impossível - Acerto de Contas
Napoleão
Os grandes blockbusters do ano surgem em peso
nas categorias técnicas (em alguns casos, como franco favoritos!), como “Missão
Impossível-Acerto de Contas”, ou até mesmo o esnobado “Napoleão” que só obteve
reconhecimento mesmo por seus valores de produção; na categoria de Efeitos
Visuais, por enquanto, é um consenso o brilhantismo de “Resistência”, embora
minha torcida vá para o fabuloso “Godzilla Minus One”.
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