E temos então os indicados de 2022 ao grande prêmio do cinema. Segue a lista completa:
FILME
Belfast (Focus)
No Ritmo do Coração (Apple)
Não Olhe para Cima (Netflix)
Drive My Car (Janus/Sideshow)
Duna (Warner)
King Richard (Warner)
Licorice Pizza (MGM/United Artists)
O Beco do Pesadelo (Searchlight)
Ataque dos Cães (Netflix)
Amor, Sublime Amor (20th Century)
DIREÇÃO
Kenneth Branagh, Belfast
Ryûsuke Hamaguchi, Drive My Car
Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza
Jane Campion, Ataque dos Cães
Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor
A Academia de Artes Cinematográficas repete
algumas manobras políticas já empregadas no passado, como a adição-surpresa
entre os Melhores Filmes de um candidato estrangeiro –embora o japonês “Drive
My Car” dificilmente iguale o prestígio do sul-coreano “Parasita” em 2020 –e a
incursão de um filme dirigido por uma mulher: E olha que “Ataque dos Cães”, de
Jane Campion, um lançamento da Netflix, ainda chega como grande favorito,
tornando possível que este seja o primeiro ano na história do Oscar em que duas
mulheres (lembra-se de Chloe Zhao, ano passado?) ganham o maior prêmio
simultaneamente.
Surpreendem as presenças dos não tão cotados “King
Richard” e “O Beco dos Pesadelos” e as ausências dos imensamente cotados “Apresentando
Os Ricardos” e “A Crônica Francesa”.
ATOR
Javier Bardem, Apresentando os Ricardos
Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães
Andrew Garfield, tick, tick…Boom!
Will Smith, King Richard
Denzel Washington, A Tragédia de Macbeth
ATRIZ
Jessica Chastain, Os Olhos de Tammy Faye
Olivia Colman, A Filha Perdida
Penélope Cruz, Madres Paralelas
Nicole Kidman, Apresentando os Ricardos
Kristen Stewart, Spencer
Um incógnita considerável entre as atrizes
visto que uma das favoritas –Lady Gaga por “Casa Gucci” –ficou de fora (na
verdade, o Oscar foi o ÚNICO prêmio no qual ela não ganhou indicação!) e sua
maior concorrente, Kristen Stewart, por “Spencer”, não parece, no momento,
gozar de muito prestígio junto aos membros; o que deixa caminho livre para as
campanhas de Jessica Chastain, Olivia Colman, Penélope Cruz e Nicole Kidman
gerarem frutos.
Entre os atores, há um ranço crescente em
relação ao improvável favoritismo Will Smith –eu pessoalmente não gostaria que
ele ganhasse por este filme. Quem ganharia então? Possivelmente Benedict
Cumberbtch ou Andrew Garfield, não obstante a atuação estupenda de Denzel
Washington (na 10ª indicação de sua carreira).
ATOR COADJUVANTE
Ciarán Hinds, Belfast
Troy Kotsur, No Ritmo do Coração
Jesse Plemons, Ataque dos Cães
J.K. Simmons, Apresentando os Ricardos
Kodi Smit-McPhee, Ataque dos Cães
As maiores apostas nesta categoria são
aparentemente Jesse Plemons e o veterano Ciarán Hinds, contudo, são vantagens
tão tênues que podem perfeitamente cederem a uma vitória-surpresa de Kodi
Smith-McPhee.
ATRIZ COADJUVANTE
Jessie Buckley, A Filha Perdida
Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor
Judi Dench, Belfast
Kirsten Dunst, Ataque dos Cães
Aunjanue Ellis, King Richard
Supostamente a favorita, Ariana DeBose, se
ganhar, entrará para a seleta lista de atores/atrizes que ganharam um Oscar interpretando
o mesmo personagem –ao lado dos honoráveis Marlon Brando e Robert De Niro
(ambos tendo vivido Vito Corleone em “O Poderoso Chefão” e “O PoderosoChefão-Parte II”) e de Heath Ledger e Joaquin Phoenix (os dois premiados por “Batman-OCavaleiro das Trevas” e por "Coringa”) –já que Rita Moreno levou a estatueta de
Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme de 1961, entretanto, a supremacia de Ariana
aparece inesperadamente ameaçada pelo surgimento da veterana Judi Dench entre
as indicadas (ela que sagra-se, assim, como a intérprete de mais idade a
constar nessa categoria), embora muitos críticos apontassem que, do elenco de “Belfast”,
era Caitriona Balte (de “Ford Vs Ferrari”) quem mais merecesse essa indicação;
está parecendo que a Academia entregará o Oscar à Judi Dench pelo conjunto da
obra...
ROTEIRO ORIGINAL
Belfast, Kenneth Branagh
Não Olhe para Cima, Adam McKay, David Sirota
King Richard, Zach Baylin
Licorice Pizza, Paul Thomas Anderson
A Pior Pessoa do Mundo, Joachim Trier e Eskil
Vogt
ROTEIRO ADAPTADO
No Ritmo do Coração, Siân Heder
Drive My Car, Ryusuke Hamaguchi, Takamasa Oe
Duna, Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth
A Filha Perdida, Maggie Gyllenhaal
Ataque dos Cães, Jane Campion
Era visto que Adam McKay estaria nesta
categoria com seu “Não Olhe Para Cima” –e a pouca cotação de sua obra na
categoria principal pode se refletir numa chance real de ter seu roteiro
original premiado –ainda que o grande favorito aqui, por razões muito
parecidas, seja o elogiado e emocionante “Belfast”. Jane Campion já tem um
Oscar de Melhor Roteiro (por “O Piano”) debaixo do braço, apenas o inusitado “Drive
My Car” e o surpreendente “A Filha Perdida” a impedem de levar para casa uma
segunda estatueta.
FOTOGRAFIA
Duna, Greig Fraser
O Beco do Pesadelo, Dan Laustsen
Ataque dos Cães, Ari Wegner
A Tragédia de Macbeth, Bruno Delbonnel
Amor, Sublime Amor, Janusz Kaminski
MONTAGEM
Não Olhe pra Cima, Hank Corwin
Duna, Joe Walker
King Richard, Pamela Martin
Ataque dos Cães, Peter Sciberras
tick, tick... Boom!, Myron Kerstein, Andrew
Weisblum
DIREÇÃO DE ARTE
Duna, Patrice Vermotte, Richard Roberts,
Zsuzsanna Sipos
O Beco do Pesadelo, Tamara Deverell, Shane
Vieau
Ataque dos Cães, Grant Major, Amber Richards
A Tragédia de Macbeth, Stefan Dechant, Nancy
Haigh
Amor, Sublime Amor, Adam Stockhausen, Rena
DeAngelo
FIGURINOS
Cruella, Jenny Beavan
Cyrano, Massimo Cantini
Duna, Jacqueline West
O Beco do Pesadelo, Luis Siqueira
Amor, Sublime Amor, Paul Tazewell
MAQUIAGEM
Um Príncipe em Nova York 2
Cruella
Duna
Os Olhos de Tammy Faye
Casa Gucci
TRILHA SONORA
Não Olhe pra Cima, Nicholas Britell
Duna, Hans Zimmer
Encanto, Germaine Franco
Madres Paralelas, Alberto Iglesias
Ataque dos Cães, Jonny Greenwood
Nas categorias técnicas é visível a
predominância de “Duna”, 10 indicações –e torço para que ele faça mesmo uma
bela campanha, até para compensar a ausência de Denis Villeneuve na categoria
de Melhor Direção –ainda que a honraria de filme com maior número de indicações
pertença à “Ataque dos Cães”, com 12, “Amor Sublime Amor”, de Steven Spielberg,
vem bem atrás com 7.
CANÇÃO
“Down to Joy”, Belfast
“Dos Oruguitas”, Encanto
“Somehow You Do”, Four Good Days
“Be Alive”, King Richard
“No Time to Die”, 007 Sem Tempo para Morrer
SOM
Belfast
Duna
007 - Sem Tempo para Morrer
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor
EFEITOS VISUAIS
Duna
Free Guy
007 - Sem Tempo para Morrer
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
ANIMAÇÃO
Encanto (Disney)
Fuga (NEON)
Luca (Disney/Pixar)
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
(Netflix)
Raya e o Último Dragão (Disney)
Críticos mais rabugentos espernearam com a
indicação à Efeitos Visuais de “Homem-Aranha Sem Volta Para Casa” –filme cujas
cópias de cinema sofreram até reajustes digitais em algumas cenas –todavia é
visto, sobretudo, nesta categoria, que a Academia deseja capitalizar com o
sucesso de público. Entre as animações a Disney surge soberana com nada menos
do que TRÊS fortes favoritos ao prêmio –os outros dois está ali mais para
constar mesmo...
Enquanto que, na categoria de Melhor Canção, “007-Sem
Tempo Para Morrer”, com a canção-título de Billie Eilish, surge como favorito,
tendo os dois últimos filmes do Bond Daniel Craig (“007-Operação Skyfall” e “007 Contra Spectre”, no caso) levado os prêmios de Melhor Canção Original em seus
anos, a despeito das ilustres presenças de Van Morrison, pela canção de “Belfast”,
e de Diane Warren (em sua 13ª indicação sem jamais ter ganhado!), pela canção
de “Four Good Days”.
DOCUMENTÁRIO
Ascension (MTV)
Attica (Showtime)
Fuga (NEON)
Summer of Soul (Searchlight)
Writing With Fire (Music Box)
FILME INTERNACIONAL
A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão)
Fuga (Dinamarca)
A Mão de Deus (Itália)
Drive My Car (Japão)
A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)
CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION
Take and Run
The Dress
Long Goodbye
On My Mind
Please Hold
CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Affairs
Bestia
Box Ballet
Robin Robin
Windshield
DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM
Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball
Three Songs
When We Were Bullies
Nenhum comentário:
Postar um comentário